O cóccix humano prova a evolução e descarta a criação?


O que você acha? Não sei sua opinião, mas até então não sabia o que pensar e nem muito menos o que responder se alguém me perguntasse sobre o cóccix humano, aquele ossinho no final da coluna sobrando. Mas este artigo vai ser interessante para alguns, impressionante para outros e humilhante para poucos; espero que não esteja entre os poucos...

Encontrei antes da resposta a pergunta, logicamente. Um chegado ateu, ousou criar um scrap hilário tentando refutar a TDI com a pergunta do porque existia em nós o cóccix humano e para que ele servia se não fazia nada.

Será que anomalias genéticas provam a evolução humana?
Evolucionistas acreditam que o cóccix humano seria um vestígio deixado pela evolução de uma cauda que existiu. Imagem: Conhecimento Científico


A principio de assunto, muitos já devem saber que rola entre os ateus do mais baixo ao mais alto nível certa certeza até "científica" de que o cóccix na verdade é um vestígio de que realmente evoluímos dos macacos. Mas se assim fosse, nossa fé em Deus como criador, os registros na Bíblia sobre essa criação e as pesquisas da TDI estariam perdidas!

Acompanhe comigo, nada mais que a verdade, esse é o intuito desse blog. Se não tinha respostas para esse assunto até aqui, você passará a ter mais respostas daqui em diante.

O Cóccix humano e sua função 

Andei fazendo algumas pesquisas e encontrei no Yahoo Respostas um alguém que deixou uma referência sobre o assunto quando alguém buscava uma resposta e vejam só que surpresa para nossa alegria:

O cóccix é um pequeno osso que termina a coluna vertebral na parte inferior. Os evolucionistas afirmam que este osso é um vestígio da cauda de nossos antepassados. A coluna vertebral é uma sequência linear de ossos que como quase tudo que se conhece, tem um começo e um final, mas onde quer que termine, os evolucionistas insistem em chamar o final de vestígio de um rabo.


Esta ideia é erroneamente aceita principalmente pelo fato de que os livros de biologia ainda dão a impressão errônea que o cóccix humano não tem nenhuma função além de provar a existência da evolução, porém, o cóccix tem funções importantes, serve como um ponto para anexar vários músculos pélvicos, formando o diafragma pélvico.


O cóccix, com seu diafragma pélvico, mantém fixos muitos órgãos em nossa cavidade abdominal evitando que estes literalmente caiam por entre as pernas. Alguns dos músculos do diafragma pélvico também são importantes para o controle de eliminação de dejetos de nosso organismo pelo intestino reto. 
(Fonte: Veritatis Splendor) 

Atualização em 07/08/22 - O link para o artigo ficou inativo ao longo do tempo, porém adicionei mais fontes de informação sobre o assunto: 

O termo cóccix é derivado da antiga palavra grega κόκκυξ  kokkyx "cuco"; este último é atestado nos escritos do médico grego Herophilus para denotar o fim da coluna vertebral. Este nome grego para o cuco foi aplicado como os últimos três ou quatro ossos do cóccix se assemelham ao bico deste pássaro, quando visto de lado. 

Esta explicação etimológica estabelecida também pode ser encontrada nos escritos do anatomista do século XVI Andreas Vesalius que escreveu: os cuculi, um similitudine rostri cuculi avis  (o osso cuco mostra uma semelhança com o bico do pássaro cuco). Vesalius usou a expressão latina os cuculi, com os, osso e cuculus, o nome latino para o cuco. O anatomista francês do século XVI/XVII Jean Riolan, o Jovem, dá uma explicação etimológica bastante hilária, como ele escreve: quia crepitus, qui per sedimentum exeunt, ad is os allisi, cuculi vocis similitudinem effingunt (porque o som dos peidos que deixam o ânus e correm contra este osso, mostra uma semelhança com o chamado do cuco). Este último não é considerado como potencial candidato. Além dos cuculi, o caudae, com caudae, da cauda é atestado. Esta expressão latina pode ser a fonte dos termos inglês, francês, alemão e holandês tailbone, l'os de la queue,Schwanzbein e staartbeen. Na atual nomenclatura anatômica oficial latina, a Terminologia Anatomica, cóccix e os cóccigis são usados.
O cóccix é formado por três, quatro ou cinco vértebras rudimentares. Ele se articula superiormente com o sacro. Em cada um dos três primeiros segmentos pode ser traçado um corpo rudimentar e processos articular e transversais; a última peça (às vezes a terceira) é um mero nódulo de osso. Os processos transversais são mais proeminentes e perceptíveis no primeiro segmento coccygeal. Todos os segmentos carecem de pedais, laminas e processos espinhosos. O primeiro segmento é o maior; ela se assemelha à vértebra sacral mais baixa, e muitas vezes existe como uma peça separada; os restantes diminuem de tamanho rostrally.

A maioria dos livros de anatomia afirma incorretamente que o cóccix é normalmente fundido em adultos. Foi demonstrado que o cóccix pode, em algumas pessoas, consistir em até cinco segmentos ósseos separados, sendo a configuração mais comum dois ou três segmentos.

A superfície anterior é ligeiramente côncava e marcada com três sulcos transversais que indicam as junções dos diferentes segmentos. Ele dá apego ao ligamento sacrocociclial anterior e às levatores ani e suporta parte do reto. A superfície posterior é convexa, marcada por sulcos transversais semelhantes aos da superfície anterior, e apresenta em ambos os lados uma linha linear de tubercles – os processos articular não desenvolvidos das vértebras coccygeais. Destes, o par superior é o maior, e são chamados de cornua coccygeal que projetam caudally, e articulam com a cornua do sacro, e em ambos os lados completam o foramen para a transmissão da divisão posterior do quinto nervo sacral. 

O cóccix não é totalmente inútil em humanos, baseado no fato de que o cóccix tem ligações com vários músculos, tendões e ligamentos. No entanto, esses músculos, tendões e ligamentos também são ligados em muitos outros pontos, a estruturas mais fortes que o cóccix. É duvidoso que os anexos do cóccix sejam importantes para o bem-estar dos seres humanos, dado o grande número de procedimentos de coccygectomia realizados anualmente para tratar a coccidynia. Revisões de estudos que abrangem mais de 700 coccygectomias descobriram que a operação foi bem sucedida em aliviar a dor em 84% dos casos.  12% das vezes, a única complicação grave enfrentada foi a infecção devido à proximidade com o ânus. Uma complicação notável da coccygectomia é o aumento do risco de hérnia perineal. 


Considerações e Conclusão

Como lido acima, mais uma suposta prova de evolução de macacos que vai para o espaço. Os comentários estão em aberto para quem quiser expressar seus sentimentos sobre o assunto. O que você acha dessa revelação? Eu fico com as palavras de Paulo para os pseudo-cientistas que ainda insistirem em dizer que o cóccix é inútil e que é sinal de um rabo que existiu em gerações posteriores. Há sempre quem se utilize dos piores e mais obscuros pensamentos e conclusões para tentar se desvencilhar da existência de Deus e o quanto a sua vida está intrinsecamente conectada a essa verdade. Estes buscam fugir de Deus até onde conseguem, para não considerarem um futuro sem Ele para os julgar ou mesmo para viverem suas vidas prazerosas aqui sem compromisso com a Verdade de Deus. Mas Deus que é rico em misericórdia sempre traz luz à verdades como esta e mantém os despertos e sensatos livres dessas prisões mentais. Deus possa abençoar sua vida ricamente com fé e que se livre de toda a bagagem vã dessa vida e se entregue a Ele para experimentar qual seja a sua boa e agradável vontade a seu respeito. O que achou dessas informações reveladores e interessantes ao mesmo tempo? 

Fontes:

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

14 Comentários

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

  1. Respostas
    1. Olá B&C Advocacia! Obrigado por ler e comentar! Eu recomendaria que apagasse seu comentário pra não passar vergonha na internet; mas como não usou seu nome, tudo bem... Esta protegido... E não, não vou apagar o artigo por duas simples razões:

      1. Você pelo visto entende de ADVOCACIA e não MEDICINA!
      2. Prove que as informações são inválidas que apago o artigo ok?

      Forte abraço e desista, a evolução é uma FARSA...

      Excluir
    2. "Prove que as informações são inválidas" kkkk a fonte que usou é o Yahoo respostas! chega a ser tiração com a cara das pessoas, vc tá achando que aqui tem palhaço? E o fato de mais de 98% do DNA dos chimpanzés ser idêntico ao dos humanos prova alguma coisa pra vc? FONTE: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2003/030520_chimpanzeaf.shtml Aprenda a usar fontes confiáveis e com credibilidade, e não a porra do Yahoo respostas, seu comédia! Agr já pode apagar essa merda

      Excluir
    3. No dia que qualquer ateuzinho militante metido a chimpanzé me trouxer no mínimo uma sequela de mutação entre macacos e homens eu apago pode ser? No aguardo. Eu posso te trazer muitos outros exemplos que se assemelham ao DNA humano; mas será que você vai parar com essa besteira ou vai dizer que também evoluímos desses seres? Viemos de gatos e ratos também ou não?

      https://www.istoedinheiro.com.br/semelhancas-geneticas-entre-gatos-e-humanos-sao-surpreendentes/

      Excluir
  2. "Blog cristão" "Encontrei no Yahoo resposta" mico né. Ótima lugar para se buscar algo kk yahoo. Faça-me o favor. Teoria da evolução já foi confirmada a muito tempo. Acredite em Jesus homem de coração bom e alma pura que ajudou sua geração. N em um ser fictício onipresente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, Yahoo, Wikipédia, Google e outros sites de informações se nutrem do que na sua cabecinha MICO? Eu cansei de encontrar professores e pessoas inteligentes respondendo perguntas de forma eficiente. Esse é seu argumento? Tentar desqualificar quem respondeu no site com embasamento e racionalmente e tentar me rebaixar como se realmente tivesse pago um mico? Tenta de novo. E sobre minha fé em Jesus Cristo, o Deus Bendito; não troco pela fé em homens corruptos de entendimento.

      Excluir
  3. Meu querido, você está se baseando e um fato falso. Pois o ser humano é um animal, não quer dizer que só porque somos inteligentes nós não somos animais. Por que comemos carne? Por que temos dentes? A mandíbula era a orelha de um réptil! Pare com ignorância!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que caiu minha ficha de quem veio essa ideia BANAL de nos enfiar em classificação animal; eu abandonei toda essa besteira e vendo minha vida preciosa pelo prisma e revelação das Escrituras entendi que sou criação inteligente de Deus com inteligência, raciocínio, sentimentos, emoções e sede de adorar quem me criou e isso não tem nada de animalesco. Comemos carne porque Deus deixou claro que poderíamos comer. Temos dentes para comer carne e outras coisas mais.

      Meu Deus... "A mandíbula era a orelha de um réptil". Nessa você se superou amiguinho! Então já não somos macaquinhos, somos REPTILIANOS certo? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk QUANTA FÉ! Não sirvo e não dou conta!

      Excluir
  4. Uma vez eu explodi uma pedra com uma bombinha e criei um mini planeta "habitável". ( É VERDADE ESSE "BILETE" ) KKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acredito em você! Porque VOCÊ EXPLODIU a bombinha! E o mundo não teve ninguém explodindo! kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Olá, boa noite, me tira uma dúvida aqui, vc é imbecil assim de nascença ou fez cursinho?

      Excluir
    3. Ricardo, peça ao inteligente da bombinha para jogar pro alto peças de um relógio e deixar que o mesmo se remonte sozinho, sem um montador.

      Excluir
    4. Anônimo, você é cretino assim mesmo ou tem carência de alguma coisa na sua vida? Mulher? Droga? Grana? O que tiraria essa sua petulância medíocre do seu coração preto? Uma oração poderosa? Ou um coração quebrantado pelo trabalhar de Deus? Me responde...

      Excluir
    5. Pois é Leonardo; o nível de inteligência de alguns humanos esta cada vez mais depreciado. kkkkkkk

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem