A Trindade no Livro de Rute

A Trindade está presente no livro de Rute? Será que um livro tão curto e sem muita participação direta de Deus tem revelações a nos entregar a respeito disso? Meu propósito é passar livro por livro em busca do Deus Trino. Fazer a pesquisa e conferir se há referências ou inferências aqui. O livro de Rute é um dos menores livros da Bíblia, mas conta uma linda história de lealdade, fé e redenção. A história se passa em Belém, durante uma época de fome em Israel. Embora as manifestações de Deus sejam contadas a dedo neste livro, notamos sua presença nos bastidores das vidas dos personagens e o objetivo é contar essa linda história de uma das participantes da genealogia do Cristo. Talvez este seja um dos menores artigos sobre a Trindade que você lerá hoje, mas sempre compensa explorar todos os detalhes contidos nele e pode se surpreender com que podemos encontrar sobre Deus. 

Temos neste livro a história de Noemi, Rute e Orfa e nela citações ao Deus Trino também.
Imagem: Yandex



A Trindade com Rute

Realmente temos poucas referências a Deus neste pequeno relato, mas não deixamos de ver nessas poucas citações a Trindade oculta no termo original "Elohim" em "Deus". E sempre que houver tais ocorrências no plural, indicará que ali está o nosso Deus Trino em evidência. Nesse caso, Rute insiste com sua sogra Noemi para permanecer com ela, depois que seu marido e filhos morreram. Rute havia perdido o sogro e o esposo em Moabe e Noemi retornava para Israel. Rute quis ficar com ela e abraçou sua fé em Deus (Elohim). Um lindo gesto, uma poderosa decisão e uma clara revelação. 

"Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus." Rt 1.16.

"Todo-Poderoso" é mais um título e atribuição do Deus Trino que revela a harmoniosa glória e poder dele. Temos essa expressão sendo citada também no livro de Rute, por sua sogra Noemi. Ela expressava sua amargura pela pobreza e perca dos filhos e sabia que Deus estava no controle permitindo tudo aquilo para algum propósito. Note novamente, numa mesma fala, a citação do tetragrama "YHWH" em "SENHOR". Estes textos harmoniosos, onde expressões, títulos e características da Trindade se cruzam, são os mais fenomenais! E devemos ter sempre em mente todas elas em conjunto acontecendo no livro de Rute e ainda em todas as Escrituras. 

"Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. Ditosa eu parti, porém o SENHOR me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o SENHOR se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido?" Rt 1.20–21.

Temos também em Rute, a citação ao tetragrama "YHWH" que como já mostrado aqui diversas vezes em outros artigos, significa "SENHOR, JEOVÁ e o Existente". Acompanhado também de "Elohim" em "Deus". Aqui temos novamente a pluralidade divina em íntima harmonia com SENHOR nessa fala de Boaz, homem que se tornaria o remidor de Noemi através do casamento com Rute. 

"O SENHOR retribua o teu feito, e seja cumprida a tua recompensa do SENHOR, Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refúgio." Rt 2.12.

Considerações e Conclusão

Que fique claro que não coloquei todas as ocorrências dos títulos citados nestes versículos em específico por não haver necessidade. Já que, sabendo desses esclarecimentos, sempre que ler cada uma delas, entenderá que algumas estão no plural indicando a Trindade e outras associadas a esta formando harmoniosas revelações do Deus Trino. No livro de Rute, não há de forma velada o ensino do politeísmo em "Elohim" como poderiam errar alguns interpretando erroneamente. Em consonância com o restante das Escrituras e demais citações no próprio livro, sabemos que estão fazendo menção ao mesmo Deus de toda história até ali! Nem mesmo isolando textos, os hereges teriam espaço para adulterar essa verdade! Os que ousam alegar que cremos assim porque fomos doutrinados dessa forma, mal leram toda a Escritura e menos ainda tocaram num dicionário de termos hebraicos! Não há como escapar nem pelos menores livros na Bíblia! A verdade da Trindade é inegável! A pluralidade de Deus irrefutável! Já está inscrito em nossa lista para receber novos estudos sobre a Trindade? Se não estiver, recomendo para não perca o desenvolvimento e conclusão dessas revelações. E ajude na manutenção e crescimento do Reino de Deus de forma saudável, incitando aquele seu familiar ou amigo unicista favorito. Mas sem brigas feias ok? Deus abençoe sua vida por ficar até aqui! 




 
Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem