A Trindade no Livro dos Juízes

Temos constatação da doutrina da Trindade no Antigo Testamento? Será que podemos nos deparar com as pessoas de Deus no livro de Juízes? Este é mais um dos livros dentre as Escrituras Sagradas que estaremos rastreando todas as ocorrências diretas e indiretas das pessoas divinas da Trindade Santa de Deus. Até aqui, só constatamos que de Gênesis a Josué, existem diversas referências e inferências que nos mostraram a Trindade em sua essência. Volto a esclarecer que não é fácil citar as pessoas não havendo nomes específicos para elas, e por isso uso títulos conhecidos nas Escrituras. Mas isso não impede a compreensão por parte de quem quer que seja de que existem três pessoas em Deus. Confesso estar sendo maravilhoso e revelador rever este assunto. E de forma mais profunda ainda poder compartilhar com você querido leitor do Verdade Urgente. O livro de Juízes se passa após a morte de Josué e narra a história do povo de Israel durante o período entre a conquista da Terra Prometida e o estabelecimento da monarquia. Ele está repleto de profundas revelações sobre o Representante de Deus, do Espírito Santo e da própria Trindade como nos demais livros até aqui, porém com maior aparições e atuações de Deus na vida de alguns juízes. Prossigamos com mais essa maravilhosa pesquisa e estudo! 

Sansão foi um dos juízes mais poderosos e usado pelo Espírito Santo de Deus.
Imagem: Yandex



A Trindade com os Juízes

Nossa primeira citação ao Deus Trino já consta em Juízes 1.7, onde consta "Elohim", na forma plural, como em todas as ocorrências desde o Gênesis até aqui. Sempre que encontrarmos esse termo hebraico no plural, e algum defensor de heresias e achismos tentar justificar, não haverá terceira opção. Ou ele admite que Deus, no original, é Trino, conforme revela o contexto geral das Escrituras, ou a Palavra de Deus nos induz, veladamente, ao politeísmo. Alegar erro de escribas ou tradutores em todas as incontáveis citações é o cúmulo da ignorância e achismo! Sabendo isso, comecemos com essa citação por Adoni-Bezeque em Juízes. 

"Então, disse Adoni-Bezeque: Setenta reis, a quem haviam sido cortados os polegares das mãos e dos pés, apanhavam migalhas debaixo da minha mesa; assim como eu fiz, assim Deus me pagou. E o levaram a Jerusalém, e morreu ali." Jz 1.7.

Acredito que o livro de Juízes é um dos mais reveladores sobre o Representante de Deus, traduzido por "Anjo do SENHOR". Já demonstrei por todas as evidências teológicas e episódios até aqui que não pode ser um anjo qualquer este Ser, mas sim uma pessoa divina. Quanto mais ele aparece, mais evidente fica que, na verdade, é uma teofania do Cristo no Antigo Testamento. No começo da história de Juízes, ele aparece ao povo e falando na primeira pessoa, os lembra de feitos do passado, ele outorga para si essas realizações! Desde as promessas da terra prometida a Abraão, Isaque, Jacó; a saída do Egito e todo o caminho no deserto até a terra prometida também ele estava envolvido! E notemos que aqui ele fala em primeira pessoa! Não esqueça de considerar que está falando ainda como o SENHOR (YHWH, JEOVÁ, o Existente). Basta se lembrar de cada episódio que já estudamos aqui e ter em mente que ali estava também o Representante do SENHOR! Essas conexões harmoniosas revelam muito do que estamos expondo sobre a Trindade! Revelações progressivas acontecem do decorrer das Escrituras com ações e falas de Deus. Após reconhecerem seus pecados e se arrependerem, eles choram e oferecem sacrifício ao SENHOR. 

"Subiu o Anjo do SENHOR de Gilgal a Boquim e disse: Do Egito vos fiz subir e vos trouxe à terra que, sob juramento, havia prometido a vossos pais. Eu disse: nunca invalidarei a minha aliança convosco. Vós, porém, não fareis aliança com os moradores desta terra; antes, derribareis os seus altares; contudo, não obedecestes à minha voz. Que é isso que fizestes? Pelo que também eu disse: não os expulsarei de diante de vós; antes, vos serão por adversários, e os seus deuses vos serão laços. Sucedeu que, falando o Anjo do SENHOR estas palavras a todos os filhos de Israel, levantou o povo a sua voz e chorou. Daí, chamarem a esse lugar Boquim; e sacrificaram ali ao SENHOR." Jz 2.1–5.

Temos em Juízes, também, o tetragrama em vários textos, significando "SENHOR, JEOVÁ, o Existente". Esse é um nome bem pessoal de Deus e revelado a Moisés desde o Sinai. Ele está em todos os livros da Bíblia e não citarei todas as ocorrências, por trazerem o mesmo sentido e significado. O detalhe recai sempre da citação junto à "Elohim" em "Deus". Essa harmonia entre as pessoas da Trindade em cada atributo e característica é incrível! 

"Deixaram o SENHOR, Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses das gentes que havia ao redor deles, e os adoraram, e provocaram o SENHOR à ira." Jz 2.12.

O Espírito de Deus também tem um papel claríssimo sobre a vida de muitos juízes capacitados por ele para libertar o povo da opressão e escravidão dos povos vizinhos. Era um período caótico e cheio de altos e baixos, porém o SENHOR não deixava de levantar homens com poder e habilidades extraordinárias para vencer batalhas e fazer proezas em seu nome. Otniel foi um desses juízes que o Espírito do SENHOR veio sobre ele e venceu a Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia. Temos aqui duas ocorrências harmoniosas da Trindade em "SENHOR" "Espírito do SENHOR". Cabe dissolver aqui as crenças dos que pensam que o Espírito por ser "do SENHOR" implica em ser uma "força ativa" ou algo do tipo. Negativo. Isso nos diz que ele procede de Deus (Elohim), ele vem da Trindade, procede do SENHOR. Vem de dentro do Deus Trino para ser bem mais claro. 

"Clamaram ao SENHOR os filhos de Israel, e o SENHOR lhes suscitou libertador, que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, que era irmão de Calebe e mais novo do que ele. Veio sobre ele o Espírito do SENHOR, e ele julgou a Israel; saiu à peleja, e o SENHOR lhe entregou nas mãos a Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia, contra o qual ele prevaleceu." Jz 3.9–10.

Débora, de forma poética, relata fatos que aconteceram nas guerras de Israel e fala também sobre o Representante de Deus novamente. Como se ele mandasse o povo amaldiçoar a Meroz e seus moradores que não prestaram auxílio ao SENHOR que estava em seu povo Israel. Acho que dispensa comentários sobre termos aqui mais citações harmoniosas da Trindade. 

"Amaldiçoai a Meroz, diz o Anjo do SENHOR, amaldiçoai duramente os seus moradores,  porque não vieram em socorro do SENHOR, em socorro do SENHOR e seus heróis." Jz 5.23.

Novamente, as duas ocorrências juntas em Juízes, porém com aquele detalhe riquíssimo de Deus falando em primeira pessoa, usando "Eu". Se lembra dessa revelação incrível onde ele fala na primeira e na terceira pessoa apontando para a Trindade às vezes? Esse detalhe também está presente em todo o livro dos juízes e não trarei todas elas aqui. Apenas um exemplo por livro, acredito ser suficiente para sanar quaisquer dúvidas. 

"Tendo os filhos de Israel clamado ao SENHOR, por causa dos midianitas, o SENHOR lhes enviou um profeta, que lhes disse: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu é que vos fiz subir do Egito e vos tirei da casa da servidão; e vos livrei da mão dos egípcios e da mão de todos quantos vos oprimiam; e os expulsei de diante de vós e vos dei a sua terra; e disse: Eu sou o SENHOR, vosso Deus; não temais os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; contudo, não destes ouvidos à minha voz." Jz 6.7–10.

Preparado para mais uma imersão profunda em Deus? Desde Gênesis até aqui, este é o maior episódio com o Anjo do SENHOR que temos. Aliás, após conhecer o termo "Representante" por trás de "Malak" fica cada vez mais difícil de engolir essa tradução de "Anjo" que mais confunde do que ajuda a entender o texto. Mas vamos aos fatos maravilhosos encontrados nesse episódio do chamado de Gideão. Tudo que temos aqui é ainda mais revelador de que esse personagem seja realmente uma teofania do Messias. Ele fala do SENHOR na terceira pessoa. Logo, quando Gideão questiona sobre o SENHOR ser realmente com ele e com Israel, é nos dito que "se virou o SENHOR para ele", deixando claro que esse ser era o SENHOR! Ao se virar para Gideão, ele fala na primeira pessoa, deixando claro que ele o havia enviado para livrar o povo dos midianitas! Ele insiste em se diminuir e o Representante fala novamente que é com ele na primeira pessoa: "eu estou contigo". Enfim, em dúvidas, ele pede um sinal se aquele Representante era mesmo o SENHOR e sugeriu que ele o esperasse até que preparasse uma oferta e voltasse para oferecer a ele. Preparando um cabrito, bolos sem fermento e o Representante de Deus instruiu como ele deveria dispor aquela oferta sobre uma rocha e ao fazer daquela forma, ele estendeu seu cajado sobre a oferta e surgiu um fogo da rocha e consumiu tudo! 

Então o Representante de Deus desapareceu dali e Gideão viu que era realmente ele e ficou espantando. Ele temeu morrer por ver este Representante de Deus, frente a frente, porém de alguma forma o SENHOR o acalma, dizendo que ele não morreria. Então ele edificou um altar ao SENHOR e o chamou de "O SENHOR É PAZ. Vamos aos fatos teológicos! Este Representante do SENHOR não era de fato um anjo, e por isso nem quero mais usar "Anjo" em meus comentários, fica realmente confuso e fora do contexto geral sobre este ser divino. Ele novamente, fala como Deus em primeira e terceira pessoa, aceita oferta de Gideão e mesmo desaparecendo, o SENHOR continua falando com ele. Gideão sente pavor e medo de morrer, como acontecia com todos que tinham ou pensavam ter visto a Deus cara a cara. Em momento algum, o Representante de Deus o repreende por preparar aquela oferta. Aliás, ele mesmo consumiu pelo fogo da rocha! Em "SENHOR Deus", temos "Adonai" que também é usado para Cristo no Novo Testamento. Note também que toda a atitude de Gideão ao se tocar quem era o ser que com ele estava é de temor, medo, pavor e reverência, além da adoração! Aqui temos novamente uma teofania de Cristo como Representante do SENHOR Deus em Juízes. Já demonstrei que anjos não aceitam tal reverência e muito menos adoração. 

"Então, veio o Anjo do SENHOR, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas. Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valente. Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas. Então, se virou o SENHOR para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai. Tornou-lhe o SENHOR: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem. Ele respondeu: Se, agora, achei mercê diante dos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu, SENHOR, que me falas. Rogo-te que daqui não te apartes até que eu volte, e traga a minha oferta, e a deponha perante ti. Respondeu ele: Esperarei até que voltes. Entrou Gideão e preparou um cabrito e bolos asmos de um efa de farinha; a carne pôs num cesto, e o caldo, numa panela; e trouxe-lho até debaixo do carvalho e lho apresentou. Porém o Anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os bolos asmos, põe-nos sobre esta penha e derrama-lhes por cima o caldo. E assim o fez. Estendeu o Anjo do SENHOR a ponta do cajado que trazia na mão e tocou a carne e os bolos asmos; então, subiu fogo da penha e consumiu a carne e os bolos; e o Anjo do SENHOR desapareceu de sua presença. Viu Gideão que era o Anjo do SENHOR e disse: Ai de mim, SENHOR Deus! Pois vi o Anjo do SENHOR face a face. Porém o SENHOR lhe disse: Paz seja contigo! Não temas! Não morrerás! Então, Gideão edificou ali um altar ao SENHOR e lhe chamou de O SENHOR É Paz. Ainda até ao dia de hoje está o altar em Ofra, que pertence aos abiezritas." Jz 6.11–24. 

Após todo diálogo de Deus com Gideão e de ele estar preparado emocional e espiritualmente para a batalha, é nos revelado que "o Espírito do SENHOR revestiu" ele! Eis aqui, novamente, a pessoa maravilhosa do Espírito Santo doando poder aos seus juízes! Dessa vez, Gideão foi o privilegiado para pelejar contra os midianitas exploradores que oprimiam e roubavam as lavouras do povo de Deus. Note que todos os juízes capacitados por Deus em poder e habilidades, foram pelo Santo Espírito. 

"Então, o Espírito do SENHOR revestiu a Gideão, o qual tocou a rebate, e os abiezritas se ajuntaram após dele." Jz 6.34.

Novamente, o poderoso Espírito do SENHOR capacita um novo juiz chamado Jefté para derrotar os amonitas em seus dias e obteve sucesso em sua empreitada contra eles. Note que sempre tais juízes eram homens tímidos e inseguros em muitos casos e a capacitação de Deus na pessoa do Espírito Santo os tornava audazes e valentes. É o Espírito Santo que nos capacita para qualquer obra nos planos de Deus! 

"Então, o Espírito do SENHOR veio sobre Jefté; e, atravessando este por Gileade e Manassés, passou até Mispa de Gileade e de Mispa de Gileade passou contra os filhos de Amom." Jz 11.29.

Mais um trecho longo no livro de Juízes com profundas revelações! Outra aparição misteriosa do Representante de Deus, dessa vez a Manoá e sua esposa. Antes, porém, quero comentar que neste episódio temos três ocorrências incríveis, sendo "SENHOR (YHWH, JEOVÁ, o Existente", "Deus (Elohim)" e "Espírito do SENHOR". Todas essas ocorrências ligadas ao plano de Deus de conceder Sansão a Manoá e sua esposa como um dos juízes de Israel para livrar o povo dos filisteus que naqueles dias oprimiam o povo! A esposa de Manoá o descreve como sendo um homem com sua aparência semelhante à de um anjo de Deus, sendo tremenda. Sabemos que era fácil confundir tais aparições de Deus com anjos, pois os mesmos não tinham asas como muitas culturas desenham, mas também se manifestavam em forma humana. Mas sabemos que não era um anjo, pois temos outras ocorrências e o comportamento dele é sempre o mesmo, fala com peso da Palavra do SENHOR, fala em primeira e terceira pessoa e aceita atos de adoração e sacrifícios como também aconteceu aqui. Ele apenas remeteu ao SENHOR dessa vez, mas no decorrer do texto, temos que ele participou da oferta deles. 

Quando Manoá ouve o testemunho da aparição por parte de sua esposa, ele também deseja ver este Representante de Deus e orando ao SENHOR, pede que envie novamente o "homem de Deus (Elohim)". É dito então que "Deus ouviu a voz de Manoá". A Trindade "Elohim" ouviu a voz de Manoá! E novamente o "Representante de Deus (Elohim)" foi até sua mulher novamente! Ela avisou seu marido que foi correndo falar com ele e inquirindo a respeito do primeiro episódio se havia falado com sua esposa, ele confirma que sim, usando "Eu sou". Eles então preparam uma oferta de sacrifício e pacífica ao SENHOR, sem saber que aquele era o Representante de Deus. Ele pergunta pelo seu nome para o honrar quando suas palavras a respeito de Sansão se cumprissem. Ele apenas responde: "Por que perguntas assim pelo meu nome, que é maravilhoso?". Sabemos bem quem se identifica nessa revelação nas Escrituras, não é mesmo? Cristo! Ainda temos que preparada a oferta, ele se "houve maravilhosamente" e esta expressão indica que ele se portou de modo extraordinário demonstrando sua divindade e poder de alguma forma perante eles. E isso fica claro com o espanto deles depois disso.

Uma chama semelhante a que consumiu a oferta de Gideão, apareceu ali naquele altar e subiu ao céu e o Representante de Deus subiu por ela e desapareceu diante dos olhos deles e nunca mais o viram! Eles reconhecem o Representante de Deus como aconteceu com Gideão e pensam que morreriam por ver a "Deus (Elohim)" cara a cara! Sua esposa conclui que Deus não lhes faria mal, ou não teria lhes mostrado tudo que viram. Mais fascinante ainda é a atribuição que ela faz entre os acontecidos com o Representante com o próprio fato de terem visto a "Deus (Elohim)". A cena se desenrola mostrando que aquele Ser era uma pessoa divina e suas palavras se cumpriram a risca sobre Sansão! No final, temos que o Espírito do SENHOR o incitaria contra os inimigos de Israel e o faria poderoso, conforme veremos em outros textos neste livro revelador! Um longo e imersivo comentário para um longo texto revelador como este! Não há aqui nenhuma justificativa ou achismo para catalogar este Ser como sendo apenas um anjo qualquer.    

"Apareceu o Anjo do SENHOR a esta mulher e lhe disse: Eis que és estéril e nunca tiveste filho; porém conceberás e darás à luz um filho. Agora, pois, guarda-te, não bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisa imunda; porque eis que tu conceberás e darás à luz um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus. Então, a mulher foi a seu marido e lhe disse: Um homem de Deus veio a mim; sua aparência era semelhante à de um anjo de Deus, tremenda; não lhe perguntei donde era, nem ele me disse o seu nome. Porém me disse: Eis que tu conceberás e darás à luz um filho; agora, pois, não bebas vinho, nem bebida forte, nem comas coisa imunda; porque o menino será nazireu consagrado a Deus, desde o ventre materno até ao dia de sua morte. Então, Manoá orou ao SENHOR e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus que enviaste venha outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer. Deus ouviu a voz de Manoá, e o Anjo de Deus veio outra vez à mulher, quando esta se achava assentada no campo; porém não estava com ela seu marido Manoá. Apressou-se, pois, a mulher, e, correndo, noticiou-o a seu marido, e lhe disse: Eis que me apareceu aquele homem que viera a mim no outro dia. Então, se levantou Manoá, e seguiu a sua mulher, e, tendo chegado ao homem, lhe disse: És tu o que falaste a esta mulher? Ele respondeu: Eu sou. Então, disse Manoá: Quando se cumprirem as tuas palavras, qual será o modo de viver do menino e o seu serviço? Respondeu-lhe o Anjo do SENHOR: Guarde-se a mulher de tudo quanto eu lhe disse. De tudo quanto procede da videira não comerá, nem vinho nem bebida forte beberá, nem coisa imunda comerá; tudo quanto lhe tenho ordenado guardará. Então, Manoá disse ao Anjo do SENHOR: Permite-nos deter-te, e te prepararemos um cabrito. Porém o Anjo do SENHOR disse a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; e, se preparares holocausto, ao SENHOR o oferecerás. Porque não sabia Manoá que era o Anjo do SENHOR. Perguntou Manoá ao Anjo do SENHOR: Qual é o teu nome, para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos? Respondeu-lhe o Anjo do SENHOR e lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, que é maravilhoso? Tomou, pois, Manoá um cabrito e uma oferta de manjares e os apresentou sobre uma rocha ao SENHOR; e o Anjo do SENHOR se houve maravilhosamente. Manoá e sua mulher estavam observando. Sucedeu que, subindo para o céu a chama que saiu do altar, o Anjo do SENHOR subiu nela; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram com o rosto em terra. Nunca mais apareceu o Anjo do SENHOR a Manoá, nem a sua mulher; então, Manoá ficou sabendo que era o Anjo do SENHOR. Disse Manoá a sua mulher: Certamente, morreremos, porque vimos a Deus. Porém sua mulher lhe disse: Se o SENHOR nos quisera matar, não aceitaria de nossas mãos o holocausto e a oferta de manjares, nem nos teria mostrado tudo isto, nem nos teria revelado tais coisas. Depois, deu a mulher à luz um filho e lhe chamou Sansão; o menino cresceu, e o SENHOR o abençoou. E o Espírito do SENHOR passou a incitá-lo em Maané-Dã, entre Zorá e Estaol." Jz 13.3–25.

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." Is 9.6

Sansão, já em seus dias como jovem, foi com seus pais a Timna e quando estava sozinho nas vinhas, foi atacado por um filhote de leão que bramou e foi para pegá-lo. O Espírito do SENHOR "se apossou dele" de uma forma tão impressionante que ele rasgou o leão como se fosse um cabrito e sem nenhuma faca ou algo do tipo em suas mãos! Sempre que leio tais façanhas de Sansão, ele me lembra demais, as histórias de super-heróis que lia nos quadrinhos! Afinal, ele foi um dos casos mais impressionantes que está contido nas Escrituras onde o Espírito Santo concede tanto poder a um homem! Não é à toa que temos heróis inspirados em sua força até hoje nas histórias e filmes! Mas isso foi bem real! Esse é o Espírito de Deus se apossando de um homem natural! 

"Desceu, pois, com seu pai e sua mãe a Timna; e, chegando às vinhas de Timna, eis que um leão novo, bramando, lhe saiu ao encontro. Então, o Espírito do SENHOR de tal maneira se apossou dele, que ele o rasgou como quem rasga um cabrito, sem nada ter na mão; todavia, nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que fizera." Jz 14.5–6.

E outra vez, temos mais detalhes sobre as aventuras e investidas de Sansão contra os adversários de Israel e foi um dos juízes mais ativo que o Espírito Santo usou. Perceba o detalhe que somente quando tais juízes iam lutar contra seus inimigos é que o Espírito do SENHOR se apossava deles. Percebemos isso nos dias de Sansão, que em cada investida, ele era tomado pelo Espírito Santo e vencia as batalhas, como aconteceu aqui com os asquelonitas. Infelizmente, notamos alguns abusos e momentos de bobeira por parte dele. Até um dia que ele transgrediu o mandamento específico de Deus antes de seu nascimento, ordenado aos seus pais e sofreu as consequências. Nesse episódio ele mata 30 homens apenas para tomar suas vestes festivais e pagar uma aposta que ele perdeu, num enigma que adivinharam. 

"Então, o Espírito do SENHOR de tal maneira se apossou dele, que desceu aos asquelonitas, matou deles trinta homens, despojou-os e as suas vestes festivais deu aos que declararam o enigma; porém acendeu-se a sua ira, e ele subiu à casa de seu pai." Jz 14.19.

E outra vez, temos mais detalhes sobre as aventuras e investidas de Sansão contra os adversários de Israel e foi um dos juízes mais ativo que o Espírito Santo usou. Perceba o detalhe que somente quando tais juízes iam lutar contra seus inimigos é que o Espírito do SENHOR se apossava deles. Percebemos isso nos dias de Sansão, que em cada investida, ele era tomado pelo Espírito Santo e vencia as batalhas, como aconteceu aqui com os asquelonitas. Infelizmente, notamos alguns abusos e momentos de bobeira por parte dele. Até um dia que ele transgrediu o mandamento específico de Deus antes de seu nascimento, ordenado aos seus pais e sofreu as consequências. Nesse episódio ele mata 30 homens apenas para tomar suas vestes festivais e pagar uma aposta que ele perdeu, num enigma que adivinharam. 


"Chegando ele a Leí, os filisteus lhe saíram ao encontro, jubilando; porém o Espírito do SENHOR de tal maneira se apossou dele, que as cordas que tinha nos braços se tornaram como fios de linho queimados, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mãos. Achou uma queixada de jumento, ainda fresca, à mão, e tomou-a, e feriu com ela mil homens." Jz 15.14–15.

Considerações e Conclusão

O livro de Juízes é riquíssimo em revelações concernente às pessoas de Deus. E estamos falando apenas de um livro isolado, imagine todos os livros da Bíblia! Sei que a Trindade é um fato irrefutável com fundamentos sólidos e não é à toa que a maior porcentagem dos cristãos do mundo e na história sempre creram, leram e defenderam sobre o assunto. Sobram apenas hereges e aventureiros de internet que navegam em águas turvas em doutrinas caóticas que leem aleatoriamente aqui e ali e sem nem sequer ter lido um livro todo da revelação divina, tomam por verdade absoluto uma opinião isolada e deturpada qualquer. A doutrina da Trindade é um fato perturbador para as seitas negadoras dessa verdade. Somente os livros do Antigo Testamento já seriam mais que suficientes para corroborar essa crença, quanto mais os do Novo Testamento! E com a graça de Deus chegaremos lá juntos, então não perca nenhum novo artigo sobre esse tema maravilhoso. Se inscreva para receber em seu e-mail notificação de novas publicações e plante essa semente nos corações que ainda não conhecem a Deus ou conhecem de uma forma errônea e distorcida. Deus abençoe grandemente sua vida. 


Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem