Jesus Cristo não possuía o DNA de Maria?


Na verdade usamos este título para tentar se aproximar melhor do tema a ser tratado neste artigo. Um aluno levantou uma questão acerca de ter Jesus Cristo DNA humano ou não. Se Ele possuiu DNA humano, logo seria pecador por ter em si o cromossomo de Maria no caso (já que o de José não seria possível). Logo, Ele não seria livre do pecado por herdar a impureza humana, por assim dizer. Imediatamente discordei desse pensamento e embasado em alguns versículos bíblicos mostrei que Jesus Cristo era 100% e herdou sim, tanto nossa natureza adâmica como foi tentado em suas fraquezas como homem; mas nunca pecou e isso o torna nosso Salvador e modelo a ser seguido de perfeição e santidade. Negar que Cristo não tinha DNA de Maria, porque isso faria dele um pecador qualquer é ferir os ensinamento das Escrituras e a própria biologia! Há ainda quem alegue que Ele tinha o DNA de Adão e que Maria não era pecadora; mas buscando a verdade nas Escrituras; mas analisar se Cristo herdou ou não a natureza pecaminosa dos homens.

Lembrando que DNA é o ácido desoxirribonucleico (ADN, em português: ácido desoxirribonucleico; ou DNA, em inglês: deoxyribonucleic acid) é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus, e que transmitem as características hereditárias de cada ser vivo. O argumento que analisaremos neste artigo é especificamente sobre ter Jesus ou não a natureza pecaminosa em seu corpo ou não. Se pelo fato dele ter cromossomos de Maria isso o faz um pecador ou não.

Jesus Cristo nasceu de Maria e carregava sangue humano sim.
Como poderia Jesus Cristo ser nosso exemplo sem nem ao menos humano Ele fosse?

Jesus Cristo, Homem

Antes de mais nada, já deixo claro que sou da fé que Jesus Cristo era 100% homem e 100% Deus quando esteve aqui e que mesmo sendo Deus, Ele não trapaceou usando seu poder para vencer o desafio até a cruz e muito menos como homem que foi, Ele não cedeu as tentações. Partindo desse conhecimento; vamos mostrar que Jesus tinha sim a natureza pecaminosa como nós, sendo homem; mas que nunca pecou. Vamos analisar o que Pedro disse acerca do sangue de Cristo:

"Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" 1 Pedro 1:19

O que temos neste texto? As máculas (manchas) e contaminação a que Pedro se refere, indicam exatamente que Cristo não pecou e por isso mesmo seu sangue é tido como precioso. Não podemos nos esquecer que ele se baseia no sistema mosaico de sacrifício; onde um cordeiro sem defeito e sem mancha era oferecido pelos pecados do povo segundo os rituais da lei. Mas não há nenhuma referência ou inferência a DNA puro aqui ou detalhes biológicos do sangue de Cristo. Alguém pode pensar o quanto quiser; mas se não houver base bíblica, não pode levar adiante tais pensamentos como verdades. Vamos analisar se Maria realmente não era pecadora? Assim alegam os católicos e alguns cristãos da CCB (Congregação Cristã do Brasil). Mas as Escrituras não dão base para alegar que Maria era imaculada e nunca pecou. Seus familiares juntamente com Maria queriam amarrá-lo pensando que Ele estava louco! Confira Marcos 3.21, 31-35, onde Ele diz que sua família são os que fazem a vontade do Pai e estavam ali o seguindo e ouvindo.

Seria correto afirmar que Cristo não tinha a natureza humana de Adão? Pois há quem diga que Ele foi puro em toda sua existência; de modo que nem o sangue Maria herdou pela impureza humana do pecado; mas sim o sangue de Adão... Como assim? Se as Escrituras nos revelam que por apenas um vieram todos os homens? O sangue de Adão perdeu sua pureza quando ele caiu! Seria necessário uma grande manobra maluca teológica para ligar o sangue de Cristo ao de Adão biologicamente e espiritualmente falando! Crer que Ele tinha humanidade semelhante a nós pecadores não tira seus méritos como homem perfeito que foi em momento algum! Se Cristo tivesse nascido como Adão biologicamente falando; seria injusto que nos ensinasse a resistir ao mal; já que Ele jamais entenderia o que é ter a natureza adâmica em si o atraindo para o pecado e o mal. Mas Ele soube sim; porque nasceu homem como nós; mas não pecou...

Só mesmo experimentando nossa humanidade para nos entender
Seria incompreensível mesmo para nós, um Deus que nos cobrasse perfeição sem entender nossas fraquezas.

Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus." 2 Coríntios 5:21. As Escrituras são claras em nos mostrar que Deus o tornou pecado por nós; mas Ele nunca pecou! "Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei. Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado. Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu." 1 João 3:4-6 . João falando da permanência no pecado e do conhecimento de Deus; deixa claro que não há pecado em Cristo e quem permanece no pecado não conheceu a Cristo. Ele nos esclarece que como pecadores até erramos; mas não podemos permanecer pecando; pois  não há pecado em Cristo! Ele nunca pecou!

"Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos. 'Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca'. Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça." 1 Pedro 2:21-23. Todos nos deixam claro que Ele resistiu a tudo sem cometer pecado para que fosse nosso exemplo! Não há uma só referência a um Cristo completamente puro sem a natureza pecaminosa latente em sua existência. Um dos textos mais fulminante contra esta alegação é o encontrado em Hebreus: "Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado." Hebreus 4:15. O autor nos deixa bem esclarecido que Cristo passou por TODO TIPO DE TENTAÇÃO, mas não pecou. Por isso sabe bem o que passamos nessa existência humana... Ele é o sacerdote perfeito que se compadece porque entende das nossas fraquezas, porque as sentiu em seu corpo humano; mas nunca se rendeu a elas.

"Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne" Romanos 8:3. Paulo revela em Romanos que realmente Cristo foi enviado à semelhança do homem pecador. Ele tinha que ser como nós e passar pelo que passamos para ser nosso intercessor... Não haveria sentido nesse tocante se Cristo não sentisse como um pecador sente nessa maldita natureza da carne. "Qual de vocês pode me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade, porque vocês não creem em mim?" João 8:46. Ele mesmo lançou em rosto para os judeus que não tinha pecado algum nele para que o acusassem. Ele nasceu com a natureza de Adão, mas a subjugou na obediência a Palavra de Deus. O que nós não conseguimos fazer, Ele fez perfeitamente: Cumpriu a lei de Deus e fez sua vontade. "Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir." Mateus 5:17

Muitos acusavam Jesus de muitas coisas como pecador
Apesar das tentativas de acusar nosso Senhor Jesus; Ele nunca pecou em momento algum! 

"Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo." Romanos 7:18. Paulo desesperadamente e humildemente confessa que em sua carne existe um mal que o domina e o impede de fazer o bem conforme a vontade de Deus. Isso não acontece conosco ainda hoje? Não nos é mais fácil fazer o mal do que o bem? Mas aí esta a grande diferença entre nós e Cristo!  Ele sentiu esse mal na carne; mas conseguiu resistir e cumprir a vontade Deus! Cristo não trapaceou com um "puro sangue" livre da natureza de Adão. "Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca".
Mateus 26:41. Haveria algum nexo neste conselho de Cristo aos discípulos se Ele fosse plenamente perfeito? Que sentido haveria em Ele dizer isso se não soubesse realmente dessa fraqueza na carne?

"Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: 'Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres'." Mateus 26:39

"E retirou-se outra vez para orar: 'Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade'." Mateus 26:42. Por duas vezes nosso Mestre em profunda tristeza e  amargura orou desejando não passar por todo sofrimento que o esperava. Ele sentiu tudo isso como o homem perfeito que era! Era realmente um ser humano como nós! Sujeito as mesmas paixões! Ele desejou desistir como ser humano; mas se rendeu a vontade do Pai! Além do mais; que necessidade Ele teria de orar se fosse plenamente puro e perfeito sem a natureza do pecado? Não! Ele orou, jejuou e se pautou nas Escrituras porque era humano como nós e nos deu o exemplo máximo de perfeição na prática! "Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte."
Hebreus 2:14,15

Mais uma vez, o escritor aos hebreus deixa claro a participação completa de Cristo como um ser humano de carne e sangue. Se não fosse assim; não poderia ser-nos por exemplo. "Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo."
Hebreus 2:17. Em todos os aspectos, Cristo deveria ser como nós seres humanos para ser nosso sacerdote... As Escrituras são claras em nos mostrar a humanidade de Cristo sem subterfúgios ou trapaças. Ele venceu como homem; a natureza carnal e o diabo. "Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados."
Hebreus 2:18. Por isso Ele nos entende e nos atende com misericórdia e amor! Porque como nós foi tentado de todas as formas e não se rendeu! Jesus Cristo foi um ser humano até na essência pecaminosa herdada de Adão; mas isso não quer dizer que Ele foi um pecador como nós! Ele não cometeu um só pecado, ainda que sua carne ardesse pelo mal; Ele resistiu até nos pensamentos!

Jesus orando no Getsêmani
Se Jesus não era tentado como nós por seus desejos humanos; porque necessitava de orar constantemente?

"Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.
Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu;" Hebreus 5:7,8. Como negar que Cristo tenha vivido como um humano? Sofrendo pelos próprios desejos em sua carne e ainda os combates externos espirituais com o diabo e àqueles que o perseguiam? Ele foi realmente 100% homem; servo; submisso e dedicado a vontade de Deus completamente! "Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!" Filipenses 2:5-8. Não há dúvidas ou contradição quanto a humanidade de Cristo e sua natureza adâmica... Ele veio realmente como um homem e sofreu como tal até morrer numa cruz...

"Assim está escrito: "O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente"; o último Adão, espírito vivificante." 1 Coríntios 15:45. Alegar que Cristo nasceu completamente puro até no sangue por causa de Adão é desvario e viagem teológica herética nas Escrituras! Não há nenhum respaldo para tal afirmação e nenhuma ligação; senão a que conhecemos nas genealogias que nos deixam claro que Cristo realmente foi um homem descendendo de Adão como nós, humanos! Confira a genealogia escrita por Lucas (Lucas 3.23-38). Ele regride até Adão; partindo de Jesus Cristo; nos mostrando que Ele era um ser humano! Jesus Cristo não era apenas um homem que foi cheio do poder de Deus depois; não era uma maluco conversando entre si com duas naturezas distintas e muito menos uma espécie de alienígena contendo DNA direto de Adão (inexplicavelmente) ou qualquer outra interpretação errônea a esse respeito. O que as Escrituras nos deixaram esta escrito! O resto é invencionice; pensamentos humanos e heresias. Jesus Cristo foi homem e sentiu sim a opressão da natureza pecaminosa em si!

"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem."
1 Timóteo 2:5

O que você achou deste artigo? Quer apresentar seu pensamento a respeito? Tentar refutar os textos apresentados? Compartilhe com outras pessoas para que possam conhecer um pouco mais da verdade.

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

16 Comentários

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

  1. Texto ruim e herético. Se Jesus fosse 100% homem seria capaz de pecar. O texto a todo momento coloca em xeque a divindade de Deus. Sabemos que Ele e o Pai são um, não existe mal algum, um Ser bom, natureza pura não pode pecar. Jesus é 50% homem e 50% Deus. Deus se compadece por nós com sua misericórdia e nos amou entregando Jesus para que fossemos reconciliados.
    Imagina se Deus iria misturar o sangue, DNA de Jesus com Maria.. texto horrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kevin Araújo. Primeiramente obrigado por ler e comentar. Eu não sei que tipo de movimento você faz parte ou que doutrina você defende mas eu acho que não entendeu que Jesus é 100% e só abriu mão de sua glória e majestade como Rei Eterno para se fazer 100% homem na terra e nos servir de exemplo. Mediante todos os textos utilizados e os negritos nos trechos mostrando que ele foi realmente 100% homem para se aparentar principalmente com os judeus para ser herdeiro do trono de Davi conforme as profecias e também com a humanidade caída para vencer o pecado na carne os libertando e provendo a justificação pelo seu SANGUE HUMANO você deve estar com problemas de hermenêutica não? Não mais o que esclarecer não meu amigo. Esse movimento eu já conheço...

      Excluir
    2. Só complementando o que não entendeu meu amigo, é que em nenhum momento eu defendi que Jesus pecou! E não é porque Ele era 100% humano e sentia a opressão na carne da natureza de Adão que Ele pecou. Poderia até ser capaz de pecar se quisesse; mas Ele não pecou! Nem em pensamentos! Se manteve puro e cumpriu toda vontade de Deus, mesmo que como homem desejou por um instante não passar pelo sofrimento que passaria. Antes se entregou completamente sendo homem também e venceu o pecado na carne; ou a natureza pecaminosa no corpo humano. Entendeu?

      Excluir
    3. Olá a doce paz do Senhor Jesus, como herdar aquilo que já é dele?
      1 crônicas 29-11
      Mateus 22:43-45

      Excluir
    4. Estou estudando sobre a crussifi ação de Jesus, e tivemos um debate sobre o DNA de Jesus e a sua herança de sangue relativo sua a sua natureza humana Adâmica, achei muito interessante quando você pauta que se Jesus fosse homem, porém sem ter a natureza pecaminosa,E seria uma fraude pois como homem não conheceria o pecado, como Cristo, divino, sim saberia, mas como homem não e não estaria suscetível ao pecado, realmente, achei muito bom e bem elaborado a sua exposição, parabéns.

      Excluir
    5. Obrigado meu querido irmão; Deus abençoe sua vida! Sou apenas mais um servo a serviço de Deus para com os santos! Abraço!

      Excluir
  2. Jesus não era um homem.Ele se despiu da sua glória e veio ao mundo como homem, assumindo a forma humana. Portanto foi gerado pelo espírito santo, no ventre de Maria, Deus usou apenas o útero de Maria para ele vim a terra como homem , em forma de homem, por isso ele sofreu todas as dores, ele veio para nos salvar do pecado, por tanto não tinha natureza pecaminosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não fosse não serviria de modelo, exemplo ou intercessor perfeito amigo. Sem condições. Abraço.

      Excluir
  3. Dizer q Jesus n misturou 50% do seu Sangue com o de Maria é chamar Deus d trapaceiro é dizer q é impossivel vencermos o pecado na condição humana,é dar glórias a Adão e dizer q Adão está certo e é impossivel vencer o pecado! Deixemos de heresias chega...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente meu irmão! Como poderia o Filho de Deus nos representar como humanos ou sentir nossos dilemas se não passasse tudo na pele; no mínimo sendo tentado? Abraço!

      Excluir
  4. Muito bom Ricardo, pois não é que Jesus não poderia pecar Ele escolheu não pecar, se ele não pudesse pecar não teria sentido sua humanidade, todo evangelho seria uma invenção, Cristo não precisaria orar se santificar, não seria tentado por Satanás porque Deus não pode ser tentado e por ae vai ... " Ele não tomou a descendência dos anjos mas de Abraão para que em tudo fosse semelhante aos irmãos ... Em tudo foi tentado mas sem pecado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu querido! Que bom que sempre tem pessoas com discernimento espiritual e conhecimento nas Escrituras para conferir e ver a verdade teológica sobre determinados problemas. Deus o abençoe!

      Excluir
  5. Olá, gostei muito do seu texto e explicação, me ajudaram a compreender melhor as escrituras divinas e assim me tornar um melhor cristão. Entretando ainda tenho uma dúvida meio pacata - não muito relevante - quanto a estrutura biológica de Cristo, ficaria grato se pudesse me responder, por exemplo: Jesus tem o DNA de Maria, isso significa que ele foi gerado a partir de um óvulo de Maria, certo? Entretando tal gameta feminino só pode compartilhar metade dos cromossomos(23) necessários para se gerar um ser humano(46), e para Jesus, que nasceu do sexo masculino, ser gerado, seria necessário o conjunto de cromossomos sexuais XY, mas é sabido que os gametas femininos só podem doar o cromossomo X, o Y deveria vir de um gameta masculino, assim como os outros 22 na composição genética do embrião, como isso pode ter acontecido? Sei que não há explicações complexas como essa na Bíblia, mas pode-se presumir que: Deus fez com que tais estruturas do DNA que normalmente necessitam de um gameta masculino fossem criadas da mesma forma que Ele fez na criação de Eva, onde foi necessário apenas o DNA de Adão(sua costela)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações meu querido Ysael Mario! Fascinante o tema e seu questionamento compreensível e de muita gente como eu! Mas o final do seu comentário é a resposta para essa indagação: Adão e Eva!

      Ou seja: Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas. Apocalipse 4:11

      Eis que eu sou o Senhor, o Deus de toda a carne; acaso haveria alguma coisa demasiado difícil para mim? Jeremias 32:27

      Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho. Gênesis 18:14

      As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29:29

      Baseando me nos textos bíblicos citados, tenho comigo que Deus pode simplesmente TODAS AS COISAS FAZER, e nem todas teremos explicações ou saberemos a metodologia prática por trás das suas obras ou metodologia e que mesmo a ciência hoje mal consegue explicar coisas naturais, quanto mais tais milagres! Ele fez seres humanos do solo, deu filhos a estéreis, fez velhos gerarem filhos e ainda seu Filho encarnou dessa forma inimaginável! A Deus sejam dadas glória e honra por seus feitos!

      Ademais, essa curiosidade nos fascina, incomoda e desperta muita curiosidade de saber realmente como teria sido isso lá no íntimo da gestação de Maria sim! Obrigado por participar, elogiar o trabalho desse servo e que bom estar ajudando muitas vidas preciosas! Deus te abençoe na paz de Cristo e um forte abraço!

      Excluir
  6. Ótimo artigo, exatamente como eu sempre acreditei sobre a humanidade e divindade de Cristo. Alguns acreditam que o Senhor Jesus não poderia pecar por ser divino, se realmente assim fosse, porque seria então tentado pelo diabo? Ou por qual razão como cristão e seguidor de Jesus eu tentaria me parecer com alguém que não pode pecar, Ele poderia, mas escolheu não fazer, nos mostrando que é possível sim nos parecermos com Ele (em suas atitudes). Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus abençoe sua vida e obrigado por participar complementando esta verdade meu nobre irmão! Exatamente isso que disse! Não haveria sentido tentarmos imitar alguém que por fraude se passou por humano sem saber o que sentimos com relação â essa essência que nos impulsiona a errar constantemente! Ele sentiu, porém venceu e não se tornou pecador, resistindo até o sangue derramar! Deus abençoe sua vida na doce paz do Cristo Bendito, nosso Modelo Perfeito e Advogado!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem