Bíblia - Entre o conhecimento e a revelação

Bíblia - Revelação de Deus
A Bíblia continua sendo a luz para muitas vidas, fonte de conhecimento e pesquisa; mas para alguns um símbolo de mentiras, contradições e cheia de erros. Muitos acreditam em seus relatos e conteúdo pela fé e outros não conseguem acreditar em tudo quanto ela relata.

A Bíblia é realmente a sagrada Palavra de Deus dada aos homens ou apenas uma mera coleção de livros misturados verdade e mentira em suas páginas?

Porque mesmo muitas pessoas não crendo e até mesmo combatendo sua existência e tentando colocar seu conteúdo em dúvida, ela continua sendo impressa, lida e procurada pelo mundo todo? Porque tem permanecido todos esses milênios, séculos e décadas sem ser destruída totalmente?
O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão. Lucas 21:33
Onde estão os grandes "best sellers" escritos por grandes escritores? Sabemos que muitos deles duraram alguns anos e foram tragados pelo descaso porque o que tinham para apresentar, foi lido e conhecido. Mas porque a Bíblia sempre permanece ano após ano mesmo com o mesmo conteúdo e pessoas a lêem por mais de 10 vezes inteiramente e nunca desprezam seu conteúdo?

Vamos esclarecer algo que você talvez ainda não saiba...

Conhecimento e Revelação

São dois termos bem diferentes e o primeiro muitos conhecem desde a escola; mas o segundo, poucas pessoas conhecem ou apenas sabem de um de seus significados que é o de descobrir algo a nível de revelações humanas; mas justamente por faltar fé eles não conhecem o elevado significado dessa palavra aplicada no âmbito espiritual.

Conhecer a Bíblia é muito simples e todos podem conhecer a Bíblia facilmente lendo e estudando; mas revelação divina é algo que vem de Deus e ela consiste justamente em mostrar verdades nas entre linhas dos textos e manifestar ensinos peculiares e profundos aos corações que a lêem com fé, temor e reverencia perante seu Autor.

Sobrenatural não se explica... Nem pelos homens, nem pelas ciências do mundo. Elas apenas poder obter vestígios dessas coisas, mas não o completo conhecimento ou explicação. Apenas Deus dá aos homens do seu conhecimento por meio de revelações pelo Espírito Santo. E isso não é coisa do nível das pessoas comuns, sem fé ou naturalistas...
Mas até hoje o Senhor não lhes deu mente que entenda, olhos que vejam, e ouvidos que ouçam. Deuteronômio 29:4 (NVI)
Infelizmente não são poucos os ateus que caem loucamente em cima da Bíblia com críticas, contestações, argumentações e filosofias tentando colocar a Bíblia em descrédito. Eles justamente por não terem fé e reverenciar o Autor das Escrituras; ficam perplexos com certas coisas que lêem em suas páginas e não conseguem compreender o sobrenatural, os milagres e maravilhas que só Deus pode realizar.

Os mais confusos são aqueles que aceitam essa mesma fé ou mesmo foram criados em uma família cristã e depois de alguns anos de rebeldia ou desleixo com a comunhão com Deus e meditação nas Escrituras; por algum motivo de falta de conhecimento ou indução, abandonam a fé e passam a se declarar ateus e que chegaram ao conhecimento racional.

Pobres coitados... São como a porca lavada e o cão que se revolvem à sua sujeira e imundície; desprezando o Deus que os criou e com amor sempre esteve com o braço estendido para eles. Estes sim merecem o duro juízo de Deus por conhecerem parte da sua verdade e se virarem contra Ele.

Os demais ateus são sempre em sua maioria, meros seguidores de uma ideologia que existe desde o princípio da humanidade, quando já existiam pessoas que não acreditavam em Deus. Estes são ignorantes como aqueles que crucificavam Jesus Cristo que embora conhecessem a lei de Deus e sua vontade; não a praticavam e possuindo todas as profecias sobre a vinda e obra do Messias, não o reconheceram porque não lhes foi revelado, senão àqueles a quem Deus quis revelar.

Aos que o crucificaram Cristo não fez senão orar ao Pai:
E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes. Lucas 23:34 (NVI)
Mas, como?! Eles não sabiam que estavam crucificando um homem?! Sim, eles sabiam que estavam crucificando um homem; mas não o Filho de Deus, porque não criam nele dessa forma... Por isso de certa forma eram ignorantes que conheciam as Escrituras. Eles possuíam o conhecimento até demais, mas não a revelação que vinha de Deus.

Eles jamais conseguiram enxergar que as Escrituras se cumpriam diante dos olhos deles e por isso xingaram Jesus, o menosprezaram, combatiam contra ele e até o crucificaram. Tinham conhecimento literário das Escrituras e não as revelações. Alguém conhece bem a história do Eunuco de Candace?
Um anjo do Senhor disse a Filipe: "Vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza".
Ele se levantou e partiu. No caminho encontrou um eunuco etíope, um oficial importante, encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes. Esse homem viera a Jerusalém para adorar a Deus e,
de volta para casa, sentado em sua carruagem, lia o livro do profeta Isaías.
E o Espírito disse a Filipe: "Aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a".
Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: "O senhor entende o que está lendo? "
Ele respondeu: "Como posso entender se alguém não me explicar? " Assim, convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado.
O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: "Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca.
Em sua humilhação foi privado de justiça. Quem pode falar dos seus descendentes? Pois a sua vida foi tirada da terra".
O eunuco perguntou a Filipe: "Diga-me, por favor: de quem o profeta está falando? De si próprio ou de outro? "
Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de Jesus.
Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: "Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado? "
Disse Filipe: "Você pode, se crê de todo o coração". O eunuco respondeu: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus".
Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou.
Atos 8:26-38 (NVI)
O Eunuco até gostava de ler as Escrituras, mas não entendia as profecias sobre Jesus Cristo e Felipe que tinha a revelação de Deus sobre aqueles textos, explicava para aquele homem que humildemente o ouvia e por fim foi batizado por sua fé nas águas e seguiu com a alegria da salvação no coração.

Leia a Bíblia sempre orando

Mas infelizmente hoje, ainda existem pessoas com tamanha arrogância nada sabem sobre o que criticam e os que alegam saber, sabem superficialmente e permanecem em densas trevas sem comunhão com Deus e tentando combater o que não se pode vencer.

Concluo que sem a revelação sobrenatural de Deus para o homem; jamais ele compreenderá os mistérios deixados para nós e permanecerão feito loucos criticando o que não entendem usando de uma sabedoria fútil e desprezada pelo próprio Deus. A estes Deus tarja de loucos, por não buscarem o verdadeiro conhecimento escondido nele para todas as gerações que o buscarem...

Aos que sabem do que estou falando, glorifiquem Aquele que se compadeceu de nós e nos escolheu para receber tão maravilhoso conhecimento e salvação sem que merecêssemos e se você ainda não entendeu nada; não seja arrogante e orgulhos como muitos; busque mais profundamente sobre o que tem dúvidas ou desconfia que possa ser verdade.

Pois nenhum ser humano por mais inteligente que seja, jamais pode dizer: "Conheço tudo!"
O melhor de Deus sempre esteve reservado apenas para os que o amam e o buscam:
Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam"; 1 Coríntios 2:9 (NVI)


Sobre o Autor:
Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.