Isaías 40.22 - Fala da Terra Plana ou Esférica?

Ao longo de anos de aprendizado, desde a escola e mesmo na teologia; eu  tinha absoluta certeza de que a terra era um globo, esférica e que tanto cientificamente e teologicamente, segundo a verdade de Deus isso era o correto! Mas não! Esta tudo errado meu irmão e amigo! Até onde? O quanto? Ainda não sei, mas continuo a descobrir juntamente com muitos que a terra nunca foi um globo! Nem cientificamente falando e nem teologicamente falando! Porque priorizar tanto este assunto por aqui no Verdade Urgente? Porque é assunto do momento e há uma grande revelação nesse assunto, oculta a muito tempo pela falsa ciência e seus adeptos. E infelizmente a própria teologia esta eivada de mentiras inocentemente e alguém precisa ser chamado de "herege" como Martinho Lutero e mostrar isso teologicamente e cientificamente! E quer saber? Estou alistado na causa!

Livro do Profeta Isaías
Livro do Profeta Isaías 
Especificamente falando conforme o tema deste artigo, vou focar no texto de Isaías 40.22 que tem sido usado para interpretar que a terra é um globo ou estérica a muitos anos dentro de muitos campos teológicos denominacionais. Será mesmo que Isaías revelava uma terra plana desde o início? Eu pensava que sim; mas vamos analisar este texto em toda sua essência e provar que isto não é assim e que nossa teologia tem sido forçada a apoiar a ciência como se essa fosse a detentora da verdade final. Antes de começar a análise, é preciso porém que você como cristão (obviamente), acredite no que a própria Escritura contem sobre si mesma: A inspirada, inerrante e completa Palavra de Deus revelada ao mundo. Se sim, prossigamos...


Análise de Isaías 40.22 - Diversas Traduções

É Deus quem se senta acima do globo da Terra, cujos habitantes para ele fazem figura de minúsculos gafanhotos. É ele quem estende os céus como uma cortina, como se fizesse com ela a sua tenda.
Isaías 40:19 (O Livro)

Ele esta assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos. Ele estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar. (João Ferreira de Almeida Edição Contemporânea)

Ele se assenta no seu trono, acima da cúpula da terra, cujos habitantes são pequenos como gafanhotos. Ele estende os céus como um forro, e os arma como uma tenda para neles habitar.
Isaías 40:22 (Nova Versão Internacional)

Ele se assenta no seu trono, acima da cúpula da terra, cujos habitantes são para ele como gafanhotos. Ele é o que estende os céus como uma cortina, e os desenrola como tenda para nela morar.
Isaías 40:22 (King James Atualizada)

Textus Receptus
Textus Receptus usado por João Ferreira de Almeida para tradução em português
É ele o que está sentado sobre a redondeza da terra, cujos habitantes são como gafanhotos; é ele o que estende os céus como uma cortina, e os desenrola como uma tenda para neles habitar;
Isaías 40:22 (Sociedade Bíblica Britânica)

Aquele que domina acima do disco terrestre, cujos habitantes vê como se fossem gafanhotos, aquele que estende os céus como um véu de gaze, e como tenda os desdobra para aí se abrigar,
Isaías 40:22 (Versão Católica)

Elie he o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para elle como gafanhotos: elle he o que estende os ceos como cortina, e os espraia como tenda, para habitar nelles. Isaías 40:22 ( Almeida Antiga 1848)

E ele o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e o desenrola como tenda para nela habitar. Isaías 40:22 (Tradução Hebraica)

E ele o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e o desenrola como tenda para nela habitar. Isaías 40:22 (Almeida Revisada Imprensa Bíblica)

E ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, e seus moradores são como gafanhotos; ele é aquele que estica os céus como cortina, e os estende como uma tenda para neles habitar. Isaías 40:22 (Bíblia Alfalit - Direto das Línguas Originais Hebraico e Grego)

Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;

Isaías 40:22 (Almeida Revista Corrigida Fiel)

Obs: As diversas traduções inglesas usam o termo "círculo da terra" em suas traduções; excetuando-se uma delas que usa "arco da terra".

Definições e Etimologia das Palavras nas Traduções

Vamos começar por uma análise de quantidade de traduções e  ver o que temos nas que escolhemos para apresentar aqui: 3 (Terra Esférica); 10 (Terra Plana) e 2 (Neutras). Considerando que algumas palavras podem indicar especificamente globo ou esfera e outras uma terra plana; ainda temos os termos que podem indicar tanto um como outro. Mas vamos buscar o significado dos termos traduzidos?

Esclarecendo que as definições são da ferramenta da Google e que focamos nas definições que mais se encaixaram no assunto. Logo abaixo se encontram as definições e a etimologia de cada palavra conforme o nosso português.

1. Globo: Qualquer coisa de forma esférica ou redonda; a Terra; representação esférica da Terra, de um corpo celestial ou do sistema planetário; esfera ou semiesfera de porcelana, vidro ou cristal, us. para tornar difusa a luz de uma lâmpada, de uma vela etc.

Origem
⊙ ETIM lat. globus,ī 'bola, esfera, globo'

Diferença das formas geométricas
Diferença das formas geométricas


2. Círculo: Superfície plana limitada por uma circunferência; circunferência ('linha curva').

Origem
⊙ ETIM lat. circŭlus,i 'roda, anel, área plana limitada pela circunferência etc.'

3. Cúpula: Parte interior e côncava de uma abóbada hemisférica ou esferoide; parte exterior e convexa desse tipo de abóbada; domo, zimbório; qualquer abóbada ou arremate superior com essa forma.

Origem
⊙ ETIM it. cupola 'abóbada que cobre um edifício'

4. Redondeza: Qualidade de redondo, esférico, circular ou cilíndrico; redondez; o globo terrestre; qualquer região da esfera terrestre; a superfície ou circunferência de algo; o espaço redondo.

Origem
⊙ ETIM redondo + -eza

5. Disco: qualquer objeto redondo e chato.

Origem
⊙ ETIM lat. discus,i adp. do gr. dískos,ou 'peso, prato, objeto de lançamento em exercícios de força', der. do v. gr. dikō 'atirar, lançar'
6. Arco: objeto ou figura arqueada (p.ex., um arco de cabelo, guirlanda de flores etc.); trecho de uma curva limitado por dois pontos; segmento de uma curva; em uma circunferência, arco que subtende um ângulo central que lhe define a medida; medida linear de um segmento de curva; forma arquitetônica ornamental, constituída por pilares ou colunas e pela estrutura curva (arco) ou semicurva que se encontra em sua parte superior externa ou interna; Elemento quase sempre estrutural quase sempre curvo, ger. constituído de tijolos ou pedras, montado conforme o processo de construção de abóbadas, us. para cobrir um vão; a forma recurva de uma abóbada.

Origem
⊙ ETIM lat. arcus ou arquus,us 'peça longa e curva us. como arma para atirar setas, qualquer objeto em forma de arco etc.'

Conclusão sobre Isaías 40.22

Se tão somente nos limitássemos nos estudos e análises até aqui, já concluiríamos que a passagem em estudo realmente indica que a terra é plana; mas para uma conclusão mais definitiva; focaremos na versão mais indicada como fiél aos textos originais (Textus Receptus) usados por João Ferreira de Almeida para criar a primeira tradução das Escrituras em português: Almeida Corrigida e Revisada Fiel. Sendo recomendado estritamente pela Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil. Dúvidas? Clique aqui

Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;
Isaías 40:22 (Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

Modelo da Terra Plana
Modelo da Terra Plana
E segundo esta e outras traduções que concordam; munidas da definição do termo; a terra é redonda e circular como um disco! Mas aos mais teimosos podemos apelar ainda para uma pergunta. Se a terra fosse realmente uma esfera, onde estaria Deus assentado sobre ela? Já que sobre indica sempre no alto ou em cima de algo. Numa terra esférica é impossível se definir onde fica a parte de cima! Mas numa terra plana e circular sim! Porque todo círculo é plano e tem sua face! Seu lado para cima! Entendeu? Caso não tenha entendido, recomendamos que leia um artigo explicativo do site Original e Exclusivo clicando aqui para entender as diferenças entre um círculo e uma esfera.

O texto de Isaías 40:22 no original em hebraico traz:

הישׁב על־חוג הארץ וישׁביה כחגבים הנוטה כדק שׁמים וימתחם כאהל
 לשׁבת׃

A palavra em destaque, חוּג, possui vários significados, mas nenhum deles é de “globo”. Concluímos que mesmo no hebraico original, não encontramos base para uma terra esférica. Os textos originais concordam com nossas traduções mais fiéis.

Se você quiser comentar sua opinião, complementar o artigo ou contestar, sinta-se a vontade!










Comentários

  1. meu Deus...estamos no seculo quinto da era cristã...
    pensei estar no 21...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não errou não; na verdade só não assimilou o tema por não entender muito bem a onda que varre a terra nesses dias com essa verdade, Continue pesquisando, pois nem todo passado fica enterrado e significa algo obsoleto e esquecido. Caso contrário toda história de Cristo estaria no esquecimento.

      Excluir
  2. os nove planetas ?
    a lua?
    o sol?
    É tudo chato....?
    a sombra da terra na lua ?
    os navios para quem esta na beira da praia primeiro aparece o
    mastro depois o navio que vem subindo de água acima...
    os aviões nao cansam de rodear a terra todos os dias...
    estação espacial...veem isso todos os dias.
    tenho 60 anos, e 43 anos de crente em Jesus, não vejo problema nisso.
    ..."A verdadeira ciência, aproxima o homem de Deus"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Nove planetas são estrelas diferenciadas errantes como eram chamadas na Grécia antiga
      2. A lua é um LUMINAR que tem luz própria e orbita acima de nossas cabeças, e foi criada por Deus e não saiu de um impacto da terra
      3. O sol é também um LUMINAR criado por Deus que orbita acima de nossas cabeças
      4. Não existe comprovadamente sombra da terra na lua, já que não há provas concretas de que a terra seja esférica. Ocorre sim um fenômeno que interfere na luz da luz de alguma forma que ainda esta em estudos.
      5. Os navios estão longe do alcance de nossos olhos e quando vão aparecendo, ficam cada vez mais visíveis. Pesquise sobre os efeitos atmosféricos nos mares e as ilusões que eles causam nas imagens.
      6. O aviões rodeiam o CÍRCULO da terra e não uma ESFERA.
      7. A estação espacial é uma combinação de maquete, CGI, técnicas cinematográficas e no muito um pequeno avião passando pra que as pessoas vejam.
      8. Na verdade, pode não interferir na salvação esse tema meu irmão querido, mas tem causado conflito e afrontas por parte de cientistas ateus que dizem que a Bíblia se contradiz concernente a existência de tudo.

      Sim, e a terra plana tem de fato aberto os olhos mesmo de ateus! Deus o abençoe!

      Excluir
  3. TBM NÃO ENCONTRAMOS BASE P/AFIRMAR QUE A TERRA É PLANA.SE FOSSE PLANA OS RIOS NÂO TERIAM CORRENTEZA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa com certeza não foi uma afirmação válida amigo. Basta imaginar que rios procuram seu NÍVEL, mas temos transformações nas águas do mundo de diversas formas que incluem congelamento e descongelamento que afetam o volume das águas de tempos em tempos periodicamente; temos a questão das fontes submersas e águas abaixo de nós que fluem justamente por essas nascentes e correm novamente para seu NÍVEL e assim por diante. Toda água em estado de repouso, mantem seu NÍVEL.

      Excluir
  4. Globo? No caso do hebraico, o globo quer dizer que a Terra é um globo ou que Ele se senta no globo terrestre, o domo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo que "Ele se assenta sobre o CÍRCULO da terra", ou seja, por sobre toda a face do plano circular da terra, e porque não sobre o DOMO, já que a habitação de Deus é justamente além do FIRMAMENTO?

      Excluir
  5. SIM, TERRA PLANA E IMÓVEL. ABOMINACOES.NET

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Muito obrigado meu caro Jorge! Agradeço seu comentário!

      Excluir
  7. Você sabia que na Grécia antiga, não existia a palavra azul? Sim, isso mesmo. Em a Odisséia as ovelhas, o mar/oceano, e o céu eram descritos como cor de vinho/vermelho escuro. E não só na cultura grega, na Índia, na china e até em países africanos não existia a palavra azul.
    Em diversas tribos africanas, como da Namíbia, não há palavra para verde e azul.
    Utiliza -se a palavra "buru" para azul e verde, mas para verde-claro "dambu" e para verde-escuro "zuzu".
    Quem garante que palavra em hebraico é "esférico" ou " círculo".
    Sem contar outro ponto de vista que é justamente as alterações das escritura para adaptações, como a palavra "Lucifer", que nem se quer existe em textos bíblicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta saber que existem cópias fieis dos manuscritos mais antiquíssimos que foram encontrados de Isaías que atestam o texto que temos atualmente em nossas mãos meu caro.

      Excluir

Postar um comentário

Sinta-se a vontade em comentar complementando o artigo; deixando suas perguntas ou mesmo apresentando seu ponto de vista para possíveis discussões amigáveis de ideias sem ofensas, fanatismos ou estupidez.

Os comentários serão avaliados e sendo aprovados; publicados imediatamente.