Anaximandro e os Fundamentos Pseudocientíficos Modernos

Prosseguindo nossos estudos sobre os personagens estranhos, obscuros e seus estudos cabulosos sobre o universo; analisaremos com dados específicos e disponíveis, quem foi Anaximandro e seu modelo mental proposto sobre o universo e a cosmologia que criou raízes longas até nossos dias. A cada exposição fica mais complicado acreditar nos "cientistas" que "descobriram" como funciona tudo no universo. Homens sem um fundo histórico confiável e com obras que se perderam ao longo da história e com fundo no mínimo místico e cheios de símbolos "maçãos" e sem provas de seus estudos; acabam levantando muita desconfiança e mais perguntas do que respostas. Anaximandro é só mais um dentre tantos com suas hipóteses mentais cabulosas e sem sentido real nas ciências práticas e experimentais mesmo em seus dias. Antes de prosseguir eu recomendo que leiam mais artigos sobre o tema proibido na internet que é o real formato de nossa morada e tantos outros assuntos que possa se interessar: 


Escultura de Anaximandro. Imagem: NetMundi.org



Sobre Anaximandro de Mileto

Anaximandro de Mileto nasceu e viveu entre 610 e 546 a.C. segundo as fontes disponíveis. O sujeito era como seus amigos ou demais filósofos: Geógrafo, astrônomo, político e filósofo pré-socrático. Como sempre, eles eram fenomenais em alcançar cargos, posições e status de conhecimento como homens muito inteligentes e se é que existiram, alguns raros conhecimentos nos são úteis hoje ou podemos acessar para saber se eram tudo isso mesmo ou não. Deixa por agora... 

Atribuem a ele o princípio dos "estudos" da astronomia grega com todos os seus delírios e imaginações humanas como visto até aqui. E escrevem que ele foi quem criou em seu tempo na área da geografia e astronomia foi o primeiro da história a desenhar um mapa celeste e um terrestre do mundo habitado de então. Será que foi sobre uma bola também? Sem registro oficial fica complicado saber não é mesmo? 

Ele como outros, escreveu um livro intitulado "Sobre a natureza" que você NUNCA lerá, por também ter desaparecido... É muita desgraça não é mesmo? Atribuem a ele a criação do Gnomon (Relógio Solar); o que levanta ainda mais suspeitas sobre cada fato atribuído a esses camaradas. Já que temos uma pesquisa aqui no Verdade Urgente esclarecendo que o relógio de sol foi feito pelos babilônios e não pelos gregos! Há quem afirme que ele apenas introduziu esse modelo de relógio na Grécia. Essa guerra de narrativas, infelizmente só deixa o pessoal do globo numa enrascada com suas informações mentirosas. 

Atribui-se a ele ainda a duvidosa medição das estrelas com suas magnitudes. Outro assunto sem fundamentação científica confiável e com ferramentas e recursos que possamos conferir a veracidade dos fatos e sua versão. Porque temos outras versões históricas atribuindo a outro filósofo essa fascinante metodologia de medir astros. Tudo muito controverso e confuso no mundo imaginado...





Cosmologia de Anaximandro

 A coisa começa a ficar mais séria ainda em se falando do quanto Anaximandro viajou em suas imaginações para tentar explicar a origem e existência de todas as coisas! Como tenho dito por aqui: "Tudo é possível no terreno na mente!". Ele deduziu que um princípio não divino e não pessoal por denominado A-peiron, gerou uma existência com tudo quanto passou a existir dentro desse universo eterno e infinito. Essa geração ele encontrou base em determinados fenômenos científicos reais como fogo, águas e outros mais. Embora não traçou nenhuma conexão real com suas explicações mentais e nem teria como voltar ao princípio para confirmar tais pensamentos; ele não queria nem saber... Essa sua viagem mental está ligada a crença do Big Bang dentro do universo da bola; de que todas as coisas foram geradas espontaneamente do NADA. Alguém se lembra dos malandros geniais tentando reproduzir o que suas próprias mentes elaboraram com respeito ao surgimento da vida? Pois é, a inspiração vem de longe na história... 

Ele foi longe alegando que existiram outros mundos antes do nosso e dos que eles acreditavam existir! É como se eles tivessem se dissolvido dentro desse infinito existencial, não sendo infinitos. Criando a partir de sua mente, uma existência vasta e infinita onde tudo dentro dela é gerado e dissolvido; como universos que dentro de determinado tempo "nascem" e "morrem". Percebeu alguma semelhança com algumas das hipóteses bizarras sobre o fim, dentro da hipótese do Big Bang? Claro que isso não possui um mínimo de evidência e foi uma troca de histórias de mitos divinos para mentes humanas. Simples assim... Não posso deixar passar que nessa crença supostamente científica, o tal  A-peiron era a fonte, o princípio e o fim em si mesmo. Gente sensata enlouquece lendo isso com olhar firme e cético. 

Suas crenças e malabarismo em muito inspirou os pseudocientistas da modernidade a reutilizarem tais explicações infundadas para esclarecer o funcionamento do universo. Algumas de suas ideias são muito semelhantes a opiniões e teorias da Física atual:

Sua ideia de um mundo que se sustenta por um equilíbrio de forças é muito semelhante à gravidade e à força centrípeta, forças que mantêm a Terra girando em torno do Sol;
Sua ideia de que a ação do Sol faz surgirem as criaturas de estrutura simples na água, que depois migram para a terra e adquirem estrutura mais complexa se parece com a teoria da evolução das espécies;
Sua ideia dos opostos se parece com a teoria de que o vácuo produz partículas (se supõe que, logo depois do Big-Bang, o vácuo tenha produzido pares de partículas e antipartículas que se exterminavam ao se encontrarem, pois o espaço ainda era muito pequeno e os pares sempre se encontravam); as únicas diferenças entre as teorias são que, para Anaximandro, os pares eram de coisas com propriedades determinadas como frio e calor, e para a Física, aqueles pares eram algo como energia concentrada;
Para Anaximandro, os contrários revezam-se no tempo, e para os cientistas, os pares se auto exterminavam - pois eram como +1 (matéria) e -1 (antimatéria) e, ao se encontrarem, precisavam "saldar" sua dívida de energia.
Se pode sempre supor que Anaximandro tenha chegado, em sua época, às mesmas conclusões a que muitos cientistas chegaram hoje, ainda que por meios diferentes (pois Anaximandro dispunha apenas de sua observação e de sua reflexão); assim como se pode supor que tais teorias físicas tenham sido inspiradas na leitura, por parte dos cientistas, de Anaximandro. Em qualquer das hipóteses, pode-se notar que o filósofo era uma pessoa notável.

 Universo de Anaximandro

Uma das ilustrações de como funcionava o universo pela interpretação de Anaximandro. Imagem: DocPlayer



Agora focaremos nos detalhes do universo que imaginou Anaximandro em seu tempo. A terra, segundo sua mente finita e humana, era CILÍNDRICA! Eu não inventei isso! Eu juro! Coisa da cabeça dele! Essa terra se mantinha suspensa em função de uma força de atração gerada por outros corpos celestes e era circundada por várias imensas rodas cósmicas cheias de fogo! Coisa a nível de imaginação Marvel e DC Comics! Qualquer semelhança com a misteriosa e inexistente força da gravidade pode ser uma mera coincidência, correto? Se esse sujeito fizesse parte de nosso tempo e escrevesse livros de verdade ou investisse em HQs baseadas em suas anotações imaginárias; com certeza veríamos esse universo dele nas telas dos cinemas muito rapidamente! Brincadeiras à parte, vamos prosseguir que não terminou ainda as "descobertas científicas" de Anaximandro. 

O sol segundo a mente finita dele, era um furo que girava em uma dessas rodas cósmicas por onde o fogo delas escapava e isso por si já explicava seus movimentos e calor. Estou estupefato! Eclipses se desviam ao bloqueio total ou parcial desse furo. Entendeu? Muito menos eu... A mesma explicação era dada para as fases da Lua, que também era um furo em outra roda cósmica. E finalmente, as estrelas eram pequenos furos em uma terceira roda cósmica, que se situava mais perto da Terra, do que as rodas do Sol e da Lua. Sem muito o que comentar! 

Frases Atribuídas a Anaximandro:
  • O ilimitado é eterno, imortal e indissolúvel.”
  • O ilimitado não tem princípio, pois, nesse caso, seria limitado.”
  • Nosso mundo é um dos muitos mundos que surgem de alguma coisa e se dissolvem no infinito.”
  • Todos os seres derivam de outros seres mais antigos por transformações sucessivas.”
  • As estrelas são porções comprimidas de ar, com a forma de rodas cheias de fogo, e emitem chamas a partir de pequenas aberturas.”
  • O Sol é um círculo vinte e oito vezes maior que a Terra; é como uma roda de carruagem, cujo aro é côncavo e cheio de fogo, que brilha em certos pontos de abertura como os bicos dos foles.”
É possível perceber que a fonte de tantos conhecimentos não passam de meras interpretações mentais sobre tudo que ele via e que tais ideias ainda foram difundidas ao longo da história por personagens como Charles Darwin e sua cópia pseudocientífica da evolução de Anaximandro e outras mais que até hoje são ensinadas nas escolas. 





Considerações e Conclusão

Esse foi um dos artigos mais embaçados de se escrever eu confesso. A única coisa que me veio a mente foi o quanto o homem pode ser um perdido buscando apenas em seus conhecimentos a compreensão do universo e da vida. O maior e sobrenatural registro de como tudo foi criado nos limites que devemos conhecer, crer e entender sobre Deus e as demais coisas que nos desperta curiosidades é a Bíblia. E sempre que o homem tenta de outras formas explicar coisas além do seu alcance; ele nega uma fé para se agarrar a outra que constrói a seu bel prazer como em mais esse caso de Anaximandro de Mileto. Fé e mais nada... Ele imagina que seja como descrevemos aqui e ele mesmo acreditando nisso, ensina outras pessoas de modo absurdamente errado e sem veracidade. Por isso chegamos aonde chegamos com muitos perdidos na estupidez baseada num conhecimento vazio e numa fé cega catalogada como ciência e pessoas caminham em escuridão; sofrendo em sua naturalidade sem conhecer o Deus que os criou. Anaximandro foi mais um pobre infeliz que levado pelos seus sentidos limitados, se enganou e enganou a outras pessoas criando uma cosmologia e um universo baseados em achismo. Se é que ele existiu... 

Fontes: 


Comente sua opinião, compartilhe e muito obrigado por acompanhar nosso trabalho aqui no blog Verdade Urgente e se você esta chegando agora, não deixe de conhecer também nosso trabalho no YouTube: Verdade Urgente. Deus abençoe e não se esqueça de se inscrever aqui no blog e em nosso canal para receber as atualizações! Abraço! 😉



Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem