Anaxímenes e seu Mundo Circular Plano

Vamos falar de mais um filósofo grego? Prosseguindo em nossos estudos sobre a origem da cosmologia moderna de um universo infinito (ou finito?) com um mundo globular esférico perdido nele; conheceremos Anaxímenes de Mileto. Quanto a esse personagem eu confesso que fiquei surpreso com algumas de suas explicações mentais sobre o cosmos e tudo mais. O camarada acertou na trave em muitos pontos e em outros em cheio. Infelizmente, esse não teve uma mente inclinada ao conceito geral de terra como os demais; porém ele quem acabou inspirando veios filosóficos que são repassados até os dias de hoje por admirados do mundo das fantasias. Sem enrolação, vamos aos dados de nossa pesquisa! Mas antes eu recomendo algumas boas leituras sobre o tema e reforço sua inscrição por aqui para não perder nada do que publicar no devido tempo. Veja mais sobre nossa Terra Circular Plana abaixo: 


Anaxímenes foi de certa forma mais um contribuinte para a cosmologia moderna. Imagem: Enciclopedias

Quem foi Anaxímenes? 

Sempre tenha em mente que o objetivo não é repetir as mesmas informações sobre quem ele era (se é que existiu), suas obras e atribuições; mas sim analisar tudo isso dentro do que estamos indagando: "De onde surgiu a bola e todo seu universo). Esclarecido isso; ele nasceu, viveu, inventou e morreu entre 588 à 524 a.C. Foi um filósofo pré-socrático e um materialista da classe monista. Acredite se quiser, esse não era um personagem com currículo ilustre como outros já estudados aqui. Mas foi o que mais se destacou em suas imaginações sobre tudo. Como já era de se esperar, uma de suas obras perdidas por nome de "Sobre a natureza" foi apenas citada por Diógenes; pois até hoje ninguém tem nem pistas da mesma. Mas nós acreditamos piamente que ele existiu não é mesmo? Afinal seus feitos são inesquecíveis até hoje. Por exemplo... Deixa me recordar... Deixa pra lá... 

Enfim, ele era um dos admiradores dos conhecimentos dos egípcios e passou por lá para aprender os conhecimentos básicos claro. É impressão minha ou esses caras só faziam distorcer, tentar reinventar e adulterar os conhecimentos dos povos da antiguidade que ralaram para nos transmitir muito do que chegou até nós? Sacanagem... Ele se dedicou a meteorologia também; fabricou seu próprio relógio de sol chamado de sciotherion. Desenvolveu uma metodologia de cálculo geométrico, pelo qual media as sombras para medir partes e divisões do dia. Cara inteligente demais rapaz! 







Cosmologia Segundo Anaxímenes

Embora ele não cresse que a terra é uma esfera imaginária, tinha suas próprias crenças. Cabe salientar que o que esses caras faziam, era simplesmente trocar mitologias por imaginações pessoais; simples assim. Mas confesso que o admirei e aprecei suas colocações em escala mínima por condizer com o que sabemos hoje e os povos antigos acreditavam massivamente. Segue as explicações sobre cosmos por Anaxímenes:

O Arché (Princípio da vida) advinha do ar e suas transformações. Ele discordava de seu mestre Anaximandro e também de Tales de Mileto. Mas todos eram pensadores céticos buscando nos próprios elementos da natureza a razão de toda a existência. 

A terra para ele era plana, mas flutuava no ar como uma folha seca no vento. Eu me lembrei no mesmo instante em que li isso, da terra vaso sanitário do ET Bilú que além de flutuar ainda viaja espaço afora. Nesse ponto, sobre o formato da terra ele contrariou legal e ganhou minha admiração. 

As estrelas, segundo suas imaginações são de fogo e formadas a partir de uma tal "exalação rarefeita" gerada espontaneamente na terra e liberada no espaço. Essa foi bem louca... 

O sol, acredite se quiser, na mente dele era de terra e seu aspecto era resultado de uma suposta ignição e seu rápido movimento pelo céu. Sim, ele acreditava que o sol que se movia; mas quem ele pensava que deu a "partida" no sol hein? Já que não colocava Deus em seus devaneios. Segundo imaginava ele, os eclipses tanto solares quanto lunares eram causados por astros que eram sólidos e invisíveis! Samuel Birley Rowbotham também acreditava assim e ainda hoje existem estudos competentes sobre tais astros que nossos olhos não podem ver. Gostei dessa hipótese; já que a convencional é uma fiasco na prática. 

A lua para ele era plana e flutuava pelo ar em seus movimentos. Para ele, quando ela desaparece aos nossos olhos no horizonte é simplesmente consequência de seus movimentos sobre o plano terrestre! Nessa ele foi sensacional! Até parece que conhecia as leis da perspectiva! Realmente como hoje sabemos, não somente a lua, mas o sol e estrelas; além de outras coisas como aviões, "descem" até o horizonte somente para os nossos olhos; mas seguem suas órbitas e rotas sobre o grande e circular plano terrestre. Só não concordo que a lua seja plana; embora já há quem considere essa possibilidade. Ainda sobre a lua, ele foi o primeiro miserável a imaginar que a luz da lua fosse proveniente do sol e hoje sabemos que não é bem assim. 

Os astros se movem todos sobre o plano terrestre em movimentos circulares. Ele claramente deduz isso em contrariedade aos que pensavam que os mesmos desciam por debaixo da terra e apareciam do outro lado como algumas ilustrações que vemos pela internet. Ele tinha mais deduções imaginárias como os terremotos que aconteciam ou por excesso de seca ou de umidade. Os relâmpagos eram fenômenos que ocorriam durante uma separação violenta das nuvens. Por quem? Quem vai saber... E sobre o arco-íris, ele criar ser o ar densamente comprimido tocado pelos raios do sol. Acertou miserável! Só não se esqueça da água hein? Ele também percebia os céus se movendo sobre uma estela polar como constatamos atualmente. Óbvio que essa estrela só poderia ser a Polaris nesse modelo de terra dele! 

Considerações e Conclusão

Anaxímenes foi mais um criativo filósofo que se embrenhou em tentar dar explicações além do seu limite e impressionou em alguns pontos mas defecou mentalmente em outros. Até hoje os viajantes da bola imaginam que a lua seja completamente dependente do sol quanto a sua luz e isso veio desse filósofo. Uma fagulha das mentiras sobre meteoros se iniciou por aqui em seu tempo também. Mas o cara nem citou "meteoros" e eles já atribuem essa besteira a ele... Pelo amor de Deus! O cara esta se referindo a "corpos sólidos invisíveis"! Esse pessoal viaja demais... Que bom que hoje eles podem ver meteoros pra todo lado; menos eu e você claro... Enfim, palmas pela planicidade da terra e pelo caminho dos astros sobre a mesma; como também todo o céu se movendo em torno da estrela polar (Polaris). No demais é aquela doideira imaginaria inútil, incerta e sem comprovação científica e muito menos teológica na revelação divina.  

Com base nas informações que tive até aqui com mais os conhecimentos de Anaxímenes; entendi que depois que se desapegaram da crença comum de um mundo plano na tentativa de desmistificar mitologias e entender o cosmos e a vida, esses caras se perderam completamente no que diz respeito as origens do universo! Cada um com suas conclusões! Cada um com seu entendimento! Cada um com suas colocações! Cada um com suas explicações! Na sua totalidade filosófica e criada meramente por mentes humanas que mal conseguiam explorar 5km além do solo! É muita ousadia! Petulância e insensatez! Admiro o interesse em tentar buscar explicar fenômenos por trás de muitos eventos naturais, mas deveriam ficar em seu devido ambiente e não tentar formular explicações loucas e infundadas sobre o que não conhecem e nem podem conhecer! Não é proibido mas é perigoso e olha a merda que deu tais atitudes desses filósofos! Não estou descartando todos os conhecimentos, descobertas e criações que possam ter feito em prol da humanidade (se é que existiram) mas mesmo o conhecimento tem limite! 

Fontes: 


Comente sua opinião, compartilhe e muito obrigado por acompanhar nosso trabalho aqui no blog Verdade Urgente e se você esta chegando agora, não deixe de conhecer também nosso trabalho no YouTube: Verdade Urgente. Deus abençoe e não se esqueça de se inscrever aqui no blog e em nosso canal para receber as atualizações! Abraço! 😉



Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem