Quantas Mulheres foram ao Sepulcro de Jesus? Uma, duas, três ou mais?

Afinal, quantas mulheres foram ao sepulcro de Jesus Cristo? Uma, duas, três ou mais mulheres? Aqui estamos nós para sanar mais dúvidas do pessoal que sempre procura supostas contradições nas Sagradas Escrituras e todas as vezes que me debrucei sobre cada uma delas; nunca houve contradição alguma. Este artigo vai tirar a dúvida de ateus e daqueles que acabam desconfiando da verdade dos fatos narrados. O grande problema das pessoas é primeiramente não saber nada sobre teologia e querer julgar a Palavra de Deus. Já citei exemplos semelhantes; mas é como uma dona de casa tentar apitar um jogo numa copa final qualquer. Vai dar certo? Com certeza que não! Ela não sabe nada sobre as regras ou mesmo como se aplicam os cartões! Da mesma forma; ateus tentarem desmerecer as Escrituras é confusão e vergonha na certa; mas as respostas aqui não serão apenas para ateus arrogantes; mas também para aqueles que realmente buscam saber da verdade e para os curiosos que estão apenas tirando suas dúvidas como bons conferidores da verdade. Aguenta que o texto é meio grande...

As mulheres no sepulcro de Jesus
Quantas mulheres foram ao sepulcro de Jesus Cristo, nosso Senhor? Uma, duas, três ou mais? Imagem: Ensina-me a Rezar


Existe Contradição na Quantidade de Mulheres na Ressurreição? 

Primeiramente veremos que textos são esses dessa vez que são apontados como contradições:

"Domingo de manhã bem cedo, quando um novo dia estava nascendo, Maria Madalena e a outra Maria foram ao túmulo." Mateus 28.1

"Na tarde do outro dia, passado o sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria mãe de Tiago, foram comprar perfumes para embalsamar o corpo de Jesus. Levaram-nos ao túmulo na manhã seguinte bem cedo, logo ao nascer do sol." Marcos 16.1,2

"Porém bem cedo, no domingo de manhã, elas levaram os perfumes ao túmulo." Lucas 24.1

"No domingo de manhã bem cedo, enquanto ainda estava escuro, Maria Madalena foi ao túmulo e encontrou a pedra rolada para um lado da entrada." João 20.1

Aparentemente parecem confusos os relatos realmente não é mesmo? Mas já com experiência que temos neste negócio, vamos tirar as dúvidas e mostrar que realmente não existem contradições mas falta de atenção, conhecimento e má interpretação.



Mostrando a Quantidade de Mulheres que foram ao Sepulcro

Vamos colher as informações dadas pelos evangelistas e analisá-las com cuidado:

Mateus (28:1) diz que Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro quando estava “ficando claro”. Marcos (16:2) e Lucas (24:1) dizem que as mulheres (não apenas Maria) foram ao sepulcro bem / muito cedo, depois do sábado, no primeiro dia da semana, e João (20:1) diz que Maria Madalena foi ao sepulcro quando ainda “estava escuro”. Agora podemos perceber o que foi que aconteceu: Ocorreram três visitações das mulheres ao sepulcro. João narra a primeira, quando foi apenas Maria Madalena e ainda “estava escuro”. Isso é corroborado por Marcos 16:9: “Quando Jesus ressuscitou, na madrugada do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios” [Lendo todo o capítulo 16 do evangelho de Marcos, vemos que ele menciona pelo menos duas visitas ao sepulcro.

A primeira sendo realizada apenas por Maria Madalena, em conformidade com o relato de João]. Mateus narra a segunda visitação, quando Maria Madalena foi novamente ao sepulcro, mas desta vez acompanhada da outra Maria, e já estava “ficando claro”. Por fim, Marcos e Lucas narram a terceira visita ao sepulcro, a qual fora realizada pelas mulheres (Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago – Marcos 16:1-2; Lucas 24:1. Obs.: De fato, Lucas não menciona os nomes das mulheres, mas podemos concluir que sejam as mesmas de Marcos por causa dos aromas que elas tinham comprado e preparado), quando já era bem/muito cedo, isto é, quando o sol já estava raiando. Portanto, não há contradição! Faltou realmente ler os capítulos anteriores e posteriores aos eventos; ligar os acontecimentos em comum e só assim tirar as conclusões; pois as narrativas do Evangelho se completam e não contradizem!

Considerações e Conclusão

Como já expliquei no início e vale sempre ressaltar novamente; a Bíblia não contém erros! Os erros são sempre humanos! Leitura com sentimentos de aversão e rebeldia; revolta contra Deus e falta de conhecimento teológico que causam essas interpretações descabidas e falta de compreensão. E como não citar a divina graça que difere quem busca sabedoria divina com humildade e quem não. Realmente Deus dá graça aos humildes que atentam para suas verdades e resiste aos soberbos cegando-lhes ainda mais o entendimento. Qualquer pessoa humilde e atenta vai perceber a maravilhosa narrativa da ressurreição de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e não procurar contradições! Deus possa realmente revelar seus mistérios aos humildes e tocar nos corações tristes e decepcionados de alguma forma para que possa sentir a essência viva da Palavra falando com eles.

Fontes:
Bíblia Viva
Defendendo a Fé Cristã - Contradições sobre a ressurreição de Cristo – Refutadas!




Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

15 Comentários

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

  1. Muito rico suas explicações. Contudo me perdoe a pergunta. Essa segunda Maria mãe de Tiago é a mãe de Jesus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exatamente e muito obrigado pelos elogios!

      Excluir
    2. Veja www.joaodefreitas.com.br/mulheres-foram-ao-sepulcro-de-jesus-quantas-vezes.htm

      Excluir
    3. Acredito ser Salomé, Tia de jesus

      Excluir
    4. Eu sempre vou tratar com todo respeito possível quem quer que seja, mas heresias, mentiras e contradições não tem como caro João de Freitas! Você por acaso é teólogo?? Ou um ateu?? Porque até onde sei, todo o ateu metido a teólogo só da nisso que você fez e escreveu: CONFUSÃO DE INTERPRETAÇÃO. Sem noção do assunto.

      Excluir
  2. Na realidade, todavia, não seria possível haver essas três visitas.
    Se você ler Lucas 24, 1-10, verá que ele diz que, bem de madrugada, as três Marias foram ao sepulcro com unguentos para ungir o corpo, e os dois varões informaram a elas que Jesus não estava mais ali.

    Mas, se Maria sozinha já tinha ido ao sepulcro e sido informada pelo anjo que Jesus não estava mais ali, para que ela e outras duas iriam depois lá levar unguentos para ungir o corpo que Maria já sabia que não estava lá? E por que estariam elas perplexas a respeito do túmulo aberto se Maria já teria sido informada de tudo antes? Agora, pense, quem deveria estar com vergonha?

    Ver mais contradições bíblicas em
    www.joaodefreitas.com.br/contradicoes-biblicas.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu coloco meu corpo todo no fogo que a confusão esta no seu entendimento ou nos seus olhos mas NUNCA nas Sagradas Escrituras! Eu fui generosamente ver seu site que precisa melhorar muito ainda na questão de estrutura; mas isso nem vem ao caso. Eu quero saber qual sua formação no assunto teológico. Porque eu sou teólogo e não estou entendo sua incompreensão em ler sobre as mulheres espantadas pelo fato do Mestre haver ressuscitado.

      Afinal, será que você leu que depois de Maria espantada comunicar os discípulos do fato, Pedro e João não saíram acelerados para conferir e também se espantaram? Não te faltou um pouco de reflexão sobre o que é receber uma noticia dessas de que alguém avisou antes que ressuscitaria e cumpriu sua palavra??

      Por isso ateu só passa vergonha... Porque além de tentar ser teólogo, ainda está numa distância absurda da compreensão basilar das Escrituras; imagine de suas verdades mais sublimes! Como é o caso do fato de Cristo ter ressuscitado e vivo até hoje!

      Pare amiguinho... Não faça isso consigo mesmo...

      Excluir
  3. Não entendi, se Maria Madalena já tinha visto q o túmulo estava vazio, pq voltou com as especiarias para unção do corpo, juntamente com as outras mulheres???

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Pelo menos alguém esclarecido entendeu a resposta! Deus abençoe sua vida!

      Excluir
    2. Você que não entendeu a própria incongruência.
      Não precisa ser teólogo, até melhor não ser, para entender que uma pessoa que sabia que o tal Jesus tinha ressuscitado não iria levar unguento para ungir um corpo que sabia que não estava mais no sepulcro.
      Isso é grotesco!!!

      Excluir
    3. Se nota que você mal leu os relatos do Evangelho por cada escritor desde quando Jesus estava com eles. Quem disse que elas sabiam que Ele havia ressuscitado?? Eles ouviam Cristo falando sobre isso o tempo todo, mas como seres humanos falhos e limitados que eram; ainda mais num contexto de incredulidade que muitos viviam; é muito compreensível que eles não acreditassem plenamente até verem com seus olhos. É triste, mas é nossa realidade mesmo hoje. Muitos ainda querem VER PARA CRER; quando na verdade precisam CRER PARA VER.

      "Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
      Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram." João 20:27-29

      Eles demoraram até crer de fato em quem era Jesus Cristo que esteve com eles todo aquele tempo. Mesmo depois da confirmação das profecias e de suas palavras; ainda houve quem duvidou e levou repreensão por isso. Mas as mulheres sabiam o que Ele havia dito, mas não sabiam que já havia ressuscitado quando chegassem lá.

      Na verdade, por todas essas interpretações e incongruências reais que TODOS deveriam no mínimo fazer um curso básico em teologia. Abraço!

      Excluir
  5. SE MARIA MÃE DE THIAGO ERA A MÃE DE JESUS, COMO VC AFIRMA, SIGNIFICA DIZER QUE JESUS TEVE IRMÃOS POR PARTE DE MÃE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza. Depois dele sim. Seguem alguns textos:

      “Depois disso, desceu a Cafarnaum, ele, sua mãe, seus irmãos e seus discípulos, e ali ficaram apenas alguns dias”. (João 2.12).

      “Aproximava-se a festa judaica das Tendas. Disseram-lhe, então, os seus irmãos: ‘Parte daqui e vai para a Judéia, para que teus discípulos vejam as obras que fazes, pois ninguém age às ocultas, quando quer ser publicamente conhecido. Já que fazes tais coisas, manifesta-te ao mundo!’ Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele”(João 7.2-5).

      Os romanistas usam de malabarismos no grego para tentar usar outro termo como "primo" para tentar desconectar os familiares de Jesus, mas isso é malabarismo interpretativo forçado. Maria não morreu virgem e muito menos foi assunta aos céus como eles querem alegar só entre eles.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem