Quantos endemoninhados foram encontrados em Gadara
Eles cuidam que os evangelistas Marcos, Lucas e Mateus estão em contradição em citarem um e dois homens endemoninhados em Gadara. Foram um ou dois endemoninhados que Jesus encontrou nessa cidade?
![]() |
Jesus libertou um dos endemoninhados de Gadara e os demônios se apossaram dos porcos. Imagem: O Oratório São Luiz |
Analisaremos mais estas passagens e mostrar a verdade contida na Palavra de Deus. Se a Bíblia realmente contém contradições, estamos no engano e a verdade aparecerá, mas senão será provado sempre o contrário.
Relato de Mateus
Vamos mostrar as passagens primeiro; começando por Mateus que narra que dois endemoninhados apareceram no caminho deles e não apenas um.
"E, tendo chegado ao outro lado, à província dos gergesenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho." Mateus 8:28
Mateus relata a mesma cena que nos outros evangelhos, mas ele cita dois endemoninhados ao invés de um só. Já Marcos e Lucas citam apenas um endemoninhado. Contradição?
Relato de Marcos e Lucas
Vamos ver as passagens usadas pelos críticos que sugerem contradição em citar apenas um endemoninhado:
"E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos. E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo;" Marcos 5:1-2
"E navegaram para a terra dos gadarenos, que está defronte da Galileia. E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros." Lucas 8:26-27
Segundo Marcos e Lucas, um endemoninhado foi ao encontro de Jesus Cristo e não dois. Quem estaria falando a verdade afinal? Isso descaracteriza a Bíblia como sendo verdadeira em seus relatos? Vamos ver a resposta para essa pergunta?
Quantos Endemoninhados?
Na verdade eram dois! Sim, e a verdade é que Marcos e Lucas focaram mais naquele que teve algo mais além da libertação. Lendo o restante de seus relatos, percebemos que eles enfatizaram bem a grande obra que Jesus fez na vida daquele homem. Enquanto Mateus apenas registrou os fatos resumidamente sem se deter em detalhes; já que sua preocupação principal era mostrar em seus relatos o Cristo Rei dos Judeus e aquele Messias das profecias; por isso não se detia muito nos relatos envolvendo os gentios.
Ele, além de ter sido liberto, foi um emissário naquela cidade e nas demais que não receberam Jesus em suas terras. O próprio Senhor mandou que o mesmo fosse e pregasse para seus familiares o que Ele tinha feito por ele.
"E aquele homem, de quem haviam saído os demônios, rogou-lhe que o deixasse estar com ele; mas Jesus o despediu, dizendo: Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito." Lucas 8:38-39
Se alguém se lembrou do relato dos 10 leprosos que dentre eles, apenas um estrangeiro voltou para agradecer, já sabe que essa conclusão é bem óbvia. Eram realmente dois endemoninhados e Marcos e Lucas apenas destacaram o que esteve em eminência na ocasião.
Obs: Lucas praticamente se baseia no relato de Marcos para escrever o seu Evangelho e portanto não esteve presente nos relatos que descreveu; mas tomou as informações com aqueles que estiveram com Jesus Cristo desde o princípio de seu ministério.
Claro que pelo estado espiritual e social que vivia Gadara, não era de se admirar que se encontrassem muitos outros endemoninhados por lá.
Alguma dúvida sobre essa resposta? Sinta-se a vontade em comentar.
Foi bem explicativo Deus lhe abençoe grandiosamente
ResponderExcluirOlá caro Jonathas Vieira! Muito obrigado por prestigiar nosso trabalho em prol da defesa do Evangelho e ore por essa obra! Deus te abençoe!
ExcluirÓtima resposta! Deus seja contigo.
ResponderExcluirA paz do Senhor meu querido irmão! Deus abençoe por sua visita e comentário motivador! Obrigado mesmo!
Excluirolá gostaria de perguntar,lucas narra o que vil ou que ouvil do gadareno?
ExcluirBoa noite meu caro amigo Alexsandro Candido! Primeiramente, obrigado por ler e participar com sua pergunta! A narrativa de Lucas é praticamente um resumo do relato de Marcos (Lc 8.26-39), visto que Lucas não conheceu Jesus Cristo pessoalmente e sim os apóstolos; mas diligentemente buscou detalhes apurados acerca do que ia escrever para transmitir a mensagem do Messias para os gregos. Confira em suas próprias palavras no início de seu evangelho e também em Atos dos Apóstolos:
Excluir"Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram,
Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra, pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio; para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado." Lucas 1:1-4
"Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus." Atos 1:1-3
Espero ter ajudado. Deus abençoe sua vida!
Olá era noite ou dia quando Jesus se encontra com o endemoniado?
ResponderExcluirInfelizmente não me lembro no momento e não me debrucei sobre esse detalhe, mas ainda que haja algo aparentemente contradizente como "era noite" e "amanhecia", todos são descrições diferentes de uma mesma verdade.
ExcluirSua resposta foi a melhor que encontrei. Deus abençoe sempre
ResponderExcluirAmém meu querido, agradeço suas palavras de ânimo! Forte abraço!
Excluir