Nicolau de Oresme - Tratado do Céu e do Mundo (Imaginário)

Nicolau de Oresme, mais um agente de proliferação de filosofias ateístas, sendo um religioso. Nesse tempo, a maioria das pessoas ainda cria no modelo geocêntrico com uma esfera parada enquanto os astros se moviam em suas esferas e tudo isso com aquela heresia de que Deus estava sustentando essa bola imaginada no espaço. Já estava ruim, mas a coisa ainda poderia piorar como aconteceu de fato. O resultado não poderia ser outro. A igreja romana rendida aos pés da filosofia, tentar manter os pensadores livres debaixo de sua autoridade e mesclando fé e ateísmo de uma forma estranha, contraditória e negligente. Até que não deram mais conta de segurar e se tornou uma forte corrente e concorrente da Igreja de Cristo no mundo essas ideias e suas correlações imaginárias. 

Antes de prosseguirmos com mais esse personagem da bola; recomendo sempre que leia os demais artigos dessa série abençoada e reveladora e também continue nos ajudando em cada artigo que visitar, dando um toque nos parceiros rapidamente para que nosso trabalho continue no ar (com domínio próprio). Muito obrigado mesmo e Deus abençoe sua vida ricamente! Avante para conhecermos mais esse cidadão da bola! 


Nicolau de Oresme, alegou ter provado que a terra se movia contra o geocentrismo. Imagem: My Rio Biblon



Informações sobre Nicolau de Oresme

Nome: Nicolau de Oresme, também conhecido como Nicole d' Oresme, Nicole Oresme, ou Nicolas de Oresme.

Nacionalidade: Fleury-sur-Orne, Reino da França.

História: Cerca de 1320 à 1382 (Incerta)

Currículo: Ele foi um economista, filósofo, matemático, físico, astrônomo, biólogo, psicólogo, musicólogo, teólogo e tradutor francês do período medieval, tendo sido Bispo de Lisieux e conselheiro do rei Carlos V de França. 

Contribuições Científicas: Foi um dos pensadores mais originais da Europa do século XIV, sendo considerado um dos principais fundadores e divulgadores das ciências modernas. Oresme inventou a geometria coordenada antes de Descartes, encontrando a equivalência lógica entre tabular valores e dispô-los em gráficos. Propôs o uso de um gráfico para representar uma magnitude variável que dependesse de outra. É possível que Descartes tenha sido influenciado pelo trabalho de Oresme, dado que ele foi reimpresso diversas vezes ao longo dos 100 anos após sua primeira publicação. Outro trabalho de Oresme contém ainda o primeiro uso de expoentes fracionários, logicamente sem a notação moderna. Oresme trabalhou ainda com séries infinitas.

Entre outras proezas, Oresme foi o descobridor da curvatura da luz através da refração atmosférica; embora, até hoje, o crédito por esse feito tenha sido dado à Robert Hooke.

Imaginações: No seu Tratado do Céu e do Mundo, de 1377, ele demonstrou que as razões propostas pela física Aristotélica contra o movimento do planeta Terra não eram válidas e invocou o argumento da simplicidade (da navalha de Ockham*) à favor da teoria de que é a Terra que se move, e não os corpos celestiais em oposição também à Igreja abraçara o geocentrismo. No geral, o argumento de Oresme a favor do movimento terrestre é mais explícito e bem mais claro do que o que foi dado séculos depois por Copérnico.

* A navalha (lâmina) de Ockham é também conhecida como Princípio da Parcimônia. Nessa teoria, o Ockham defende a simplicidade na elaboração e sistematização do conhecimento. Tal teoria é formulada pautando-se em seu pensamento: “É vão fazer com mais o que se pode fazer com menos”.

Poderíamos traduzir tal teoria nas seguintes palavras: entre duas teorias que expliquem de modo satisfatório um mesmo assunto, devemos escolher prioritariamente a mais simples, evitando-se assim a multiplicação desnecessária dos entes que, segundo o filósofo, para além de clarificar um conceito conduz a erros. É nesse sentido que a navalha de Ockham torna-se uma espécie de “princípio da economia” a rejeitar posturas metafísicas tradicionais na Filosofia.

Desse modo, ao estabelecer o princípio da navalha o filósofo britânico derruba o edifício metafísico platônico. No limite, como bem ressalta Reale, “na filosofia de Ockham, caem por terra as pilastras da metafísica e da gnosiologia tradicional” e afirma o caráter fundamental do conhecimento empírico a partir de uma “economia da razão” que descartaria toda e qualquer multiplicidade desnecessária para a compreensão da realidade.





Considerações e Conclusão

O que aprendemos sobre os fatos pesquisados sobre Nicolau de Oresme no tocante a construção filosófica da bola? Que em seus dias, ele simplesmente ousou contrariar o geocentrismo com todo seu aparato sobrenatural e divino como passou a crer e aceitar a igreja romana e propôs que todas as imaginações inventadas e concluídas mentalmente até ali, fossem baseadas meramente no que é "simples", ou seja, no materialismo; descartando cada vez mais noções de nosso mundo ter sido criado pela indizível sabedoria, inteligência e poder de Deus; seu eterno domínio sobre sua obra e pior ainda dar abertura para interpretações heréticas das revelações nas Escrituras. Mais um bispo que cagou em compartilhar tais "conhecimentos" ateístas filosóficos heréticos com os cristãos romanistas. Lamentável...  O Tratado do Céu e do Mundo é mais uma coletânea de besteiras pioradas, passando do geocentrismo para o heliocentrismo. Semelhante à obra de João do Sacrobosco. (Valei-me! Nome feio da peste!) Cabe ressaltar de cara que, certamente ele se utilizou dos mesmos argumentos superficiais de seus antecessores quanto a provar o movimento da terra: Astros subindo e descendo aparentemente aos olhos do observador e outras gambiarras e argumentos que já conhecemos e foram exaustivamente refutados... 

Embora o argumento da navalha de Okham não passe de mais um subterfúgio de homens "pensantes" e busque apenas tentar explicar as coisas pelas vias mais naturais possíveis; vemos que a intenção da maioria que trabalhou com esses pensamentos, muito mais se preocuparam em descartar por completo Deus e quaisquer outros eventos sobrenaturais da existência da criação do que simplesmente usar de uma análise simples sem maldade. Prova disso? Analise o nosso cenário atual e a quantidade de ateus negacionistas militantes que esse balaio de ideias humanas não gerou ao longo da história? Embora alguns pobres crentes religiosos se envolveram nisso tentando colocar Deus nessa versão de universo e forçar a barra em todos os sentidos, isso não terminou bem e a Igreja só sofreu no mundo todo com doutrinação; pressão psicológica pelas contradições gritantes entre a revelação divina e a "ciência" e sem contar os casos de perseguição e embates sobre as duas cosmovisões antagônicas. Parabéns aos cristãos que se atolaram nessa lama filosófica... 

“É vão fazer com mais o que se pode fazer com menos”. Essa conclusão e metodologia também guinou o avanço dessas besteiras, mantendo pessoas alienadas a seus pensamentos simplistas e vãos, mesmo ignorando o campo da metafísica e o sobrenatural. As pessoas começaram de forma burra invertendo a lógica e percepção milenar (não importando as mitologias nos modelos) e prosseguiram andando segundo seus pensamentos e analogias da realidade. Desconhecendo fundamentos essenciais da ciência empírica e leis que ainda não haviam dominado; essas hipóteses foram avançando ao longo da história e por mentes distorcidas, limitadas e descrentes e vemos o que temos hoje. De ateus em meio a sociedade em colapso sensorial e espiritual não conseguindo sequer apreciar na criação as obras de Deus, entendendo todo o básico gritante sobre o universo e nosso mundo; e doutores do delírio alegando coisas que nunca viram e compartilhando todo amontoado de informações "técnicas" sem fundo material científico de verdade. Ou alguém já foi no sol para descrever seus detalhes ricamente? Conhecia mais esse construtor da bola molhada giratória? 

Fontes: 



Deixe sua opinião que é muito importante para mim; compartilhe este artigo para mais pessoas aprenderem e despertarem e obrigado por acompanhar este humilde trabalho e se esta chegando agora, se inscreva com seu email abaixo para receber artigos novos sempre:
  

Digite seu Email:

Verdade Urgente no YouTube

Deus abençoe muito sua vida e espero ter contribuído de alguma forma para seu crescimento em busca de verdades. Abraço! 😉 Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." João 14:6


Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem