A divindade de Cristo é um tema central nas Escrituras, e diversos textos bíblicos atribuem claramente a Jesus características, títulos e ações que só podem ser atribuídas a Deus. Embora, todos os resultados obtidos de cada livro pesquisado até aqui sobre a Trindade já bastariam, eu gosto de ir além do básico e deixar brilhando feito a luz do sol ao meio-dia as verdades. Então, resolvi deixar aqui todas as evidências que mostram que Cristo é de fato, Deus também. Abaixo está uma lista organizada desses textos, com explicações breves sobre como cada um demonstra a divindade de Cristo.
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Negar a divindade de Cristo é uma das estratégias diabólicas para distorcer a verdade. Imagem: Yandex |
1. Títulos Divinos Atribuídos a Cristo
“Deus” (Theos )
João 1.1
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”- O texto afirma diretamente que o Verbo (Jesus) é theos (Deus).
João 20.28
“Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu e Deus meu!”- Tomé reconhece Jesus como “Deus”, e Jesus não corrige essa declaração.
Hebreus 1.8
“Mas acerca do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de equidade é o cetro do teu reino.”- O Pai se dirige ao Filho como “Deus” no contexto da adoração celestial.
Romanos 9.5
“Deles são os patriarcas, e deles, quanto à carne, veio Cristo, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.”- Paulo chama Cristo de “Deus bendito eternamente”.
Tito 2.13
“Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo.”- Jesus é chamado explicitamente de “nosso grande Deus e Salvador”.
2 Pedro 1.1
“Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que receberam fé tão preciosa como a nossa, pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.”- Pedro também identifica Jesus como “Deus e Salvador”.
2. Características Divinas Atribuídas a Cristo
Eternidade
João 1.1-2
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.”- Jesus existia antes de todas as coisas, indicando sua eternidade.
Isaías 9.6
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”- Jesus é chamado de “Deus Forte” e “Pai da Eternidade”.
Apocalipse 1.8; 22.13
“Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.”- Jesus assume o título de “Alfa e Ômega”, referindo-se à sua eternidade.
Omnipresença
Mateus 18.20
“Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles.”- Jesus promete estar presente em todos os lugares onde seus seguidores se reúnem.
Mateus 28.20
“E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”- Sua presença contínua com a igreja indica sua omnipresença.
Onisciência
João 2.24-25
“Mas Jesus não confiava neles, porque conhecia a todos e não precisava de que alguém lhe desse testemunho de homem, pois ele sabia o que havia no homem.”- Jesus conhece os corações humanos, demonstrando onisciência.
João 16.30
“Os discípulos disseram: 'Agora sabemos que sabes todas as coisas.'”- Os próprios discípulos reconhecem sua onisciência.
Onipotência
Colossenses 1.16-17
“Porque nele foram criadas todas as coisas... e ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.”- Jesus sustenta o universo com seu poder.
Apocalipse 1.8
“Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.”- Jesus é identificado como “Todo-Poderoso”.
3. Ações Divinas Realizadas por Cristo
Criação
João 1.3
“Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.”- Jesus é o agente criador de todas as coisas.
Colossenses 1.16
“Porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, visíveis e invisíveis... tudo foi criado por ele e para ele.”- Jesus é o criador de tudo o que existe.
Perdão de Pecados
- Marcos 2.5-7, 10
“Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados... Quem pode perdoar pecados senão só Deus?”- Jesus perdoa pecados, uma prerrogativa exclusiva de Deus.
Ressurreição
João 10.17-18
“Por isso o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou de mim mesmo. Tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la.”- Jesus tem autoridade divina sobre a morte e a ressurreição.
João 11.25
“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.”- Jesus afirma ser a fonte da vida eterna.
4. Adoração Direcionada a Cristo
Mateus 14.33
“Então os que estavam no barco adoraram-no, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus.”- Jesus recebe adoração, algo reservado apenas a Deus.
Filipenses 2.9-11
“Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.”- Jesus é adorado universalmente como Senhor.
Apocalipse 5.12-14
“Dizendo com grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças... e adoraram ao que vive para todo o sempre.”- Jesus é adorado como Deus no céu.
Conclusão
Os textos acima demonstram claramente que as Escrituras atribuem divindade a Cristo, apresentando-o como Deus encarnado. Ele possui atributos divinos (eternidade, onisciência, onipresença, onipotência), realiza ações divinas (criação, perdão de pecados, ressurreição) e recebe adoração, algo que só deve ser direcionado a Deus. Essas passagens confirmam que Jesus é plenamente Deus, parte da Trindade.
Fontes Utilizadas
- Nestle-Aland, Novum Testamentum Graece (NA28).
- BDAG (A Greek-English Lexicon of the New Testament and Other Early Christian Literature).
- Grudem, Wayne. Systematic Theology: An Introduction to Biblical Doctrine .
- Beale, G.K., & Carson, D.A. Commentary on the New Testament Use of the Old Testament .