Hicetas - Rotação ou Translação da Terra?

Hicetas de Siracusa, o filósofo de muitas histórias, diversas hipóteses e poucas evidências... Durante todas as nossas pesquisas sobre os "fundadores da religião filosófica da bola", sempre alertamos sobre a possibilidade da não existência desses personagens que geralmente eram notórios, com currículos cheios de qualidades e idealizadores de diversas hipóteses das mais malucas. Sendo muitas delas defendidas até nossos dias pela pseudociência moderna. Os indícios que mais levantam suspeitas da não existência da maioria desses filósofos são o histórico riquíssimo em qualidade, mas miserável em quantidade de informações. As informações que chegaram até nós foram por mãos de outros contadores de histórias que também deixam dúvidas de sua existência e mesmo as obras literárias de muitos desses sujeitos se perderam de alguma forma. Não consistiram famílias? Não tinham genealogia? Não deixaram descendência? Onde estão restos de suas moradas? Existem túmulos de algum deles? O que aconteceu afinal que pouco nos restou quanto a história da maioria deles? É o que queremos explanar um pouco mais aqui citando alguns exemplos como Hicetas, suposto filósofo com histórias pra lá de confusas e repletas de dúvidas. Quer saber mais sobre tais personagens por aqui? Recomendo que leia alguns artigos sobre eles e outros: 



Hicetas de Siracusa e Contradições

Não compensa gastar o tempo de leitura num artigo curto, com informações repetidas e duvidosas e por isso, baseado neste personagem, demonstrarei como fomos enganados com histórias que nos contaram. Desse sujeito se tem algumas versões "históricas" sobre o que ele acreditava concernente ao universo. Hicetas é mencionado apenas duas vezes na doxografia tradicional da antiguidade tardia (Diógenes Laércio, VIII. 85; Aécio, III. 9. 1-2) e uma vez por Cícero (Acadêmica priora II. 39. 123). Tão pouco se sabe sobre ele que até mesmo sua existência como pessoa histórica tem sido disputada. Vamos ao caos histórico quanto as crenças mentais de Hicetas por relatos de outros? 

Diógenes Laércio em seu aviso sobre Philolaus, o Pitagórico do final do século V a.C., afirma que "ele foi o primeiro a dizer que a terra se move em um círculo, mas alguns afirmam que Hicetas, o Siracusano, foi o primeiro". Aécio diz que "Thales e aqueles que seguem ele disseram que havia uma terra, Hicetas, o Pitagórico que haviam duas, esta presente e a contra terra." Ambas as referências, então, indicam que Hicetas era um adepto do sistema astronômico ligado ao nome de Philolaus, segundo o qual a Terra era considerada como um corpo planetário circulando em torno de um fogo central (a "lareira do inverso") em companhia da contra terra (supostamente um corpo orbitando entre a Terra e o fogo central com a mesma velocidade que a Terra), a lua, o sol e os cinco planetas, na suposição de diferentes velocidades orbitais para cada um desses corpos planetários, os movimentos e posições observados de sol, lua e planetas poderiam ser muito grosseiramente explicados.





Por outro lado, Cícero diz de acordo com Teofrastus (sucessor de Aristóteles como chefe do Lyceum), "Hicetas, o Siracusano, acredita que o céu, o sol, a lua, as estrelas e, de fato, todos os corpos celestiais ficam parados, e que nada se move no universo, exceto a terra; e que, por girar e girar com grande velocidade sobre seu eixo, todos os mesmos fenômenos são produzidos como se o céu estivesse em movimento e a terra parada." Se Hicetas realmente tivesse essa visão, provaria que ele seria astronômico ignorante, uma vez que implicaria num completo desrespeito aos movimentos adequados dos corpos planetários no zodíaco; mas presume Cícero, expressando-se com incompetência científica típica, não significa mais do que isso. Hicetas sugeriu que o fenômeno diário de ascensão e cenário poderia muito bem ser contabilizado assumindo um céu estacionário e a rotação axial da terra como assumindo uma terra estacionária e a rotação da suposição de uma terra estacionária e a rotação dos céus. Nesse caso, Hicetas era um adepto de uma teoria - a rotação axial da terra - que todas as fontes concordam em atribuir a Heráclides de Ponto, um aluno de Platão. 

De qualquer forma, há uma clara discrepância entre as visões atribuídas a Hicetas por Diógenes Laércio e Aécio, por um lado, e por Cícero, por outro. Curtume ("Pseudonymes antiques", em Revue des études grecques, sugere que Hicetas era simplesmente um personagem em um dos diálogos de Heraclides, baseado em um Hicetas real que se tornou tirano de Leontini na Sicília e é mencionado na vida de Plutarco de Timoleon e Dion. Isso, no entanto, parece improvável e, em qualquer caso, não resolve a discrepância em todas as fontes. Resumindo brevemente para não estragar as considerações e conclusões? Dá pra confiar num sistema e cosmologia que desde suas raízes se baseia em dúvidas e personagens cabulosos como o Hicetas? Fica a pergunta para os mais insanos defensores da mentira. Hicetas foi o primeiro a alegar que a terra se move em círculos? Ele realmente acreditava em duas terra? Ou ele cria que a terra estava fixa apenas fazendo o fantasioso movimento de rotação? Ou ele não passava de um personagem fictício? Quem vai saber? Complicado...

Considerações e Conclusão

Infelizmente o que presencio são defensores dessas fantasias silenciosos ou no muito usando de ataques a honra ou algo assim quando se deparam com essas realidades chocantes sobre quem supostamente inspirou toda a existência que a maioria de nós acreditamos um dia. Fomos doutrinados desde a infância onde jamais questionaríamos ou teríamos entendimento suficiente para pesquisar e confrontar tais mentiras. E assim, levamos durante nossa vida toda tais "conhecimentos" como sendo verdades absolutas e inquestionáveis; e olha que somos doutrinados a maioria em escolas públicas com o mais superficial sobre assunto! Deus seja louvado porque fomos despertados e descobrimos quantas mentiras há nesse universo fantasioso e o quanto o ser humano pode tanto delirar quanto usar maldosamente de engano a nível mundial. Hicetas é mais um caso complicado e obscuro de informações duvidosas, contraditórias e cabulosas... Fica ainda mais complicado acreditar sequer na existência desses sujeitos. Você conhecia Hicetas e as versões de sua suposta existência? 

Fontes:


Comente sua opinião, compartilhe e muito obrigado por acompanhar nosso trabalho aqui no blog Verdade Urgente e se você esta chegando agora, não deixe de conhecer também nosso trabalho no YouTube: Verdade Urgente. Deus abençoe e não se esqueça de se inscrever aqui no blog e em nosso canal para receber as atualizações! Abraço! 😉

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Respostas contra 12 argumentos dos ateus

Onde estão os manuscritos originais do Novo Testamento?

Terra Circular Plana - Salmos 19.1 - O Firmamento de Deus (Domo)