Josué 10.12,13 - O sol e a lua pararam ou a terra?

Será mesmo que a terra gira em torno do sol como dizem os cientistas? E Josué? Ele era um ignorante como tem alegado a maioria dos teólogos? Em todo tempo que aprendi sobre as Escrituras, sempre me ensinaram que Josué era ignorante quanto ao funcionamento do sistema solar e que Deus compreendeu o seu pedido e parou a terra para ele vencesse a guerra em andamento. Como já estava tudo "enfiado" na minha cabeça desde a adolescência; só poderia ser assim mesmo! Mas depois de conhecer melhor o sistema de como funcionam muitas coisas na terra  circular e plana, eu li essa passagem bíblica com outros olhos; os olhos da verdade e percebi que Josué não era um ignorante; Deus não deixou seu servo enganado e que o que realmente parou naquele momento da história foram o sol e a lua realmente! Vamos ver se realmente sou maluco ao alegar isso? Primeiro é necessário que você leia o texto em análise. Para isso usarei a versão mais confiável que é a Almeida Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original.
Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom. 
E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro. Josué 10:12,13
Josué ordenou que o sol e a lua parassem
Josué ordenou que o sol e a lua parassem

 Argumentos Teológicos Heréticos

Como já abordei resumidamente no início do artigo; muitos teólogos pregam que realmente Josué não sabia do que estava falando e que na verdade, nem sabia como funcionava o sistema solar e por isso pediu que o sol parasse e a lua, cada um em seu lugar naquele momento. Alegam ainda que se Josué conhecesse o sistema atual que rogaria que se parasse a terra. Dizem ainda que por ser comum até nossos dias, se dizer expressões como "o sol nasceu e se pôs"; certamente Josué usou esse vício de linguagem naquele momento. E sempre acreditei nessas explicações.

Mas existe muita discrepância; mentira; inocência e contradições nessas interpretações e explicações imaginárias e vou mostrar porque.

 Josué Acreditava na Terra circular e Plana

1. Josué era um judeu

Vou começar falando sobre o fato de Josué ser um judeu e como algumas pessoas já devem saber (e vou escrever mais profundamente sobre); e os judeus sempre acreditaram que a terra era plana, juntamente com outros povos; diferenciando-se apenas em seus conceitos a respeito de como seria essa terra circular e plana. Então, essa história de vício de linguagem não cola para maquiar o texto em apreço! Segundo o modelo da terra plana; Josué realmente sabia o que estava falando!

2. Aprendiz de Moisés

Os egípcios também criam na terra plana
Os egípcios também criam na terra circular e plana
Moisés viveu como príncipe no Egito por quarenta anos e vivendo entre eles, com certeza aprendeu muitas coisas úteis para serem usadas logo à frente. Dentre tudo que Moisés sabia acerca do Egito; ele sabia que os egípcios também criam que a terra era plana e tinham sua teoria ao seu modo pagão de interpretar essa verdade. Já não eram apenas os judeus a crerem no formato plano da terra! E com certeza ele ensinou muito do que sabia ao seu sucessor Josué; que não era ignorante a respeito dessas coisas.

3. Evidências Bíblicas

Existem mais de 100 versículos falando claramente a respeito do movimento do sol ou da lua que pretendo trazer à luz em um artigo específico. Mas por agora vou apenas citar 3 para comprovar que Josué não estava enganado como pregam vários teólogos e acusam autores das Escrituras de usarem de vícios de linguagem ou ignorantes; patrocinando a falsa ciência em detrimento da infalibilidade das Escrituras.
Designou a lua para as estações; o sol conhece o seu ocaso. Salmos 104:19 
Desde o nascimento do sol até ao ocaso, seja louvado o nome do Senhor. Salmos 113:3 
O Deus poderoso, o SENHOR, falou e chamou a terra desde o nascimento do sol até ao seu ocaso. Salmos 50:1
Só eu notei movimento atribuído ao sol ou realmente estou maluco e os salmistas usaram de vício de linguagem também? Mas para os menos esclarecidos até mesmo em nosso idioma português vou publicar mais algumas informações básicas que vão lançar luz em sua mente:

Ocaso
1. O aparente declínio de um astro no horizonte, do lado oeste; pôr, poente.
2. O lado do horizonte onde o Sol parece esconder-se; ocidente, oeste, poente.

Conclusões Finais

Sempre tento ser sucinto e claro ao máximo em cada tema abordado; mas as vezes se faz necessário uma pesquisa mais aprofundada e uma explanação mais extensa para que a verdade seja transmitida com toda clareza possível. Só para clarear sua mente sob a luz da Palavra de Deus e te fazer voltar as origens cristãs de uma fé sadia sem o contágio da chamada falsa ciência de nossos dias; eu quero apenas deixar um texto para sua meditação acerca das tão pregadas "manias" ou "vícios de linguagem" encontradas nas Escrituras que mais atribuem erro às narrativas históricas e trazem incredulidade sobre os que ainda não conhecem a verdade. Leia, reflita e reveja se realmente a Bíblia contém erros de quaisquer proporções:
Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. Romanos 10:11 
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16 
Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. Romanos 1:19-22
Deus não erra! Não mente! Não fez sua criação para ficar oculta, mas ser conhecida naturalmente e se revelar por meio dela! Cuidado com o que os homens ensinam! Sim meu irmão, Josué sabia que a terra era plana e que o sol e a lua giravam sobre ela! Mas se puder provar o contrário, sinta-se a vontade em usar os comentários...



Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem