A Trindade no Livro de Deuteronômio

Existem citações, manifestações ou sinais de que a Trindade se encontra no livro de Deuteronômio? Podemos provar por evidências suficientes que Deus existe em três pessoas? É o que pretexto corroborar em mais este estudo sobre a Trindade Divina. Esse tema complexo que muitos movimentos heréticos insistem em negar e o que é crido e apregoado na maioria das igrejas ao longo da história e no mundo todo. Reforço que sei que não sou o primeiro e nem serei o último a escrever sobre este assunto e reconheço que muitos já tem suas convicções firmes pela própria Palavra de Deus. Apenas aproveitar o tema indicado por um primo meu que é leitor do Verdade Urgente e sugeriu escrever sobre isso, e colocar meus conhecimentos em movimentação para sempre renovar minhas memórias sobre a Trindade. Para mim, isso é mais prazeroso do que pensa! O nome "Deuteronômio" deriva do grego e significa "segunda lei". É o quinto e último livro do Pentateuco, a primeira seção da Bíblia hebraica e parte do Antigo Testamento da Bíblia cristã. O título em hebraico, "Devarim", significa "palavras", e vem do primeiro versículo: "Estas são as palavras que Moisés falou… ". Este livro contém repetições das leis dadas por Deus ao pé do Monte Sinai, mas ainda assim, quero comentar sobre Deus e os detalhes revelados aqui. 

Deus é citado como a Rocha, assim como Cristo no Novo Testamento.
Imagem: Yandex


A Trindade em Deuteronômio

Começaremos novamente pela ocorrência mais enfática, que permeia todo o livro de Deuteronômio como nos demais até aqui, a qual é a expressão hebraica para "Deus" no plural que é "Elohim". Exceto pelas exceções no singular, a maioria dessas citações estão indicando sempre a Trindade por trás de "Deus". É sempre bom esclarecer que esse termo nos remete às três pessoas de Deus e não a três deuses. Como tenho feito até aqui, não deixarei uma avalanche de versículos contendo essa palavra porque querem dizer o mesmo. Destaque para o complemento "SENHOR" (YWHW, JEOVÁ, o Existente), que ocorre muitas vezes conectado a palavra Deus. 

"O SENHOR, nosso Deus, nos falou em Horebe, dizendo: Tempo bastante haveis estado neste monte." Dt 1.6.

Aqui encontramos aquela ocorrência especial e reveladora que ocorre menos vezes que a usual. Me refiro ao título "Deus" que na mesma frase o próprio SENHOR usa a primeira citação no plural "Elohim" e a segunda, no singular "'El". Isso dá um nó em nossas cabeças limitadas, mas sabemos que estamos falando do único Deus verdadeiro com suas três pessoas divinas. Calma que ainda tem esse detalhe riquíssimo onde você pensa ser alguém fazendo menção a pessoa de Deus e suas obras, quando, na verdade, é uma das pessoas da Trindade, falando da Trindade! Quem está dialogando, fala por diversas vezes por todo o livro na terceira pessoa! Claro que aqui fica um pouco mais confuso, devido termos as três pessoas no céu ocultas em mistério. Mas no Novo Testamento, quando Cristo está encarnado, vemos isso mais claramente nos diálogos e menções dele com o Pai e sobre o Espírito Santo. Tais textos com duas ocorrências diferentes acontecem muitas vezes também e por isso, evitarei expor todas. Repare em Dt 5.9 como ele usa "eu" para falar de seu zelo, e novamente, temos ambas as expressões "Elohim" e "'El"

"Porque o SENHOR, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso." Dt 4.24.

"Quando estiveres em angústia, e todas estas coisas te sobrevierem nos últimos dias, e te voltares para o SENHOR, teu Deus, e lhe atenderes a voz, então, o SENHOR, teu Deus, não te desamparará, porquanto é Deus misericordioso, nem te destruirá, nem se esquecerá da aliança que jurou a teus pais." Dt 4.30–31.

 

"... não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem," Dt 5.9.

"... porque o SENHOR, teu Deus, é Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do SENHOR, teu Deus, se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra." Dt 6.15.

"Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos;" Dt 7.9.

"Não te espantes diante deles, porque o SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, Deus grande e temível." Dt 7.21.

"Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno;" Dt 10.17.

Uma das verdades que os hereges adoram citar sem contexto é a de que Deus é único, como nos textos abaixo que constam em Deuteronômio. O fato é que sabemos disso! Mas quanto mais tentamos explicar sobre a Trindade de pessoas na unidade de Deus, eles ou não entendem, ou fingem desentendimento. Não negamos que Deus seja único, mas sabemos que quando ele diz isso, não está no contexto da Trindade e sim do politeísmo! Então, quando Deus sim que é um ou único, está confirmando não haver outro como ele e isso é fato! Sendo assim, não existem outros deuses semelhantes a ele. O maior problemas para os hereges teimosos está no fato de que nessa frase, ele faz menção à Trindade! Sim, ele usa "Elohim" em "Deus". Vai alegar que ele fala de anjos, usa um mero estilo de linguagem, motiva o politeísmo ou que é de fato existente em três pessoas num só Deus? Complicou agora. Claro que nós que cremos e conhecemos nas Escrituras a revelação da Trindade, não fazemos confusão quanto a isso. O nosso Deus (Elohim) é o único Deus (Elohim) e único SENHOR. Até os judeus se lessem em sua própria língua o que está por trás de Dt 6.4, no mínimo se questionariam porque "Elohim" é o termo usado para "Deus" neste texto e não "'El"

"A ti te foi mostrado para que soubesses que o SENHOR é Deus; nenhum outro há, senão ele." Dt 4.35.

"Por isso, hoje, saberás e refletirás no teu coração que só o SENHOR é Deus em cima no céu e embaixo na terra; nenhum outro há." Dt 4.39.

"Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR." Dt 6.4.

Agora veremos mais um texto que sozinho pode não significar tanto, mas se contextualizado com o Novo Testamento, temos uma profunda revelação não só sobre Cristo, o Cordeiro sacrificado, como também ele é chamado de "nossa páscoa" pelo apóstolo Paulo em sua segunda carta aos coríntios! Há não só um paralelo aqui, como um maravilhoso, harmonioso e perfeito paradoxo envolvendo a Trindade! Isso ganha ainda mais encanto e forma na medida que avançamos para o Novo Testamento. Temos Deus (Elohim) estabelecendo a Páscoa, onde apontaria para o Cristo que como Cordeira seria sacrificado ao próprio Deus (Elohim), sendo ele mesmo o Sumo Sacerdote ofertante! Resumindo, temos a Trindade Divina provendo por nós o sacrifício único e perfeito no corpo de Jesus Cristo, o Filho de Deus! Ou mais impactante ainda, o "Deus encarnado"! Como a tua Palavra é perfeita oh Deus! Como seus planos são puras graça e misericórdia! 

"Então, sacrificarás como oferta de Páscoa ao SENHOR, teu Deus, do rebanho e do gado, no lugar que o SENHOR escolher para ali fazer habitar o seu nome." Dt 16.2.

"Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós." 1 Coríntios 5:7

Moisés, de forma profética, revelou que Deus (Elohim) levantaria do meio de Israel um profeta semelhante a ele. Essa profecia se cumpriu em Jesus Cristo conforme autentica Pedro em sua pregação no dia de Pentecostes no livro de Atos. Claro que existem muitas outras conexões que poderão ser comentadas a partir do Novo Testamento, mas estou expondo estas para demonstrar como não podemos isolar textos e criar pretextos para confusão e heresias. O Deus Trino levantou a Jesus Cristo, semelhante a Moisés, para conduzir o povo da escravidão do pecado à verdadeira liberdade. Trabalho maravilhoso e harmonioso da Trindade Divina. 

"O SENHOR, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás," Dt 18.15.

"Porque Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo." Atos 3:22,23

Em mais uma citação simbólica descrevendo a natureza de Deus, temos no cântico de Moisés uma revelação e conexão com Cristo novamente. Moisés fala sobre Deus (Elohim) ser a Rocha, logo me veio ao coração o mesmo título dado a Cristo com uma revelação muito mais ampla, como sendo a Rocha que esmagará os governos ímpios do mundo e na qual foi edificada a igreja de Deus! Temos muitos outros textos conectados sobre o simbolismo da rocha, mas deixarei apenas alguns para confirmar essa conexão e harmonia sobre as pessoas de Deus. Em Dt 32.18 temos esse título conectado ao singular "'El" em "Deus". Aqui, o povo é reprovado por se afastar da Rocha que os criou e deu razão de existir! Se Cristo é tido como a Rocha e criou todas as coisas, temos mais uma revelação em harmonia com a Trindade Divina! 

"Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto." Dt 32.4.


"Olvidaste a Rocha que te gerou; e te esqueceste do Deus que te deu o ser." Dt 32.18. 


"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica, será semelhante a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha." Mt 7:24 

"Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." Mt 16:18 

Existe ainda uma expressão rara usada para se referir a Deus. Nos originais que é ’elowahh (forma contrata) אלה ’eloahh. Ela se encontra em um texto onde Deus cita os sacrifícios que os pais daquela geração de Israel ofereceram a deuses que não tinham nada a ver com o Deus verdadeiro. Lembrando que quando Arão fez o bezerro de ouro, ele tentou sustentar a fé do povo dizendo que aquele bezerro era Deus! De qualquer forma, essa expressão rara também está conectada ao nosso Deus Trino. 

"Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; a deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, dos quais não se estremeceram seus pais." Dt 32.17.

Achei por bem deixar aqui mais uma ocorrência de "'El" por estar sozinha no texto. Esse termo no singular é usado novamente numa reprovação de Deus contra o povo que cometeu o grave e ofensivo pecado de idolatria contra seu Libertador do Egito. Ao dizer que o povo o provocou com aquilo que não é "Deus", é como se Deus (Elohim) se referisse a si de uma forma mais distante ou externa. Seria alguém da Trindade se referindo ao Deus único. Louco não é mesmo? Mas espero que tenha compreendido. É uma referência em terceira pessoa de uma pessoa de Deus. Existem ainda outras ocorrências solitárias como esta que parecem expressar a mesma citação a Deus em seu todo. 

"A zelos me provocaram com aquilo que não é Deus; com seus ídolos me provocaram à ira; portanto, eu os provocarei a zelos com aquele que não é povo; com louca nação os despertarei à ira." Dt 32.21.

"Não há outro, ó amado, semelhante a Deus, que cavalga sobre os céus para a tua ajuda e com a sua alteza sobre as nuvens." Dt 33.26.

Considerações e Conclusão

Diferente dos demais livros, não temos aqui menções ao Anjo do SENHOR e nem ao Espírito Santo, possivelmente por ser um livro de memórias e citações a fatos que aconteceram e às promessas por parte de Moisés perante a nova geração que herdaria a terra prometida. Então, Deuteronômio não é especificamente um livro inédito em tudo que contém, mas ainda assim, encontramos revelações incríveis e evidências básicas como nos demais sobre a Trindade Santa. Mas até aqui temos incontáveis textos com ocorrências de "Deus" no plural "Elohim", além das falas peculiares das pessoas de Deus em várias ocasiões, indicando ser mais do que apenas uma pessoa. Se prepare porque ainda temos muito que caminhar pela Bíblia e no final somar tudo isso. Com certeza encontraremos o mesmo que encontraram os primeiros defensores da fé cristã. Admira-me ainda existir pessoas que com as Escrituras em suas mãos creiam em quaisquer outras argumentações que não se encaixam de fato ao que os textos dizem claramente ou apontam indiretamente. Mas, com todo prazer, deixarei esse legado no Verdade Urgente também e espero que fique comigo até o fim. Já se inscreveu para não perder novos artigos sobre este tema? Recomendo que faça isso e compartilhe com demais curiosos, aprendizes e hereges teimosos. Deus abençoe sua vida ricamente! 


Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem