A Igreja e a Lei - Liberdade religiosa

Lei
Vamos falar de leis envolvendo a Igreja de uma forma geral? Em conversa, debates e argumentações com ateus, leio sempre sobre manifestações contra certas corrupções por parte de certos religiosos e suas religiões e reforço aqui que realmente quando um ateu sincero e sensato em suas críticas condena certas coisas; não esta errado e mesmo nós verdadeiros cristãos, deveríamos fazer o mesmo.

Encontrei certo dia navegando na internet; o blog de um irmão abençoado chamado Adiel Teófilo com artigos bem interessantes e cheios de informações sobre diversos assuntos cristãos. Inclusive ele aborda sobre a Igreja e as leis de nossos país. Resolvi republicar aqui os artigos voltados a explicar certas leis e como elas beneficiam a Igreja e também rege sua conduta da melhor forma possível.

Infelizmente muitos cristãos desinformados acabam defendendo até mesmo coisas erradas por inocência e gerando conflitos por aí. Devemos realmente ser sal da terra e luz do mundo; por isso esses artigos vão ajudar numa melhor compreensão sobre leis ligadas diretamente a Igreja de uma forma geral.

Neste artigo será abordado o tema da liberdade religiosa segundo nossa lei. Não deixe de conferir os próximos artigos sobre determinadas leis que são e deveriam ser cumpridas em todas as igrejas que prezam por pregar a justiça na terra. Assine as atualizações e acompanhe as novidades!

Fundamentos jurídicos da liberdade de convicção e de crença religiosa no Brasil


Liberdade Religiosa

As igrejas estão sujeitas à legislação brasileira, no entanto desfrutam da mais ampla liberdade. Essa prerrogativa alcança tanto a organização de sua estrutura administrativa interna, quanto o funcionamento de suas atividades eclesiásticas. Nenhum órgão estatal pode interferir nas questões organizacionais das igrejas, nem determinar como deve desenvolver as suas práticas litúrgicas, nem mesmo como deverá aplicar os seus recursos financeiros. São vedadas, obviamente, as práticas ilícitas, que serão tratadas posteriormente.

Essa liberdade decorre das disposições legais vigentes em nosso país. A Constituição Federal de 1988, Carta Magna da República Federativa do Brasil, está no topo da estrutura hierárquica da legislação e a ela devem se submeter as leis, os decretos e as demais normas. No seu artigo 5º, inciso VI, estabelece o seguinte: “VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;”. Desse modo, fica assegurado aos cidadãos o direito individual de estabelecer a própria convicção religiosa, bem como de exercer livremente a prática dos seus rituais, qualquer que seja o segmento religioso.

A Carta Magna instituiu também a separação entre Estado e religião. Adotou a condição de Estado Laico. Significa dizer que não estabeleceu determinada religião como sendo a oficial do Estado Brasileiro. Deixou essa escolha a cargo de cada indivíduo, que poderá optar pela orientação de credo que bem entender ou simplesmente não escolher nenhuma das religiões existentes.

O fundamento dessa separação entre Estado e igreja decorre do seguinte dispositivo constitucional: “Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;”. Como se percebe, os governantes não podem firmar acordos com os líderes religiosos ou patrocinar os seus cultos, nem criar dificuldades para o funcionamento das suas atividades.

Portanto, segundo as garantias fundamentais previstas na Constituição Federal, a população desfruta de ampla e irrestrita liberdade religiosa no território brasileiro. As autoridades públicas não podem impor à população a sua crença pessoal, da mesma forma que é vedado ao povo exigir dos governantes a preferência por determinado culto. Não é possível também criar uma espécie de "governo evangélico", elegendo apenas candidatos crentes, como pensam e pregam alguns lideres religiosos envolvidos com a política. E ainda que todos os candidatos eleitos sejam evangélicos, deverão desempenhar os seus mandatos observando rigorosamente o princípio da laicidade, governando para todos e sem fazer qualquer distinção por causa da religião escolhida pelas pessoas. Enfim, a liberdade de convicção e de crença é para todos, devendo o cristão saber respeitar essa garantia do nosso Estado Democrático de Direito.

Fonte: Defesa do Evangelho







Sobre o Autor:
Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem