A Trindade no Livro do Gênesis

Será que existem revelações sobre a Trindade no livro do Gênesis? Podemos realmente encontrar as três pessoas de Deus conforme defende essa doutrina? Quem seria o Anjo do SENHOR que aparece em Gênesis? Mais um fascinante mergulho profundo nas Escrituras Sagradas em busca de uma verdade já debatida desde o princípio da igreja, estabelecida como certa e concluída pela maioria dos cristãos do mundo e já explorada por incontáveis teólogos que escreveram livros, artigos em blogs ou mesmo fizeram vídeos nas plataformas digitais. Embora não seja minha meta estar aqui trazendo algo novo, me propus também explanar sobre o tema para reciclagem pessoal dos meus conhecimentos e também para saturar a internet com mais este artigo que jamais será igual a qualquer outro, por mais que o assunto seja o mesmo. Claro que para quem tem um vislumbre da história bíblica em mente, sabe que no Antigo Testamento não é tão claro e distinto as manifestações das pessoas de Deus, mas ainda assim, com um bom estudo e ferramentas corretas como as que trouxe em outro artigo, é possível, sim, detectar onde está o Deus Trino em textos bíblicos mais antigos. Agora, você verá onde está a Trindade Divina no livro de Gênesis. 

Diversas vezes Deus se manifesta por teofania no Antigo Testamento.
Imagem: Yandex



A Trindade no Gênesis

O intuito deste artigo não é convencer os “doutores” unicistas com suas heresias e muito menos seus discípulos arrogantes com suas convicções profundas e hereges. De fato, o objetivo é manter meus conhecimentos ativos sobre o assunto e talvez alcançar alguns leigos que se interessem pelo assunto e quem sabe até descrentes que possam se converter a esse Deus amoroso que sempre trabalhou para nos salvar de nossos pecados e nos atrair para junto da sua presença santa e bendita. E para isso, só mesmo lendo as Escrituras Sagradas e revendo textos reveladores sobre o tema. Já expliquei sobre as questões de tradução, variações nos seus devidos contextos e da bagunça que os hereges fizeram e fazem ainda. E se quiser saber mais sobre isso, recomendo ler um artigo já publicado aqui no Verdade Urgente: 
Algumas explicações se fazem necessárias novamente para este livro de Gênesis. No Antigo Testamento não funciona como no Novo Testamento a palavra “Deus”. Algumas ocorrências podem estar se referindo a uma das pessoas de Deus e em outras, às três. Quando encontramos “'el” está se referindo a Deus, sendo necessário identificar quem está falando, se é o Pai, o Filho, ou o Espírito Santo. Às vezes, todos os personagens podem estar falando ao mesmo tempo, alternando num mesmo diálogo entre as pessoas e isso é comum e veremos aqui. Em outras ocorrências, podemos encontrar o termo hebraico “Elohim” que é plural e se tratando de Deus, remete à Trindade, ou às três pessoas. Vamos aos textos e comentários de cada um deles. No primeiro texto, logo no primeiro versículo do Gênesis, já temos uma ocorrência da Trindade que usa “Elohim” no original. Sendo assim, quem criou os céus e a terra foram o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Isso se confirma por meio de revelações posteriores que chamamos de revelação progressiva de Deus. Mais um termo que não existe nas Escrituras, mas sua essência se pode comprovar na leitura metódica. Todos e quaisquer achismos e malabarismos que usem para tentar explicar Deus no plural é perda de tempo, só subsiste a Trindade no final.

"No princípio, criou Deus os céus e a terra." Gn 1.1.

 

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." João 1:1-3


Logo no segundo versículo do livro de Gênesis, temos a citação ao Espírito de Deus envolvido na criação, confirmando sua presença divina com o Pai e o Filho, que já ficou claro pelas palavras do apóstolo João. Ali estava o Espírito Santo que “pairava sobre a face das águas”. Óbvio que não tem como imaginar uma “força ativa” pairando aqui. Sabemos que ele é uma pessoa, pelos textos que revelam isso ao longo de toda a Escritura.  

"A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas." Gn 1.2.

Um dos diálogos entre as pessoas de Deus, está contigo no livro do Gênesis e hereges tentam distorcer com desculpas de linguagem de autoridade, conversa com anjos e outras besteiras que não encontram fundamentação bíblica. Junto a outros textos fortíssimos, temos que Deus, em comum acordo, cria o homem à imagem e semelhança dele. O todo nos mostra que sim, o Deus Trino ali estava na criação do princípio ao fim criando todas as coisas. Note os termos “nossa imagem” “nossa semelhança”. Outra ocorrência semelhante a essa, se encontra no episódio da construção da Torre de Babel e chegaremos já lá.

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra." Gênesis 1:26

Em todo o capítulo 1 de Gênesis, com todas as ocorrências, ações de criação e falas de Deus, está o termo “Elohim”, revelando que ali estão o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Nem compensa colocar e comentar todas aqui, porque são a mesma explicação que dei agora mesmo. No capítulo 2, temos ainda Deus no plural, porém com um peso maior do termo adicional “YHWH”“Jeová” na transliteração final para o nosso português. Esse termo é considerado muito sagrado entre os judeus que nem ousavam pronunciar e traz a essência do único Deus verdadeiro! E adivinha o que isso nos diz? Sim, o Pai, o Filho e o Espírito Santo são o único Deus verdadeiro! Deixarei aqui, apenas uma delas para exemplo, mas você poderá ler o capítulo 2 todo e ver por si só as ocorrências. A partir de Gênesis 2.5, existem várias citações a “SENHOR Deus” que seguem até Gênesis 3.22. Mas depois de estas, existem mais em outros livros. 

"Não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado; porque o SENHOR Deus não fizera chover sobre a terra, e também não havia homem para lavrar o solo." Gn 2.5.

Em todo o capítulo 1 de Gênesis, com todas as ocorrências, ações de criação e falas de Deus, está o termo “Elohim”, revelando que ali estão o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Nem compensa colocar e comentar todas aqui, porque são a mesma explicação que dei agora mesmo. No capítulo 2, temos ainda Deus no plural, porém com um peso maior do termo adicional “YHWH”“Jeová” na transliteração final para o nosso português. Esse termo é considerado muito sagrado entre os judeus que nem ousavam pronunciar e traz a essência do único Deus verdadeiro! E adivinha o que isso nos diz? Sim, o Pai, o Filho e o Espírito Santo são o único Deus verdadeiro! Deixarei aqui, apenas uma delas para exemplo, mas você poderá ler o capítulo 2 todo e ver por si só as ocorrências. A partir de Gênesis 2.5, existem várias citações a “SENHOR Deus” que seguem até Gênesis 3.22. Mas depois de estas, existem mais em outros livros. 

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Gênesis 3:15

"Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos." Apocalipse 20:2

"E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém." Romanos 16:20

"E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão." 
Hebreus 2:14,15

Outra revelação marcante e chocante para unicistas é o diálogo da Trindade, reforçado com um “SENHOR Deus” sobre o homem ter comido da árvore do conhecimento do bem e do mal e ter se tornado como eles. Eles quem? Os anjos? Não! O Pai, o Filho e o Espírito Santo! O único Deus Jeová, citado em “SENHOR Deus”! Impossível negar tais provas teológicas nesses diálogos registrados aqui e em tantas outras passagens até no Novo Testamento! 

"Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente," Gênesis 3:22

Outra ocorrência incrível em Gênesis, acontece quando Deus diz que seu Espírito não mais agiria ou contenderia com os homens nos dias que antecederam o dilúvio. A humanidade estava se corrompendo de forma generalizada e Deus tentava convencê-los de seus maus caminhos através do Santo Espírito, mas eles resistiram até sua destruição. Temos aqui “YWHW” ou “JEOVÁ” em “SENHOR” geralmente apontando para o Deus Pai que por sua vez faz citação ao Espírito. E sobre o que o SENHOR disse, se constata nas Palavras de Cristo no Evangelho segundo João. Até hoje o Espírito de Deus tenta convencer o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. 

"Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos." Gn 6.3.

"Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo." João 16:7,8

Depois do dilúvio, lá estavam os homens, distantes de Deus e preocupados, talvez, com a possibilidade de um novo dilúvio e explicitamente de serem espalhados pelo mundo. Eles intentaram construir uma torre que tocasse no mais alto do céu, mas não era esse o plano de Deus. Eles estavam inventando “modas”. O plano de Deus era espalhar eles por toda terra. Aqui temos novamente a junção do tetragrama com a fala da Trindade. Temos o SENHOR (JEOVÁ), conversando provavelmente com o Filho e o Espírito Santo para confundirem as línguas do povo e assim foi feito! Novamente, harmonia e propósito alinhado por parte das pessoas de Deus. Nem comentarei que aqui não tem anjo ou linguagem de autoridade, ou majestade. O resto das Escrituras silencia qualquer outro argumento que não tenha relação com a Trindade. Deus não confunde ninguém, nós que criamos confusão sempre! Ele sempre deixou dicas, detalhes e revelações para quem lesse sua Palavra! 

"Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; e o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade." Gênesis 11:5-8

“Deus Altíssimo” é um dos nomes pelo qual Deus também é chamado no livro do Gênesis por Melquisedeque. O curioso aqui é que neste caso, é usado o termo hebraico “'el” no singular, e não “Elohim” no plural. Isso pode significar, primeiramente, que Melquisedeque não tinha o conhecimento de Deus como hoje lemos e percebemos uma Trindade e seria natural que suas palavras fossem registradas mencionado um Deus singular. Afinal, nem o livro do Gênesis estava escrito ainda nos dias dessa fala! Mas, considere isso uma hipótese teológica minha. Pode ser também que esteja apenas se referindo a uma das pessoas da Trindade também, mas acho mais distante essa possibilidade. 

"Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo; abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo." Gn 14.18–20.

Outro texto precioso no livro do Gênesis é quando Agar está em fuga da casa de Abraão no deserto e sofrendo sem água e achando que seu filho morreria também, mas o Anjo do SENHOR apareceu para ela e lhe fez promessas lindas e a seu filho. Ela fica toda impressionada e feliz, invoca a Deus. Temos aqui diversas palavras interessantes. A primeira é “Anjo do SENHOR” que traz “mal'ak” no original e pode ser traduzida como “mensageiro, representante, anjo e o anjo teofânico”. Aqui reside muitos conceitos teológicos e um deles é de que seja apenas um anjo como tamanha representatividade no céu, que pode falar pelo próprio Deus. Confesso discordar dessa conclusão por justamente não termos especificamente tal anjo apresentado nas Escrituras. Temos, sim, Gabriel que é um mensageiro que leva as mensagens de Deus aos homens. Agar teve esse contato com Deus por duas vezes e na segunda, o mesmo Anjo que fala como Deus, é chamado de “Anjo de Deus”. Adivinhe o termo hebraico por trás desse “Deus”? Justamente “Elohim”! Talvez, essas teofanias ficariam melhor traduzidas como “representante”, já que esse Anjo representa Deus no nome, na fala e no poder! 

Então, eu ficaria com a segunda conclusão, de que esse Anjo, pode, sim, ser uma manifestação teofânica do Filho pelas seguintes razões: a) Ele fala em primeira pessoa como Deus; b) É dito que Agar invocou o nome do SENHOR que lhe falava; c) Agar disse que ele é “Deus que vê”. Agar, o chama de Deus no singular no original, como fez Melquisedeque. Possa ser pela mesma razão que expliquei anteriormente. Mas fica evidente que ela atribui ao Anjo do SENHOR que ele era Deus. Seria o Messias? Sobre o termo “Anjo” poder desqualificar o Filho como parte da Trindade, lembremo-nos que Deus já se manifestou como coluna de fumaça, pomba, vento, terremoto, homem, etc. Prova disso está nos anjos enviados a Sodoma e Gomorra para tirar Ló e sua família dali. Se manifestaram em forma de homens e falavam que foram enviados pelo SENHOR na terceira pessoa. 

"Disse-lhe ainda o Anjo do SENHOR: Concebeste e darás à luz um filho, a quem chamarás Ismael, porque o SENHOR te acudiu na tua aflição. Ele será, entre os homens, como um jumento selvagem; a sua mão será contra todos, e a mão de todos, contra ele; e habitará fronteiro a todos os seus irmãos.  Então, ela invocou o nome do SENHOR, que lhe falava: Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê?"  Gn 16.11–13.

"Deus, porém, ouviu a voz do menino; e o Anjo de Deus chamou do céu a Agar e lhe disse: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está. Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão, porque eu farei dele um grande povo. Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água, e, indo a ele, encheu de água o odre, e deu de beber ao rapaz. Deus estava com o rapaz, que cresceu, habitou no deserto e se tornou flecheiro; habitou no deserto de Parã, e sua mãe o casou com uma mulher da terra do Egito." Gn 21.17–21. 

"Então, disseram os homens a Ló: Tens aqui alguém mais dos teus? Genro, e teus filhos, e tuas filhas, todos quantos tens na cidade, faze-os sair deste lugar; pois vamos destruir este lugar, porque o seu clamor se tem aumentado, chegando até à presença do SENHOR; e o SENHOR nos enviou a destruí-lo." Gn 19.12–13.


Temos agora, numa aparição do SENHOR a Abrão, que ele se apresenta a seu servo como sendo o “Deus Todo-Poderoso” e no original, consta apenas o termo singular “'el”. Provavelmente, quem está falando aqui é o Deus Pai. Já que aqui é o próprio quem fala e não teria como concluir que seja falta de conhecimento da Trindade. Um detalhe interessante é que Abraão geralmente se dirigia a Deus como SENHOR (Jeová). Aqui Deus se revela como sendo o Todo-Poderoso. O Deus onipotente! 

"Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito." Gn 17.1.

O que nos faz imaginar e concluir que seja uma das pessoas de Deus falando em determinados momentos é justamente esses detalhes no plural e no singular hebraico. No mesmo capítulo 17 do Gênesis que Deus, o Pai fala a Abraão, nos versículos de 7 a 8, ele fala da aliança feita com Abraão e das futuras promessas e como seria o Deus (Elohim) dele e também da sua descendência. Aqui, está falando do Deus Trino, incluindo o Filho e o Espírito Santo. Como já disse, não comentarei todas as ocorrências nesse sentido, porque são quase incontáveis se referindo a Deus no plural. Só comentei essas duas próximas, para deixar evidente que uma das pessoas de Deus está falando e logo inclui em sua fala sua pluralidade divina. Não há nem confusão e muito menos contradição aqui, mas sim harmonia! E isso lemos por toda a Escritura!

"Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência. Dar-te-ei e à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu Deus." Gn 17.7–8.

Gradualmente, vamos mergulhando na essência da intimidade do Deus Trino, no seu caráter e divindade. Moisés descreve que Abraão plantou tamargueiras em Berseba e ali invocou o nome do SENHOR, Deus Eterno. Ele aqui faz menção a eternidade de Deus juntamente com o termo “Jeová”. Isso transmite fortemente a eternidade do Deus que existe por si só! Eram formas profundas para se referir a Deus com toda reverência e reconhecimento de quem ele era! Preciso dizer que é sobre a Trindade também? 

"Plantou Abraão tamargueiras em Berseba e invocou ali o nome do SENHOR, Deus Eterno." Gn 21.33.

Quando Abraão é provado por Deus para que oferecesse seu único filho em holocausto e ele segue obediente para executar a ordem divina, Deus o surpreende no último instante e ao falar com ele, é dito que o “Anjo do SENHOR” grita desde o céu para que ele não fizesse nada com o rapaz. Autenticando o temor dele a Deus (Elohim), reforças as promessas ao seu servo e envia a providência do carneiro para ser sacrificado a Deus. Note mais uma vez que esse Anjo do SENHOR não pode ser apenas um anjo qualquer, pois com autonomia divina, ele impede o sacrifício de Isaque, outorga para si o holocausto que Abraão faria e ainda reforça as promessas a Abraão falando como o SENHOR (JEOVÁ)! Não tem como alegar que seja só um anjo representante de Deus. Arrisco dizer em minhas conclusões, novamente, que talvez, a melhor tradução para tais ocorrências nítidas sobre este Anjo, fosse “Representante”. E sim, temos essa opção do hebraico “mal'ak”. Traduzir como “Anjo” dentro desse contexto completamente divino, só gera mais confusão e questionamentos. 


"Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho. Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. E pôs Abraão por nome àquele lugar —O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá. Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo do SENHOR a Abraão e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz. Então, voltou Abraão aos seus servos, e, juntos, foram para Berseba, onde fixou residência." Gn 22.11–19.

Novamente, o Anjo de Deus aparece na história. Dessa vez em sonho, mas como dantes, fala que ele é o Deus de Betel, onde Jacó erigiu uma coluna, ungiu-a e chamou de Casa de Deus! Interessante que aqui, é usado Deus no singular no original hebraico em associação à aparição do SENHOR em Betel. Note a harmonia e sintonia entre as pessoas de Deus em tudo. Agora, o Anjo de Deus (Elohim), deixa claro que ele é o Deus ('el) que apareceu a Jacó e se apresentou como SENHOR (Jeová)! Somente neste texto, temos as duas ocorrências no singular e no plural referente a Deus! 

"E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; e eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; e a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra; e eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado. Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia." Gênesis 28:12-16

"E o Anjo de Deus me disse em sonho: Jacó! Eu respondi: Eis-me aqui! Ele continuou: Levanta agora os olhos e vê que todos os machos que cobrem o rebanho são listados, salpicados e malhados, porque vejo tudo o que Labão te está fazendo. Eu sou o Deus de Betel, onde ungiste uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai desta terra e volta para a terra de tua parentela." Gn 31.11–13.

"E apareceu Deus outra vez a Jacó, vindo de Padã-Arã, e abençoou-o. E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não te chamarás mais Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou-lhe Israel. Disse-lhe mais Deus: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; frutifica e multiplica-te; uma nação, sim, uma multidão de nações sairá de ti, e reis procederão dos teus lombos; e te darei a ti a terra que tenho dado a Abraão e a Isaque, e à tua descendência depois de ti darei a terra. E Deus subiu dele, do lugar onde falara com ele. E Jacó pôs uma coluna no lugar onde falara com ele, uma coluna de pedra; e derramou sobre ela uma libação, e deitou sobre ela azeite. E chamou Jacó aquele lugar, onde Deus falara com ele, Betel." Gênesis 35:9-15

Existe um episódio no livro de Gênesis, bem cheio de mistérios e enigmas, onde ele atravessou um vale e ali teve um encontro inusitado com um certo homem e entra numa luta corporal com ele. O homem o toca na articulação dele, de modo que ficou mancando o resto de sua vida. Depois dessa luta, acontece um diálogo entre ele e o tal homem, que diz que seu nome mudaria de Jacó para Israel, pois ele havia lutado com Deus (Elohim) e com os homens. O próprio Jacó, depois, parece concluir que aquele homem, era de fato uma manifestação de Deus em forma humana! Ele mesmo diz que viu a Deus pessoalmente e sobreviveu. Obviamente, que em toda a sua essência e glória, nenhum homem jamais pode ver a Deus e sobreviver, e isso é explicado na teofania de Deus naquele momento. Jacó, só lutou com Deus, porque estava em forma humana e ainda assim o marcou por toda a vida. E sim, no original hebraico, Deus está novamente no plural, revelando o Deus Trino. 

"Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali. Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva." Gn 32.28–30.

Novamente, encontramos nesse diálogo de Deus com Jacó, os dois termos singular e plural numa mesma frase. Na primeira, faz referência ao Deus (Elohim) e na segunda menção, a Deus ('el). Essa segunda citação, está ligada à aparição de Deus a Jacó em Betel. De qualquer forma, temos aqui a Trindade falando com Jacó e citando um Deus que apareceu a ele ali naquela ocasião. Quando ele fala sobre esse mesmo Deus que respondeu suas orações e esteve com ele desde então, usa novamente “'el”, Deus no singular. E quando Deus aparece e fala com ele se anunciando como o “Deus Todo-Poderoso” é usado o termo singular novamente. Provavelmente, seja o Deus Pai falando. Essa alternância ocorre o tempo todo no livro de Gênesis e nem citarei todas, porque creio que essas são suficientes para deixar claro que há essa manifestação singular e plural de Deus. Nos dias de José, temos Jacó fazendo uma oração desesperada por seus filhos citando novamente o Deus Pai, o chamando de “Deus Todo-Poderoso”, e novamente no singular “'el”.

"Disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugias da presença de Esaú, teu irmão." Gn 35.1.

"Então, disse Jacó à sua família e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no vosso meio, purificai-vos e mudai as vossas vestes; levantemo-nos e subamos a Betel. Farei ali um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia e me acompanhou no caminho por onde andei." Gn 35.2–3.

"Disse-lhe mais: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; sê fecundo e multiplica-te; uma nação e multidão de nações sairão de ti, e reis procederão de ti." Gn 35.11.

"Deus Todo-Poderoso vos dê misericórdia perante o homem, para que vos restitua o vosso outro irmão e deixe vir Benjamim. Quanto a mim, se eu perder os filhos, sem filhos ficarei." Gn 43.14.

"Então, disse: Eu sou Deus ['el], o Deus [elohim] de teu pai; não temas descer para o Egito, porque lá eu farei de ti uma grande nação." Gn 46.3.

Embora o Espírito Santo seja menos citado quanto é no Novo Testamento, ele ainda é encontrado em textos espalhados pelo Antigo Testamento. Quanto a isso, organizamos biblicamente de dispensações de Deus, onde o Pai atuou mais no passado, o Filho encarnado em seus dias aqui como o Messias e o Espírito Santo desde o Pentecostes na igreja de Deus pelo mundo. Claro que como já comentei, todas as pessoas de Deus, estão sempre unidas no projeto de salvação e restauração de suas criaturas, como podemos ver texto a texto na Bíblia. Nos dias de José no Egito, temos uma declaração impressionante do próprio Faraó reconhecendo que José interpretava os sonhos com auxílio do Espírito de Deus (Elohim). Sim, novamente, a Trindade! Deus no plural! E isso ligado ao Espírito Santo! 

"Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus? Gn 41.38.

Jacó, em sua velhice, abençoava os filhos de José no Egito e fazendo uma citação memorável a Deus que sempre esteve com ele, descreve-o como o Deus (Elohim) de Abraão e Isaque que também o havia sustentado e faz uma menção extra ao Anjo que o livrou de todo o mal. E sobre este Anjo, ele deseja que como Deus, abençoe seus netos! Novamente, o tal Anjo é descrito como Deus que pode abençoar! Muitos teólogos, de fato, concordam que a maioria de tais citações em determinados contextos, sejam, de fato, o Filho, Cristo ou Verbo, como também o chamou João. E todas as menções a Deus aqui, remete à pluralidade divina.  

"E abençoou a José, dizendo: O Deus em cuja presença andaram meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou durante a minha vida até este dia, o Anjo que me tem livrado de todo mal, abençoe estes rapazes; seja neles chamado o meu nome e o nome de meus pais Abraão e Isaque; e cresçam em multidão no meio da terra." Gn 48.15–16.

Considerações e Conclusão

Temos no livro do Gênesis, diversas manifestações divinas que atestam um pouco mais sobre a intimidade da divindade e suas três pessoas. Percebemos tal verdade da Trindade, em diálogos que indicam mais de uma pessoa, e complementando isso, o Anjo do SENHOR que aparece em diversos momentos falando e agindo como Deus e também a pessoa do Espírito Santo citado claramente. Concluímos, então, que mesmo de forma bem escassa, podemos dizer que a Trindade deixou suas evidências teológicas neste livro sem sombra de dúvidas. Claro que reforço novamente que ninguém se detenha apenas a livros do Antigo Testamento, mas que possam ler toda Escritura e abrir ainda mais a mente para somar todos os textos e concluir de vez que essa verdade teológica tem base firme na Bíblia. O resto é achismo, heresia e distorção até mesmo do hebraico. Continue ligado aqui nessa série de verdades sobre a Trindade e não perca nenhum dos demais livros que serão explorados. Se inscreva para receber notificações quando eu postar estudos novos e compartilhe com quem possa se interessar e com seu herege favorito. Deus abençoe sua vida! 

"Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade." 2 Coríntios 13:8

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem