Eratóstenes - A Curvatura Contraditória da Terra

 Eratóstenes é o cara conhecido em seu tempo e depois por "Beta" por sempre ficar em segundo lugar em tudo no tocante a conhecimentos sobre matemática, gramática, poesia, geografia, astronomia, além de ser um bibliotecário. Outro personagem um tanto misterioso, duvidoso e sem genealogia ou família registrada na história que vamos considerar que seja real e tudo a respeito dele para fins de análise da terra como sendo esférica conforme ele conclui usando seus cálculos de então. Já escrevi um artigo simples mas controverso sobre este personagem e comentei sobre isso mesmo em um vídeo no canal Verdade Urgente; mas de uma forma diferente, quero tratar novamente desta suposta descoberta dele que revolucionou a mente de muitos; não de todos... Muitos sabem que ele quem deu as supostas medidas primordiais da esfericidade da terra e depois ao longo dos anos as mesmas foram corrigidas e convertidas a "la adptacion". Ele viveu entre 276 e 194 a.C sendo posterior a Pitágoras de Samos e sua conclusão de que a terra fosse uma esfera em movimento e todos os astros da mesma forma viajassem em espaços próprios como o próprio sol e todos contidos em um universo fechado. Lembrando que o bruxo Pitágoras apenas deduziu isso olhando para o movimento dos astros e contra a percepção comum e a revelação das Escrituras já existentes resolveu inverter a lógica. Antes de prosseguirmos analisando os cálculos de Eratóstenes, recomendo algumas informações extras para complementar seu entendimento: 

Eratóstenes provou a Terra esférica?

Erro de Eratóstenes

A glória de Eratóstenes

Trigonometria Esférica

Eratóstenes simplesmente pegou uma via contrária à de Anaxágoras e deduziu que a terra fosse esférica com um sol muito distante. Imagem: O leme

Resumidamente, Eratóstenes como qualquer filósofo realizou suas observações e estudos a partir do solo e sem nenhuma ferramenta tecnológica ou revolucionária e mesmo assim os globolóides replicam até hoje tal experimento com orgulho e por outro lado eles criticam experimentos muito mais modernos como os do cientista Samuel Birley Rowbotham. Simples e puramente usando deduções, uma vara, um poço e passadas como medida, ele concluiu que a terra era esférica observando a projeção dos raios do sol sobre essa superfície supostamente curva. Lembrando mais uma vez que já havia antes dessas dedução dele, outros filósofos como Anaxágoras que primeiro calculou a distância do sol num caminho inverso supondo uma terra plana e não esférica. Sendo assim, Eratóstenes não é exclusivo em sua dedução e muito menos seus métodos são 100% confiáveis. Prova disso é o que vem séculos mais tarde com todas as alegadas descobertas científicas por parte de supostos cosmonautas, astronautas e agências espaciais. 

Na verdade, com o crescimento da ciência e tecnologia e o acesso a recursos como telescópios, câmeras de super zoom e conhecimentos na área artísticas de criação de imagens, animações 3D e efeitos visuais. Tanto se criou muitas "provas" dessa esfericidade da terra, quanto se pode examinar e conferir as mesmas provas se utilizando dos mesmos métodos pelos que não engoliram a matemática de Eratóstenes e tais "provas" hodiernas. Já escrevi um artigo demonstrando o quanto os cálculos de Eratóstenes e as evidências modernas se confrontam fortemente no campo da ciência observacional. Eratóstenes pode não ter sido um fanfarrão mentiroso, mas cometeu um ledo engano que gerou consequentemente um enorme emaranhado de estudos e explicações que NUNCA saíram do campo teórico e hipotético, passando as raias da malandragem e esquema de corrupção para se manter um engano que se tornou uma mentira lucrativa. A partir da dedução de Eratóstenes o que temos em pleno século 21 são "provas" duvidosas, contraditórias e geradas desde lentes de distorção até elementos gerados em softwares. Lembrando que a própria Blue Marble se originou pelo trabalho de um designer gráfico e não de uma imagem real dessa esfera... 


Quando deveríamos ter provas cabais sobre as deduções de Eratóstenes, temos lentes fish eye, modelo 3D com defeitos e contradições entre matemática e realidade. Imagem: Verdade Urgente


Considerações e Conclusão

Concluímos que Eratóstenes enganosamente usando cálculos de duas vias, um experimento limitado e uma dedução de uma terra esférica, acabou dando números aos seus pensamentos, e isso com certeza veio dar conflitos sérios séculos mais tarde. A confusão entre defensores dessa fantasia é enorme e constante! Eles NUNCA entram em comum acordo quando o assunto é saber de fato onde podemos ver a curvatura da terra. Basta fazer essa pergunta aos admiradores de Eratóstenes e eles não conseguem responder especificamente e isso acontece desde os mais ignorantes até os mais cultos e importantes como a NASA. É comum alguém tentar mostrar a curvatura no horizonte marítimo com barcos "desaparecendo" atrás da curvatura que só se mostra á frente e NUNCA aos lados. Outros porém, alegam que só se pode ver a tal esfericidade da terra a determinada altitude no espaço. Percebeu o problema? E ainda existem aqueles que chegam a um nível tão grande de inocência que olham para vídeos camuflados com lentes e esferas 3D e acreditam serem provas reais da esfera de Eratóstenes.

Não faltam oponentes desse modelo demonstrando por observações, experimentos e comparações o quanto Eratóstenes viajou na maionese! Podemos ou não ver e aferir a suposta curvatura da terra? Deixe sua opinião sobre a matemática de Eratóstenes e as contradições que ainda o fazem rolar em seu túmulo. Se inscreva em nosso blog e canal e compartilhe com outras pessoas este artigo. Deus abençoe a todos! 





Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

6 Comentários

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

  1. Bom dia, tentei mostrar o seu ótimo artigo para a minha professora de geografia e a mesma disse que suas contas não estão corretas, o que você acha que eu posso falar para tentar convence-la? Tenha um bom dia e continue com o seu ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a sua professsora ta certissima! nao escota esse povo locu nao um bando de retardados esses terraplanistas!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Esse mundo do Big Bang e uma palhaçada. Na verdade, sempre fomos enganados.

      Excluir
    3. Na verdade, eu recomendaria você desafiar sua professora a nos mostrar de forma definitiva onde podemos ver a curvatura da terra, já que os nossos amiguinhos do globo faltam trocar socos até hoje alegando que podemos ver a curvatura da beira de uma praia qualquer e outros como a NASA que só podemos ver a partir do espaço deles. Daí fica bem complicado para esse mundo fictício e para quem nos chama de "locu".

      De fato esse mundo que se principiou do NADA não leva ninguém a NADA. Não soma NADA e não te faz melhor em NADA! Abraço!

      Excluir
  2. Salve Ricardo, esse pessoal que se agarra a "Erratóstenes", como tábua de salvação da esferinha girante, se esquece que o dito "cientista" simplesmente "esqueceu" da outra hipótese - Terra plana e Sol próximo, que daria o mesmo resultado das sombras observadas.
    O ponto, que daria uma vantagem quase insuperável ao modelo TP, era a observação dos raios solares crepusculares, que são divergentes e não paralelos, mostrando um Sol próximo à Terra.
    Mas, parece, que "Erratóstenes" tinha outros planos e convenientemente abandonou a hipótese de Terra plana e Sol próximo, o que agora estamos retomando com firmeza e experimentação. Isto é ciência de verdade !!!!!
    Sds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronald meu querido! Ele achou que não descobriríamos a outra conta? kkkkkkkkk O problema maior é que os globolóides mal conhecem a história fajuta e mal arquitetada da terra deles e querem empurrar goela abaixo tais filósofos com seus conceitos toscos e nada científicos. Mas quando falamos de povos antigos e seus conhecimentos, eles pegam de todas as pedras para nos arremessarem não? kkkkkkkkkk HIPOCRISIA!

      Sobre os raios paralelos, quanto mais varetas fossem usadas, mais esse ERRATÓSTENES saberia que os raios estavam chegando de forma divergente e não paralela! Mas ele deve estar rolando de desespero no túmulo com esse tsunami invadindo as mentes dos homens mais pensantes! A ciência de verdade vem de Deus e não tem como ganhar dele nesse sentido; pois é o Deus da verdade! Abraço meu nobre!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem