A Trindade no Livro de Josué

No livro de Josué existem evidências diretas ou indiretas à Trindade Divina? Será que há embasamento para crença no Deus Trino na história de Josué? Em nossa busca metódica e temática por toda a Bíblia, analisaremos, agora, o livro de Josué, sucessor de Moisés, que conduziu o povo na entrada da terra prometida por Deus a Abraão. Passamos por Gênesis, Êxodo, Levítico e Deuteronômio, demonstrando que existem referências e inferências em cada um desses livros das pessoas da Trindade. Até aqui temos ser impossível aceitar que Deus seja apenas uma pessoa com manifestações diferentes ou forças especiais e faces diferentes como acreditam os hereges em suas muitas versões, interpretações e especulações a respeito das pessoas de Deus. Sim, porque a prova base dessa pluralidade está nas incontáveis ocorrências de "Elohim" em "Deus". Todos os livros até aqui possuem diversas menções a Deus no plural! Por que em Josué seria diferente? Provaremos aqui também que Deus não é Deus de confusão e por isso se revelou nessa história da mesma forma, por ser sempre o mesmo Deus (Elohim).

Josué teve contato com o Príncipe dos Exércitos do SENHOR que possivelmente é o Cristo.
Imagem: Yandex



A Trindade com Josué

Mal inicia o legado de Josué e temos muitas informações profundas e reveladoras da Trindade no primeiro capítulo! Lembra da forma variada com que Deus se comunica? Ora conversando em "equipe", em outros casos na primeira pessoa. Também se referindo aos demais participantes da Trindade e até falando de si de forma mais externa. Nelas todas encontramos indicação das três pessoas de Deus e sempre harmoniosamente. Para muitos, que mesmo lhes falte conhecimento básico na língua materna e mais ainda nos originais, isso pode passar desapercebidamente, mas são detalhes incríveis como em Josué 1.9! Deus começa falando na primeira pessoa com Josué, sobre sua missão, que foi ele quem mandou Josué conduzir o povo depois de Moisés. Na mesma frase, ele menciona "o SENHOR, teu Deus" na terceira pessoa. E olha que só aqui temos dois nomes e títulos  completíssimos. "Deus" aqui, é "Elohim" indicando novamente a pluralidade de Deus! Temos três evidências logo de cara! Uma das pessoas fala com Josué sobre a missão dada a ele e reforça que a Trindade estaria com ele por onde andasse! Já em Josué temos outra ocorrência de Deus falando na terceira pessoa de si.

"Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares." Js 1.9.

 

"Dispõe-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Há coisas condenadas no vosso meio, ó Israel; aos vossos inimigos não podereis resistir, enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas. Pela manhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o SENHOR designar por sorte se chegará, segundo as famílias; e a família que o SENHOR designar se chegará por casas; e a casa que o SENHOR designar se chegará homem por homem." Js 7.13–14.  


Deixarei apenas este texto para reforçar que, de fato, "Deus" no plural "Elohim" ocorre ao longo de todo o livro de Josué como nos livros anteriores que já mostrei. Sendo assim, sempre que ocorre essa menção no plural, obviamente que não está corroborando o politeísmo da qual somos acusados de defender, mas apenas confirmando que Deus existe em três pessoas. Ou, três pessoas são Deus. Explicado isso aqui também, não listarei todas as ocorrências que trazem a mesma essência e tomariam muito tempo e espaço na composição e leitura do artigo. E sempre que ler Josué, preste atenção no modo usado por Deus para conversar, se na primeira pessoa ou na terceira. Isso diz muito também. 

"Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque, dentro de três dias, passareis este Jordão, para que entreis na terra que vos dá o SENHOR, vosso Deus, para a possuirdes." Js 1.11.

Como eu disse acima, temos também no livro de Josué a ocorrência singular de "'El" para "Deus" com certeza se referindo a Deus como um topo e não a singularidade de uma das pessoas e nem a pluralidade. Confuso para quem ainda não discerniu a essência de Deus como nos mostram as Escrituras, mas após se habituar à leitura e o conhecimento, você passa a entender um pouco mais. Ao dizer que Deus é um "Deus vivo", Josué está afirmando que ele vive, em contraste com os deuses mortos das nações. Como "Elohim" esse singular hebraico também ocorre outras vezes no livro de Josué e geralmente acompanhado de uma qualidade de Deus em seu todo. 

"Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós e que de todo lançará de diante de vós os cananeus, os heteus, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus." Js 3.10.

Em Josué temos mais uma teofania possivelmente ligada a Cristo. Nos livros anteriores mostramos o Anjo de Deus ou Anjo do SENHOR que trazia em si características, falas e qualidades divinas, apontando fortemente para a pessoa do Cristo. Claro que é complicado se referir a uma identidade específica para cada pessoa da Trindade, visto que não há nomes claros para cada um, salvo o Espírito que assim é mencionado juntamente com todas as suas qualidades e características. Quando uso "Cristo" ou "Messias" e até mesmo "Filho" são apenas referências que servem como âncora para melhor compreensão de qual pessoa estou falando ou mesmo está sendo revelada e mencionada no texto em apreço. Nessa aparição a Josué, ele se apresenta como "príncipe do exército do SENHOR". O termo em si parece redutivo, mas em sentido amplo "sar" significa "governante, líder, chefe, oficial e capitão". Sendo assim, aqui está o Líder dos exércitos de Deus. 

Alguém poderia considerar ser Miguel, mas em quase todas as ocorrências de sua aparição, há menção ao seu nome. E notemos que ele se apresenta da mesma forma que o Anjo que apareceu a Balaão, com uma espada em sua mão. Outro fato claríssimo aqui é quando Josué se prostra para o adorar e não é repreendido por seu ato. Coisa que sempre acontece quando um servo de Deus se coloca a adorar um ser teofânico, como um anjo qualquer. Se não fosse uma manifestação dessa pessoa da Trindade, não permitiria tal ato da parte de Josué e o recomendaria adorar a Deus! Na sequência da conversa, temos esse príncipe falando como Deus, semelhante às demais aparições do Anjo de Deus. Claramente, é dito que quem fala com Josué é o "SENHOR"! E ele confirma que entregou Jericó na mão de Josué com seu rei e seus valentes! Mais um detalhe aqui é que quando Josué o chama de "senhor" é usada a expressão "aw-done'", que também é usada para Deus e para Cristo no Novo Testamento. Inegavelmente foi uma manifestação do Cristo em teofania aqui. Mas não confunda com encarnação, pois não tem nada a ver uma coisa com a outra. 

"Estando Josué ao pé de Jericó, levantou os olhos e olhou; eis que se achava em pé diante dele um homem que trazia na mão uma espada nua; chegou-se Josué a ele e disse-lhe: És tu dos nossos ou dos nossos adversários? Respondeu ele: Não; sou príncipe do exército do SENHOR e acabo de chegar. Então, Josué se prostrou com o rosto em terra, e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo? Respondeu o príncipe do exército do SENHOR a Josué: Descalça as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim." Js 5.13–15.

"Então, disse o SENHOR a Josué: Olha, entreguei na tua mão Jericó, o seu rei e os seus valentes." Js 6.2.

 

"E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus." Ap 22:8,9

Josué, de uma forma incrível e harmoniosa, cita Deus num jogo de palavras onde ele usa "'El", "JEOVÁ" e "Elohim" juntas! "'El" está tanto em "Deus" aqui, quanto em "Poderoso" e no original temos sim tal variação. De qualquer forma, temos Josué se referindo a pessoa Deus (Elohim) como "o Poderoso" e também "YHWH" traduzido por "SENHOR, JEOVÁ, o Existente". Novamente, temos a Trindade como Deus Poderoso nas palavras de Josué. O contexto aqui era sobre um altar que tribos que ficaram do outro lado do Jordão erigiram e seus irmãos preocupados foram inquirir a respeito, mas era apenas uma garantia de que não fossem excluídos do restante das tribos no amanhã. Era um altar de testemunho e não de idolatria ou rebeldia por parte deles. No segundo caso de Josué em seus dias finais à frente do povo, ele também faz menção a Deus usando "'El" em "Deus zeloso" e "Elohim" em "Deus Santo". E também temos aqui novamente o tetragrama "YHWH" em "SENHOR". 

"O Poderoso, o Deus, o SENHOR, o Poderoso, o Deus, o SENHOR, ele o sabe, e Israel mesmo o saberá. Se foi em rebeldia ou por infidelidade contra o SENHOR, hoje, não nos preserveis." Js 22.22.

"Então, Josué disse ao povo: Não podereis servir ao SENHOR, porquanto é Deus santo, Deus zeloso, que não perdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados. Se deixardes o SENHOR e servirdes a deuses estranhos, então, se voltará, e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos ter feito bem." Js 24.19–20.

Ao ler o livro de Josué, não encontramos nenhuma citação ao Espírito Santo de Deus. Podemos inferir pelas revelações básicas sobre a Trindade que ele está presente em todas as menções no plural "Elohim". Mais ainda na vida de Josué, o capacitando para entrar na terra prometida e guerrear contra as nações, como consta no último capítulo do livro de Deuteronômio. Se lembra que Deus assim capacitava os líderes, profetas e reis com seu Espírito Santo? Moisés, antes de encerrar de vez sua carreira, impôs as mãos sobre Josué e ele foi capacitado com outras pessoas foram para missões específicas, a exemplo de Bezalel e Aoliabe na fabricação dos elementos para o tabernáculo. Então, concluímos que a Trindade também está presente no livro de Josué. 

"E Josué, filho de Num, foi cheio do Espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés." Dt 34:9

"Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor, para elaborar projetos, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre, e em lapidar pedras para engastar, e em entalhes de madeira, para trabalhar em todo o lavor. E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todos aqueles que são hábeis, para que façam tudo o que te tenho ordenado." Êx 31:2-6

Considerações e Conclusão

Estas são resumidamente as principais menções à Trindade que temos por referência direta e indireta, constando nos originais ou explicitamente declarado nos textos. Há evidências incontestáveis em todos os livros que comprovam a unidade de comunicação entre Deus e as pessoas, a pluralidade no contexto hebraico "Elohim", as teofanias que sempre apontam para uma pessoa divina que se apresenta como Deus e é agraciada como tal. As conexões entre os textos também são importantes para compreender a Trindade. O livro de Josué nos revela que o Deus Trino o capacitou pelo Espírito Santo. E apareceu na teofania do Príncipe dos Exércitos do SENHOR para revelar o porquê da derrota em Ai, e sempre esteve falando com ele na pessoa do Pai. Volto a esclarecer que "Pai, Filho, Cristo, Messias" são nomes e títulos que melhor podemos usar para apontar sobre quem estamos falando. Eu bem si que no Antigo Testamento, ele ainda não era o Filho, por exemplo. E nem havia se manifestado como o Cristo para o seu povo. Mas como citar tais pessoas de Deus se não for mencionando referências do Novo Testamento? 

Já vi pregadores desapercebidos citando que tais teofanias do Messias era Jesus, e isso se considerado literalmente é de gafe a heresia! Jesus, Homem, Cristo encarnado não aparece no Antigo Testamento! Se for um pregador ou ensinador, precisa esclarecer esse detalhe essencial que todo herege ama fazer confusão a respeito. Ele só passou a se chamar Jesus no Novo Testamento! Enfim, mais um livro que lança luz sobre quem Deus (Elohim) é e atesta que Deus não é singular em sua essência, mas plural. É único por não haver outro assim como ele, porém, dentro de si, de sua essência, há, sim, três pessoas apresentadas de Gênesis à Apocalipse e continuaremos a mostrar isso aqui no Verdade Urgente. Espero que seja assinante das atualizações e se ainda não for, considere cadastrar seu e-mail para receber artigos novos que publicarei aqui. Compartilhe em seus grupos, com amigos, irmãos e aquele seu conhecido herege favorito para tentarmos resgatar ele do engano. Deus abençoe grandemente sua vida! 


Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem