Quem é Jesus Cristo para os judeus?

O que os judeus modernos pensam a respeito de quem é Jesus Cristo? Você tem noção? Embora afirmemos que eles negam a messianidade de Jesus; não é apenas essa sua crença a esse respeito. Encontrei um vídeo no YouTube com algumas entrevistas interessantes que me deixaram surpreso com as variações de crenças e pensamentos de alguns judeus que vai desde certa admiração pelos ensinos do Mestre até idéias abstratas e concepções céticas sobre ele. Achei interessante compartilhar esse conhecimento para que tenhamos uma noção de como pensam os judeus modernos com respeito a Cristo. Este trabalho é realizado por diversas pessoas que são israelitas, cristãos e jihadista de alguns países como EUA, Kwait, Austrália e Equador, que tiram dúvidas de outras pessoas que tem curiosidades sobre este povo conhecido desde as Sagradas Escrituras. Espero que se surpreenda com suas palavras que transcrevo aqui em nossa língua como nas legendas do vídeo. 

Judeu estudando a Torá
Eles são um dos povos mais antigos da Terra que creem em Deus. Mas acreditam em Jesus Cristo? Imagem: Auto Astral

Entrevista de Rua: "Quem é Jesus para você?"

"O profeta cristão. O profeta; o Deus para os cristãos. Ele foi um bom homem e que Deus descanse sua alma. Ele foi um homem justo. Como o nosso Moisés. Você precisa respeitá-los assim como há Maomé e Jesus; há o nosso Deus e Moisés, nosso instrutor. Ele foi um homem bom. Nós fomos ao acampamento de verão juntos."   Shimon - Tel Aviv

Nota: Esse judeu começou bem, mas acabou fazendo uma piada com um Jesus, amigo seu...

"Um primo... Não, eu não sei... Eu acho que... Para mim não é nada. Acho que ele é alguém para pessoas que se consideram cristãs. Mas para mim ele não é nada. Eu não olho para Israel como um estado judeu; eu olho para ele como o país em que eu nasci. Eu o amo porque cresci aqui,amo as pessoas e me acostumei; mas eu não olho para este país como algo religioso. Porque graças a Deus está indo na outra direção agora. Eu não sou religiosa. Eu tenho muitos familiares que são, mas eu não sou religiosa."  Neta - Tel Aviv

Note: Essa jovem judia chega a dizer que nem judia como religiosa ela não é.

" Jesus é o fundador da religião cristã. Eu sou uma mulher religiosa. Eu acredito no que o judaísmo nos deu. Jesus chegou milhares de anos depois, Ele foi um judeu que foi para uma religião diferente; fundou uma religião diferente."  Liora - Shaare Tikva

Nota: Para essa mulher judia religiosa; Jesus apenas abandonou o judaísmo para criar uma religião diferente.

Existem judeus praticantes do judaísmo e outros não
Nem todo judeu é religioso; mas eles ainda acreditam em Deus de alguma forma em sua maioria. Imagem: UK Human Rights Blog

"Jesus nasceu de uma mãe judia; então em princípio ele era judeu; e os cristãos o tomaram como seu líder. Eles afirmam que ele não era nascido de um pai... Mas nós sabemos que ele nasceu de um pai. É discutido no Talmude Babilônico. Ele estava com alguém... Eu não me lembro o nome... Esta escrito que ele estava com alguém. Eu não me lembro o nome dele (José). Eu não sei o Alcorão; não sei seu status de acordo com o judaísmo. Porque deveríamos acreditar que ele é o messias? Porque acreditaríamos? Qual é a explicação de que ele é o Messias? Ele não é o Messias. Eles dizem que ele é o Messias, talvez porque ele não nasceu de um pai e veio direto de Deus, eu não sei... Eu não sei se ele veio da linhagem de Davi; mas para o judaísmo, ele não é o Messias. Ninguém sabe que seria o Messias... Aquele que sabe, não diz; aquele que diz, não sabe. Ele [Deus] não revela quem é e qualquer pessoa que diz que sabe quem é o Messias,mostra que não sabe. Quando ele estiver aqui, será bom, nós saberemos."  Yakir - Tel Aviv

Nota: Mesmo os mais religiosos como esse judaizante mal sabe das informações do Novo Testamento sobre a linhagem de Jesus Cristo.

"Uma representação para pessoas que não podem pensar por si mesmas. É apenas uma história para pessoas a quem não foi ensinado o pensamento crítico. Penso isso sobre todas as religiões."  Hannah - Jerusalém

Nota: Essa judia foi bem mais além e menosprezou Cristo mesmo como um personagem!

" Há uma parte do Talmude Guemará sobre Jesus; de que ele foi um estudante dos rabinos; mas ele era herege. Ele foi para um caminho longe do judaísmo. Ele acreditou que o período messiânico havia chegado; embora o período messiânico não houvesse chegado. Ele não era o Messias porque a redenção não havia chegado. Se a redenção houvesse chegado, não haveria necessidade de fazer seus trabalhos e os mandamentos; mas o judaísmo diz que ainda precisamos cumprir os mandamentos, porque ninguém aqui vive em alegria completa. Então esta claro de que a redenção ainda não veio."  Fran - Naharia

Nota: Este judeu acredita no Messias e na redenção; mas não que Cristo era ele e nem conheceu a redenção espiritual que Ele trouxe.

Judeus, muçulmanos e cristãos se unem pela paz no Oriente Médio
Acredite se quiser; existem judeus mais amenos que até se unem a outras pessoas mesmo com suas crenças. Imagem: Mensagem Edificante para a Alma

"Ele é parte do cristianismo. Ele não esta conectado a nós; nós acreditamos na Torá. Nós temos nossas próprias leis dadas a nós. Jesus era um judeu que se tornou cristão. Eles vivem uma fantasia de que ele andou sobre a água. Ele acreditou na cruz; nós temos a estrela de Davi; nós temos nosso Deus no céu; nós temos a Torá que Deus nos deu no Monte Sinai. Nós não acreditamos em Jesus. Ele não tem nada a ver conosco; nós não temos conexão com Jesus. Nós temos a Torá para acreditar nas leis; tudo está na Torá. " Judia Desconhecida

Nota: Esta judia nega qualquer conexão com Jesus Cristo e ostenta verdade de serem detentores da Torá e serem servos do Deus do céu.

"Jesus é o fundador do cristianismo. Isto não é exatamente o que aconteceu na história, mas ele é considerado o fundador. O verdadeiro fundador é Paulo." (Gideon) "Não é nossa tradição. Nós temos nossa própria tradição que é muito antiga e muito arraigada e parte dela não é acreditar em Jesus. Nós temos uma imagem diferente do que é o Messias. De que o Messias é algo que irá acontecer no futuro e irá consertar o mundo como deveria ser. Quando o Messias vier; e isso ainda não aconteceu; então é muito simples. Mas a resposta mais forte é simplesmente de que não está na nossa tradição." (Ruth) Ruth e Gideon - Jerusalem

Nota: Este casal não acredita em Jesus como o Messias, especificamente por contra de sua tradição.

"Yohoshua, o Deus Judeu que criou tudo. Rabino Yehoshua... Jesus tinha um rabino que fez isto com a mão (ele ascena). Ele pensou que significava "sair"; mas o rabino quis dizer "continue" até eu terminar de orar. E ele não entendeu e pensou que estava sendo rejeitado; então ele saiu e criou tudo; criou uma nova religião.  Esta na Talmude Guemará, da lei oral. Infelizmente eles não contam para mais pessoas." Judeu Desconhecido

Nota: Sim, alguns deles acreditam em contos como este contido nas tradições orais do Talmude Guemará.





"Eu acho que Jesus é a forma pós-moderna de Judaísmo. Naquela época, Jesus veio e fez algo muito sensacional. Ele cancelou tudo (até então); manteve 'Ame seu próximo como você mesmo'. Ame a a Deus seu coração e com a sua alma. Foi uma fusão; uma mudança total dos caminhos do judaísmo que é muito firme e decisivo. E então veio Jesus que era tudo sobre paz e amor e abundância. É isto que Jesus é para mim. Eu não olho para tudo isto... Religiões para mim em geral não é mais que histórias e conhecimento e boas ações e não sobre fatos. Jesus representa para mim; a maneira pós-moderna; a mudança; é algo que retorna. Não é só nesta era; era mil anos atrás e dois mil anos atrás. É uma reflexão do Judaísmo, mas não precisa ser tão determinado. Eu não acredito em nada... Eu não acredito nas pessoas. Eu acredito na natureza; no karma; mas não em pessoas. Não em Moisés; não em Maomé e não em Jesus. Em minha visão, eles são apenas símbolos."  Dean - TelAviv

Nota: Já este judeu não acredita que Jesus Cristo sequer tenha existido realmente.

"Em princípio, Jesus era um sacerdote, um grande sacerdote. Na Cabala, diz que eles estavam em alguma espécie de templo e todas as pessoas importantes estavam lá. Eles carregariam o verdadeiro nome de Deus em braceletes, em anéis... Eles sabiam o verdadeiro nome de Deus e Jesus era um deles. Mas quando eles deixaram o templo, foi dito a eles para imparem suas mentes; e então eles poderiam partir para estar com as outras pessoas. Jesus, porém partiu com o nome divino nele e obteve poderes divinos disto. A propósito, judeus dizem que ele andou sobre a água e ele realmente andou sobre a água. Não é que não acreditamos nisto; mas é porque ele sabia o nome divino. Ele pisou nos mesmos locais onde no passado as doze tribos de Israel pisaram. No Jordão, há doze pedras grandes que até hoje você pode ver se mergulhar. E lá é onde ele andou. Em princípio, Jesus era um judeu que pregou por paz e amor e para ele, isto era importante. Se você perguntar minha opinião; ele liderou um seguimento que hoje é um grande grupo

Mas ele não deu a eles muitas ferramentas como a Torá.  Ele os ensinou a amar o próximo e pregou amor e paz; o que é excelente e não quero minimizar isto; mas falta a Torá, os segredos. Como trabalhar isto. Incrível, você ama aquele cara; você faz paz com ele, mas você precisa saber como trabalhar dentro disto. Nas interpretações, mais é por causa disto que a Guemará (tradições orais) foi escrita depois de Jesus, a 1.600 anos atrás; e nisto há muitas ferramentas. Fora isto, há um livro chamado Kunari de Yehuda Hanasi. No Kuzari, ele compara todas as religiões. É maravilhoso. Ele conta todas as histórias sobre todos eles e como cada um esta conectado com o outro. Jesus foi um judeu; portanto, todo gentio (não judeu) já foi um judeu também. Significando, qualquer um que se converte ao judaísmo está apenas voltando ao judaísmo. Isto é o que eu penso. É o mesmo caminho; assim como há o caminho dos nativos americanos, meditação... No fim, todas estas coisas nos trazem na mesma direção: Um Deus, como eles dizem.  Eliav - Moshav Rinata

Nota: Esse foi o que mais se expressou e deixou claro que até admira os ensinamentos de Jesus; atestou seus milagres; mas ressaltou o judaísmo como religião original e encerrou com uma salada de fruta das que conhecemos por aqui: "Todos os caminhos levam a Deus". Até lá?

Jesus e os Judeus nas Escrituras


O homossexualismo tem ganhado força em Israel
Existem até mesmo judeus complacentes com o casamento gay! Suas opiniões divergem sobre tudo hoje. Imagem: National Public Radio


Nota-se como existem diversas opiniões a respeito da pessoa de Jesus Cristo como havia em seu tempo. As pessoas se dividem e se contradizem; mas em sua maioria, por tradição e religião, eles não creem que Jesus é o Cristo (Messias). Existem muitos versículos no Novo Testamento que ressaltam a cegueira dos judeus e como eles rejeitaram realmente o Salvador, esperando uma redenção da escravidão sob o domínio dos Romanos e Jesus Cristo não veio para este fim naquele tempo; mas futuramente, o mesmo Senhor virá para instaurar seu reino glorioso e todo olho o verá; depois do rapto da Igreja que antecederá o milênio.

"E saiu Jesus, e os seus discípulos, para as aldeias de Cesaréia de Filipe; e no caminho perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou? E eles responderam: João o Batista; e outros: Elias; mas outros: Um dos profetas." Marcos 8:27,28

"Tornou, pois, a haver divisão entre os judeus por causa destas palavras. E muitos deles diziam: Tem demônio, e está fora de si; por que o ouvis? Diziam outros: Estas palavras não são de Endemoninhado. Pode, porventura, um demônio abrir os olhos aos cegos?" João 10:19-21

"Rodearam-no, pois, os judeus, e disseram-lhe: Até quando terás a nossa alma suspensa? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente. Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim." João 10:24,25

"Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.
Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus." Romanos 2:28,29

"E os principais dos sacerdotes tomaram deliberação para matar também a Lázaro;
Porque muitos dos judeus, por causa dele, iam e criam em Jesus." João 12:10,11

Conclusão

Sem mais delongas; existem tantos judeus puros de religião como judeus cristãos e até os casos de judeus mais perdidos que nem o judaísmo seguem; mas conforme as Escrituras eles ainda aguardam o Messias e terão que passar pela grande tribulação para chegar até o reino de Deus que há de restaurar o mundo. Que Deus possa salvar seu povo pelo novo e vivo Caminho e possamos orar pela paz em Israel, porque devemos muito a eles como cristãos. No demais; comente sobre este artigo e compartilhe com outras pessoas.

Fonte: 

The Endless Love of Jesus Ministries

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

6 Comentários

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

  1. Obrigada pelas informações colhidas! É importante saber o que o povo de origem de Jesus e que não O reconheceram como O Messias, pensa sobre Ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim meu caro, eles ainda lembram dele pela tradição histórica, e há judeus que se convertem de uma forma tremenda a Cristo. Muito interessante mesmo.

      Excluir
  2. Em 1 lugar judeu, não é judeu, e sim Yaudim = povo de Yau'h...e jesus, não é jesus e sim YauSha = Yau'h Salva....só isso tenho a Dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela informação hebraica amigo. Mas somos brasileiros. Usamos traduções conforme nosso idioma. Mas esses detalhes não mudam a essência da fé no Messias, Cristo, Ungido, Mestre, Rei, como queira chamar e nem que o povo que descende de Abraão é o povo que Deus gerou dele e de Sara sobrenaturalmente. Entendendo isso, acho desnecessário aplicar um idioma que a minoria conhece e que defende tais terminologias como sendo as únicas corretas de se pronunciar. Sem cabimento. Abraço!

      Excluir
    2. Amigão... tudo bem? Olha, é assim: O Nome Jesus é a forma adaptada e transliterada de YESHUA em aramaico (sim, eu sei, nomes próprios não se traduzem: https://www.cacp.app.br/nome-proprio-se-traduz/, e por isso eu disse essas duas coisas)
      Eu aconselho você ler:
      https://www.cacp.app.br/category/movimentos/nome-sagrado/
      https://defendendoafecrista.wordpress.com/2017/05/24/o-nome-de-jesus-significa-porco-e-cavalo/

      Excluir
    3. Obrigado pelo comentário e os links excelentes meu caro Ian. Deus abençoe mais uma vez por sua contribuição meu irmão! Abraço e paz seja contigo!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem