Buscando a Trindade nas Escrituras

Deus é três? Existe a trindade na Bíblia? Como é possível Deus ser trino? A Escritura não diz que Deus é um? Onde está escrito que existem três pessoas divinas? A doutrina da trindade é politeísta? O Espírito Santo é mesmo uma pessoa? Pai, Filho e Espírito Santo não seriam apenas títulos? Onde encontro textos explícitos mostrando a trindade divina? Deus seria três deuses? Como pode três pessoas serem apenas uma? Mais um tema que ainda gera muita confusão na compreensão de muitas pessoas ao longo da história da Igreja e até hoje, temos movimentos estabelecidos sobre esta crença de que Deus é trino e também de pessoas que creem que ele seja apenas um. Qual seria a verdade nas Escrituras sobre este assunto? Na verdade, eu já sei, mas adoraria compartilhar com você, leitor do Verdade Urgente. E sim, pretendo expor todos quantos textos indiquem a verdade sobre isso como sempre faço. Este artigo foi bem longo e cansativo para ser produzido e espero que sirva de edificação e aprendizado também. Vou organizar por livro para melhor entendimento. Parece até bagunçado ler essa introdução, após ter lido sobre a Trindade no Evangelho de João, mas fiz de propósito, pois este Evangelho, introduz mais perfeitamente as revelações a esse respeito, e agora, quero falar sobre alguns detalhes teológicos envolvendo o assunto. 
Esse gráfico ilustra bem com Deus é: Pai, Filho e Espírito como seres individuais numa divindade.
Imagem: Yandex



Introdução e Exegese Teológica

Antes de mais nada, preciso trabalhar com as explicações mais simples e básicas possíveis, já que temos pessoas analfabetas, semi-analfabetas e arrogantes, orgulhosas também. "Trindade", realmente não existe nas Escrituras. A Trindade (do latim trinitas "tríade", de trinus "tripla") é uma doutrina cristã desenvolvida entre os séculos II e IV D.C., que define Deus como três pessoas consubstanciais, expressões ou hipóstases: o Pai (YHWH), o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo; "um Deus em três pessoas". As pessoas se agarram ao termo "Trindade" alegando que ele não existe nas Escrituras e todos os teólogos sabem disso! Foi apenas um termo criado para tratar do assunto por um título! Isso aconteceu em toda a história da humanidade! Assim como criaram o termo "postar" que não tem nada a ver com nada, mas traz o sentido moderno de "publicar algo online" em qualquer plataforma digital. Na verdade, o termo correto e original vem do inglês  "post", que significa "postar" uma mensagem, texto, imagem ou qualquer outro conteúdo publicado na internet. "Postar" é coisa de brasileiro! Mas as pessoas necessitam criar termos e designações para comunicação o tempo todo! A palavra "Trindade" pode não existir escrita assim na Bíblia, mas as três pessoas são evidentes. 

E também, sobre os concílios e debates que houveram depois para definir essa doutrina não foi uma decisão arbitrária e maliciosa de hereges, mas sim, um ato em defesa da fé para combater hereges que se levantavam negando essa verdade já revelada nas Escrituras. Infelizmente, existem incontáveis curiosos e aprendizes sem mestres que "fuçando" sites e blogs na internet, amontoam ensinos dos mais diversos e tiram as piores conclusões possíveis do que leram e viram. Eles acham que o resultado dos debates nos concílios, foram idealização da herege igreja de Roma que estabeleceu essa doutrina da Trindade e por isso, acham que é uma distorção das Escrituras. Se questionar tais aprendizes se ao menos leram a Bíblia uma vez inteira, vamos nos surpreender com as respostas, agora imagine se conhecem sobre fatos históricos e mais ainda sobre teologia sistemática! Sem medo de errar, os melhores nessas conclusões são estes mesmos: os pais hereges. Estes montaram, publicaram e repassaram seus "conhecimentos teológicos" e enganaram a muitos. Afinal, Paulo os chamam de "doutores" também! Mas, assim como temos falsos médicos, falsos advogados, falsos astronautas e políticos, por que não haveria de existir falsos doutores? 

Na Bíblia, a palavra traduzida como 'deuses' em hebraico geralmente se refere a outros seres sobrenaturais ou divinos, como anjos ou até mesmo a autoridades terrenas que governavam com poder. Porém, quando usada com o artigo definido, se torna uma referência clara ao único e verdadeiro Deus. Este termo revela a complexidade da linguagem e da teologia bíblica, transmitindo nuances e camadas de significado que enriquecem a compreensão das Escrituras. Então, nada de forçar a barra, interpretando textos a bel-prazer para apoiar achismos e heresias. Justamente o contexto indica exatamente sobre quem se refere o texto bíblico. Um exemplo disso é a palavra hebraica "ruach" que pode ser traduzida por "vento, fôlego e espírito". É através do contexto que sabemos qual a melhor aplicação de tradução. Muitos confundem, por exemplo, o espírito humano, com o Espírito de Deus, ignorando completamente o contexto a que se refere o episódio. Existem outras palavras hebraicas que podem facilmente ser motivo de confusão se ignorado esta regra. Mas vamos aos exemplos que fica melhor explicado. Os termos hebraicos em colchetes são inserções minhas para melhor compreensão do que estou tentando explicar e não aparecem assim na tradução final:

"Deus é Espírito [ruach], e importa que os que o adoram o adorem em espírito [ruach] e em verdade." João 4:24

No texto acima, ambas as traduções advêm de "ruach", porém, a primeira fala do Espírito de Deus e a segunda da forma como os homens devem adorar a Deus em seus espíritos humanos. É muito fácil fazer confusão se não discernir quando está se falando de Deus e dos homens. Mas com regras de interpretações conhecidas, fica mais claro entender esse jogo de termos nas traduções. Temos outro caso recorrente quando se fala do próprio Deus e dos deuses, que trazem a mesma palavra em alguns casos. 

"Mas derribareis os seus altares, quebrareis as suas colunas e cortareis os seus postes-ídolos (porque não adorarás outro deus ['el]; pois o nome do SENHOR é Zeloso; sim, Deus ['el] zeloso é ele);"  Êx 34.13–14.

Acima temos "'el" sendo usado de duas formas bem específicas numa mesma frase, onde Deus adverte o povo contra a idolatria e cita como deveriam ser tratados os ídolos das nações que eles passariam a enfrentar em seu caminho até a posse da terra prometida. Ele cita "outro deus" e fala de si como o "Deus zeloso". No original, ambos os termos trazem "'el" no hebraico, porém, o contexto da fala denuncia quem é o Deus verdadeiro e o deus falso a qual o próprio Deus faz menção. Eu poderia citar muitos outros exemplos com outras ocorrências, mas acredito que essas principais e essenciais já servem de base para demonstrar como existem não só variações numa só palavra hebraica, como também, palavras ambíguas que podem trazer duas verdades num mesmo texto. Daqui surgem erros e mais erros por parte dos homens despreparados de forma teológica e consequentemente surgiram as muitas seitas que existiram no passado e outras que ainda existem hoje. Não há erro nas Escrituras no tocante às suas verdades reveladas! Os erros sempre estiveram com os homens fazendo mal uso das mesmas! 

"Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus."  Mateus 22:29

No texto acima, nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, lança em rosto as heresias dos saduceus que não criam na ressurreição dos mortos e tentaram fazer uma pergunta capciosa para ele, para ver se ele caia em contradição. Queria saber se uma mulher, que segundo a lei, se casou com três irmãos que morreram um após o sequencialmente, de quem ela seria no pós-vida. Cristo, usando da verdade da Palavra, esclarece que seriam como os anjos, não havendo relacionamento sexual na vida eterna. Coisas que estavam contidas nas Escrituras, mas como eles estavam cheios de si, de seus achismos e distantes da Palavra de Deus, vivam em heresias e pensamentos fúteis como este! E todo aquele que assim procede, também errará com certeza! Compartilhei um dos artigos que escrevi sobre a Trindade em um grupo de amigos e logo o cristão, tecia comentários e críticas, havendo lido apenas o começo das explicações! Como lidar com tais religiosos? Como ensinar quem não sabe aprender? Podemos convencer quem já está convencido? É impossível! 

Então, tais explicações são para os que realmente querem enriquecer seus conhecimentos e fugir da forma errada como pensavam, se alinhando com o que as Escrituras realmente revelam. A Trindade é um tema complexo e necessita leitura básica com meditação e oração, além de estudos metódicos vindos de pessoas que, no temor de Deus, se pautam em sua Palavra para nos trazer mais clareza sobre o assunto. É necessário entender basicamente que a Trindade nos foi revelada desde o Antigo Testamento até o Novo Testamento de forma cada vez mais clara e inegável. Mas, basicamente, o conceito é sobre três personalidades numa mesma essência divina, compartilhando poder, sabedoria, conhecimento, onipresença, onipotência e demais atributos sem hierarquia. Vamos ver mais um pouco de termos hebraicos que nos ensinam a profundidade da Trindade?

1. Elohim:

  • A palavra hebraica mais comum para Deus é "Elohim".
  • É um substantivo plural, que pode indicar a pluralidade de pessoas na Trindade.
  • Em Gênesis 1:1, por exemplo, "Elohim" é usado com o verbo plural "bara" ("criou"): "No princípio, criou Deus os céus e a terra."

2. El Shaddai:

  • Outro nome hebraico para Deus é "El Shaddai", que significa "Deus Todo-Poderoso".
  • Este nome pode ser interpretado como uma referência à Trindade, pois representa o poder e a majestade de Deus.
  • Em Gênesis 17:1, Deus se revela a Abraão como "El Shaddai": "E apareceu Deus a Abraão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença e sê perfeito."

3. Ruach Elohim:

  • A expressão "Ruach Elohim" significa "Espírito de Deus".
  • Em Gênesis 1:2, o "Espírito de Deus" pairava sobre as águas: "E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus pairava sobre as águas."
  • O "Espírito de Deus" pode ser visto como uma referência à terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo.

4. YHWH (Yahweh):

  • O nome próprio de Deus em hebraico é "YHWH".
  • Este nome é frequentemente traduzido como "SENHOR" nas Bíblias em português.
  • Em Êxodo 3:14, Deus revela seu nome a Moisés: "Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós."
  • O nome "YHWH" indica a natureza eterna e imutável de Deus, e pode ser interpretado como uma referência à Trindade.

5. Bereshit (Gênesis 1:1):

  • O primeiro versículo da Bíblia, "Bereshit bara Elohim et ha-shamayim ve-et ha-aretz", pode ser interpretado como uma referência à Trindade.
  • "Bereshit" pode ser traduzido como "no princípio" ou "no início".
  • "Elohim" é o substantivo plural para Deus.
  • "Et ha-shamayim ve-et ha-aretz" significa "os céus e a terra".

Alguns teólogos interpretam este versículo como uma referência à criação do universo por Deus Pai, através do Filho (Jesus Cristo) e pelo poder do Espírito Santo. Outros interpretam este versículo como uma referência à pluralidade de pessoas na Trindade, que estavam presentes desde o início da criação. No entanto, existem vários termos e frases que podem ser interpretados como referências à Trindade. O Novo Testamento desenvolve a doutrina da Trindade, revelando mais claramente as três pessoas da Divindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Foram apenas alguns exemplos e explicações para introduzir mais claramente todas as referências sobre Deus em todas as suas pessoas divinas. Então, em todo e qualquer texto onde se encontre a palavra "Deus" está implícito ali, a Trindade Divina. Salvo os textos minúsculos que estejam claramente contextualizados com ídolos ou outro assunto, os demais se referem a Trindade Divina. Surpreso? Por isso é sempre bom ter no mínimo um conhecimento leve sobre o Dicionário Strong e palavras originais hebraicas. Elas lançam muita luz aos textos e trazem a tona, verdades maravilhosas.

Nomes Compostos de Deus

Um nome composto é formado por dois ou mais nomes próprios que se juntam para formar um único nome. Exemplos: Maria Eduarda, João Pedro, Ana Clara, José Carlos entre outros. No caso de Deus, tais nomes revelam características de quem ele é, na verdade. 

SENHOR Deus

"SENHOR Deus" é um exemplo disso, onde a Trindade Divina é identificada por sua presença sempre presente e constante em todo o tempo, na eternidade e na história da criação. Nesse caso, "SENHOR" revela no original o tetragrama "YHWH" (Jehovah ou Jeová), significando "o Existente". Deixando claro que a Trindade Divina é existente eternamente. E existem muitos textos com esse nome composto. São dezenas de textos, mas citarei apenas alguns e já basta. Você encontrar ambos juntos ou separados, sempre trarão essa essência da Trindade Santa em si. Mas existem mais de 100 versículos com esses dois nomes! Nosso prazer profundo é saber que temos um Deus que existe eternamente e sempre está conosco!

"Esta é a gênese dos céus e da terra quando foram criados, quando o SENHOR Deus os criou." Gn 2.4. 

"Vendo o SENHOR que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui!"  Êx 3.4.

Senhor

"Senhor" escrito dessa forma com minúsculas é "Adonay" e traz um trato cheio de reverência quanto a pessoa de Deus em todo seu senhorio sobre tudo e todos. Sempre que alguém chama a Cristo assim no Novo Testamento, está relacionado a esse termo hebraico inegavelmente. Uma das passagens onde ambos os termos são usados é no diálogo entre Abrão e Deus que se manifestou a ele em forma humana. Na ocasião, Deus havia revelado a ele que destruiria Sodoma e Gomorra e ele intercedia por seus familiares que ali estavam. Durante a conversa, Abraão chama Deus de "Senhor", enquanto Moisés, autor do livro, narra que o "SENHOR" respondeu a ele. Seria algo como "O Senhor Existente". O nosso Senhor, que nos criou e comprou para sua glória. Existem muitos outros textos, mas estou sendo bem direto para não deixar o artigo longo demais. Embora nesse texto em específico não contenha a palavra trina "Deus", ela está em muitos outros neste livro. 

"Insistiu: Não se ire o Senhor, falarei ainda: Se houver, porventura, ali trinta? Respondeu o SENHOR: Não o farei se eu encontrar ali trinta. Continuou Abraão: Eis que me atrevi a falar ao Senhor: Se, porventura, houver ali vinte? Respondeu o SENHOR: Não a destruirei por amor dos vinte. Disse ainda Abraão: Não se ire o Senhor, se lhe falo somente mais esta vez: Se, porventura, houver ali dez? Respondeu o SENHOR: Não a destruirei por amor dos dez. Tendo cessado de falar a Abraão, retirou-se o SENHOR; e Abraão voltou para o seu lugar." Gn 18.30–33.

Deus de Alguém

Sempre que Deus testifica que é Deus de alguém ou de um povo, isso é de um tamanho privilégio! Dizermos que ele é o nosso Deus, não é mais que uma verdade inegável, mas quando ele nos assume dessa forma, é para glorificar de pé! Isso denota que Deus sentiu prazer nesses servos e autenticava que realmente esteve com eles e continuam, pois ainda vivem perante ele. Existem outros como "Deus de Daniel" e "Deus de Israel", mas o sentido é o mesmo. Lembrando sempre que aqui estamos também lendo sobre a Trindade Divina no original. Que honra sermos chamado por "povo de Deus"! Que ele encontre em nós o mesmo prazer e graça que viu em Enoque, Noé, Abrão, Isaque, Jacó e todos os seus servos fiéis! 

"E levantou ali um altar e lhe chamou Deus, o Deus de Israel." Gn 33.20.

"Eles prosseguiram: O Deus dos hebreus nos encontrou; deixa-nos ir, pois, caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrifícios ao SENHOR, nosso Deus, e não venha ele sobre nós com pestilência ou com espada." Êx 5.3. 

"No devido tempo, para se apresentar a oferta de manjares, aproximou-se o profeta Elias e disse: Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas." 1Rs 18.36.

"Faço um decreto pelo qual, em todo o domínio do meu reino, os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel, porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre; o seu reino não será destruído, e o seu domínio não terá fim." Dn 6.26.

Deus Vivo

Nem precisaria explicar esse título, mas o farei com prazer! "Deus vivo" alude à Trindade Santa que em abismal diferença dos deuses que já são feitos mortos, vive desde sempre. O nosso Deus jamais foi criado por ninguém! Subsiste eternamente e não somente vive, mas é a fonte de toda a vida! 

"Porque quem há, de toda carne, que tenha ouvido a voz do Deus vivo falar do meio do fogo, como nós ouvimos, e permanecido vivo?" Dt 5.26.

"Senhores, por que fazeis isto? Nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos, e vos anunciamos o evangelho para que destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles; o qual, nas gerações passadas, permitiu que todos os povos andassem nos seus próprios caminhos; contudo, não se deixou ficar sem testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas, enchendo o vosso coração de fartura e de alegria."  At 14.15–17.

"Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais;" At 17.25.

 

Anjo do SENHOR

Embora esse nome cause muita confusão na mente dos menos preparados, um dos significados por trás dessa expressão, traz "anjo teofânico" se tratando de uma teofania angelical e não propriamente um anjo, já que em vários textos onde esse "Anjo do SENHOR" aparece, ele fala como sendo o próprio Deus e ainda recebe adoração sem repreender quem assim se comportou, com outros anjos fizeram ao longo de toda a Escritura. Assim, sabemos que é, sim, uma manifestação divina em forma desse Anjo. Claro que aqui estamos falando provavelmente de uma das pessoas da Santíssima Trindade. Na maior parte das ocorrências, esse Anjo do Senhor se porta falando como Deus, recebendo adoração como Deus e com poderes inimagináveis. Embora algumas seitas queiram conectar o mesmo a Miguel e dizer que Cristo seria este anjo com nome específico, não tem nenhum fundamento tal conclusão. No Novo Testamento não há mais relatos desse Anjo, mas somente de outros, também chamados de "anjo do Senhor", porém com letra minúscula e sem esse porte divino como o do Antigo Testamento. 

"Então, o SENHOR abriu os olhos a Balaão, ele viu o Anjo do SENHOR, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça e prostrou-se com o rosto em terra." Nm 22.31.

"Tornou o Anjo do SENHOR a Balaão: Vai-te com estes homens; mas somente aquilo que eu te disser, isso falarás. Assim, Balaão se foi com os príncipes de Balaque." Nm 22.35.

"Estendeu o Anjo do SENHOR a ponta do cajado que trazia na mão e tocou a carne e os bolos asmos; então, subiu fogo da penha e consumiu a carne e os bolos; e o Anjo do SENHOR desapareceu de sua presença. Viu Gideão que era o Anjo do SENHOR e disse: Ai de mim, SENHOR Deus! Pois vi o Anjo do SENHOR face a face."  Jz 6.21–22.

SENHOR dos Exércitos

Esse título e nome, remete ao Deus da guerra e de todos os exércitos celestiais. Ele é o Deus que criou tudo e comanda tudo nos céus e na terra e não há exército poderoso o suficiente para o derrotar, quer seja em cima, no céu, ou embaixo na terra. Numa transliteração e tradução final, seria "Jeová dos Exércitos". Tenho que complementar, conforme cada texto bíblico, que a Trindade Santa é também SENHOR dos exércitos de Israel. Mas note um detalhe riquíssimo no livro de Samuel, em que "Exércitos" remete mais propriamente aos seres celestiais e "exércitos" às fileiras de Israel frente às batalhas! Ambos são designações específicas no original hebraico! Algumas vezes, há um jogo de palavras, mas em todas as sentenças, se referem ao Deus Trino que está sobre todos os exércitos. 

"Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado." 1Sm 17.45.

"Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida." 1Rs 19.10.

Deus Todo Poderoso

Sem muito o que explicar, esse nome, ou título, revela que o nosso Deus é onipotente e detém todo poder nos céus e na terra. Um detalhe interessante é que em todas as ocorrências como esta, "Deus" no original, se encontra no singular e não no plural como em outras muitas. Temos muitos outros textos do próprio Filho se proclamando como "Deus Todo Poderoso". De qualquer forma, o nosso Deus Trino é essencialmente Todo Poderoso e não nada e nem ninguém com ele em toda a existência, pois até sobre ela subsiste!

"Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito." Gn 17.1. 

"Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso." Ap 1.8.

Deus Eterno

Mais um nome que revela a eternidade que faz parte da essência da natureza do nosso Deus Trino. Só ele é eterno, sem princípio de dias e nem fim de existência. Pois, como disse um pregador: "Deus não existe, ele é! O que existe foi criado por ele!". Uma maravilhosa revelação que se confirma nas páginas sagradas onde o nosso Deus é visto no princípio de tudo e também no final, restaurando tudo conforme a sua soberana vontade e concedendo vida eterna aos que creem no seu nome e no seu Filho, Jesus Cristo.

"Plantou Abraão tamargueiras em Berseba e invocou ali o nome do SENHOR, Deus Eterno." Gn 21.33.

"Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos, e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações, ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém!" Rm 16.25–27.

Deus de Jerusalém

Outra expressão que Deus é chamado nas Escrituras é de "Deus de Jerusalém". Esse título mostra o quão sagrada é a representação da santa cidade divina que descerá dos céus à terra e Deus, colocando esse nome onde o seu povo habitaria, santificou essa cidade e escolheu nela habitar entre o povo. Claro que estou ignorando os altos e baixos que eles viveram até o ponto da presença dele os deixar e a cidade ser destruída em diversas ocasiões. Mas, de qualquer forma, Deus continua se referindo de forma santa e com promessas de esperança com respeito a esta cidade. Novamente, a expressão "Deus" se encontra no plural e indica a Santa Trindade.

"Falaram do Deus de Jerusalém, como dos deuses dos povos da terra, obras das mãos dos homens."  2Cr 32.19.

"Quem dentre vós é, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém de Judá e edifique a Casa do SENHOR, Deus de Israel; ele é o Deus que habita em Jerusalém." Ed 1.3.


Pai

Um dos títulos mais emotivos e emocionantes que o nosso Deus possui é o de Pai. Esse nome tem muito mais que apenas o sentido de termos sido criados por ele, mas também de termos sidos amados além do que merecíamos e termos sido restaurados a ele por seu Filho Jesus Cristo e por meio do seu Espírito Santo, com toda liberdade amor, clamar sem medo: "Aba, Pai"

"Não temos nós todos o mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus? Por que seremos desleais uns para com os outros, profanando a aliança de nossos pais?"  Ml 2.10.

"Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar."  Mt 11.27.


Trindade Revelada

Deus tem muitos títulos e nomes que descrevem toda sua essência, natureza, poder e mesmo relacionamento com seu povo. Em cada detalhe sobre si, temos um maravilhoso conhecimento revelado a nós! Um dos mais misteriosos e grandiosos é sobre ser trino e isso é incrivelmente profundo e incompreensível! Mesmo que fomos criados à sua semelhança, após séculos de ateísmo e descrença no sobrenatural, até mesmo os mais crentes encontram dificuldades para discernir nossa trina composição de espírito, alma e corpo e fazem muitos debates teológicos sobre o assunto. Agora imagine o quão dificultoso pode ser para homens carnais e limitados entenderem a essência de Deus! Mas não é meu objetivo te fazer compreender algo tão grandioso, mas apenas mostrar biblicamente que a doutrina da Trindade é comprovada nas Escrituras que todos os movimentos heréticos e confusos que negam essa verdade, se perderam no sentido e percepção dos textos, garantidamente. Como já dito, não pretendo colocar cada "Deus" que sei que esconde "Elohim" por trás, porque o artigo ficaria terrível e maravilhosamente enorme! Então, vou direto aos textos mais destruidores de mentiras que temos. Preparado? 

Diálogo de Três

Vamos começar pelo livro de Gênesis, onde encontramos as pessoas divinas se comunicando entre si e criando o homem conforme sua imagem e semelhança. Nem vou comentar sobre, porque já o fiz no início do artigo. Mas temos essa pluralidade também no diálogo sobre a queda do homem, a construção da torre de Babel e também na revelação de Isaías que continha uma visão incrível e aterrorizante do Senhor Jesus Cristo. No livro de Jó consta a citação ao "secreto conselho de Deus" que pode fazer alusão a essas conversas e decisões entre as pessoas divinas. Considere apenas como uma hipótese teológica. 

"Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra." Gn 1.26.

"Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente." Gn 3.22.

"Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro." Gn 11.7.

"Ou ouviste o secreto conselho de Deus e a ti só limitaste a sabedoria?" Jó 15.8.

"Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Is 6.8.

Estas são revelações que ainda remetem a uma Trindade oculta e com fragmentos soltos ao longo de toda a história da humanidade e do povo de Deus. Mas conforme o tempo passa, as revelações ficam tão claras e evidentes que temos essa interação no Novo Testamento com frequência do Filho para com o Pai principalmente. Existem centenas de versículos que não vou despejar aqui, onde o objetivo não é esse. Pretendo, segundo o consentimento de Deus, passar por todos os livros e explorar cada texto com suas conexões complementares e como sempre amo fazer, de Gênesis à Apocalipse. Essas referências foram apenas para corroborar que sim, existem três pessoas por trás de "Deus" tanto no Antigo Testamento, quanto no Novo Testamento. 

Certa feita eu recebi a visita de umas Testemunhas de Jeová e as convidei para entrar e começamos dialogar educadamente sobre este assunto e eles usaram o pretexto de não existir a palavra "Trindade" nas Escrituras e eu concordei. Depois, disseram que um trecho da epístola de João também não constava em alguns manuscritos mais antigos e que teria sido inserido por um dos copistas tempos depois. 

"Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um." 1 João 5:7

Como bom aluno e aprendiz da própria vida, eu não discordei plenamente e deixei para conferir isso mais adiante e após comprar um livro maravilhoso da C.P.A.D. (Casa Publicadora das Assembleias de Deus), de nosso ministério, constatei realmente que esse texto foi inserido depois em alguns manuscritos. E olha que esse livro era justamente combatendo seitas e heresias! Mas ao final da conversa eu disse que ainda que não houvesse escrito "Trindade" na Bíblia ou esse texto fosse desconsiderado da conversa, eu conseguiria mostrar para eles as três pessoas atuando o tempo todo ao longo da história bíblica. Eles se calaram e encerraram o assunto, indo embora. Percebi que eram apenas doutrinados em afirmações infundadas que aprenderam, se baseavam demais apenas nos ensinos da Sentinela que liam o tempo todo e nas bíblias adulteradas que Charles Taze Russel tentou manipular de forma corrupta as traduções. A verdade final é que sim, as três pessoas sempre estiveram ali coexistindo em Deus e podemos encontrar apenas lendo os textos de forma organizada corretamente e com as ferramentas que Deus nos deu para estudar também. 

Existem ainda muitas outras evidências além das aparições, citações e diálogos da Trindade de Deus em toda a Escritura. Mas os hereges sempre buscarão desculpas para não aceitar. Citarão textos isolados, passagens complexas que nem eles mesmos entendem como deveriam, alegam ser uma invenção do catolicismo romano, apelam para a crença unicista de algumas religiões judaicas como autoridade e distorcem diversos textos com achismos e interpretações desconexas da revelação na totalidade. Não depreenderei tempo colocando aqui todas as argumentações e suas respectivas seitas, porque não acho necessário. Mas pretendo, permitindo Deus (Elohim), postar uma série de estudos sobre diversas seitas numa série de artigos abençoados, expondo todos os detalhes possíveis sobre cada uma delas. 

Considerações e Conclusão

Calma que não era minha intenção colocar todo o tema neste artigo. Impossível fazer isso e ninguém leria pela dificuldade que seria pela plataforma, mas abordei apenas algumas explicações técnicas para que o leitor possa entender como discernir onde está oculta a Trindade na essência do texto e quando compreender que as expressões "deus" e "Deus" possuem contextos diferentes e que Cristo, ser chamado de "Filho de Deus" ou "Filho do Homem" não invalida ou diminui sua identidade divina. Pelo contrário, autentica! Jesus não é um "deus menor" como alegam algumas seitas e nem o Espírito Santo é uma "força ativa de Deus". Muito menos adoramos a três deuses distintos como creem as pessoas confusas a esse respeito. Por tentar reduzir a Trindade Divina a meras analogias humanas, eles se perderam completamente em não entender que Deus é incompreensível em toda sua natureza e forma. Mas o que podemos e devemos compreender é que nas Escrituras, ele se revela sob muitos títulos e de diversas formas, demonstrando tanto seu caráter, como seu poder. E não deixa oculto que realmente é um Deus que subsiste em três pessoas de mesma natureza e trabalham sempre juntas para nos salvar e restaurar à comunhão com ele. 

É compreensível que uma mente que seja moldada entre a naturalidade desse mundo e vivam somente experiências mundanas e ligadas ao mundo físico, encontre dificuldade em processar o que a Bíblia diz sobre um Deus Trino, mas com a ajuda do próprio Espírito Santo, podemos ter uma noção aceitável sobre quem esse Deus é. Porque no final das contas, o importante nem é saber da sua forma e corpo, mas sim dos seus atributos maravilhosos e o quanto ele nos amou e ainda trabalha para salvar a humanidade caída. O Pai, e o Filho, e o Espírito Santo te amam e querem que chegue mais perto para conhecer o grande amor que Deus tem por você! E para encerrar mais este artigo, eu concluo com um texto em latim que diz muito a esse respeito: "Pater non est Filius, Filius non est Spiritus, Spiritus non est Pater. Pater est Deus, Filius est Deus, Spiritus est Deus.". O Pai não é o Filho, o Filho não é o Espírito, o Espírito não é o Pai. Mas todos são Deus. Além do que as Escrituras nos deixam claro para entender sobre o assunto, só teremos "teólogos" e "doutores" de si mesmos interpretando de forma completamente errônea o que já estava estabelecido pelos cristãos em sua maioria. Se inscreva para aprender muito mais sobre o que a Bíblia diz a esse respeito e compartilhe com mais pessoas me ajudando nessa missão pela verdade. 

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." 2 Timóteo 4:3,4


Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem