Quantos endemoninhados foram encontrados em Gadara

Existem certas perguntas dos críticos contra a Bíblia que realmente são surpreendentes! Dessa vez eles querem saber quantos homens foram possuídos por demônio na Bíblia? Realmente o numero foi de muitos; mas entendo que eles querem formar mais uma contradição nos Evangelhos.

Eles cuidam que os evangelistas Marcos, Lucas e Mateus estão em contradição em citarem um e dois homens endemoninhados em Gadara. Foram um ou dois endemoninhados que Jesus encontrou nessa cidade?

Ilustração de Cristo expulsando os demônios de um homem
Jesus libertou um dos endemoninhados de Gadara e os demônios se apossaram dos porcos. Imagem: O Oratório São Luiz


Analisaremos mais estas passagens e mostrar a verdade contida na Palavra de Deus. Se a Bíblia realmente contém contradições, estamos no engano e a verdade aparecerá, mas senão será provado sempre o contrário.

Relato de Mateus

Vamos mostrar as passagens primeiro; começando por Mateus que narra que dois endemoninhados apareceram no caminho deles e não apenas um.

"E, tendo chegado ao outro lado, à província dos gergesenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho." Mateus 8:28

Mateus relata a mesma cena que nos outros evangelhos, mas ele cita dois endemoninhados ao invés de um só. Já Marcos e Lucas citam  apenas um endemoninhado. Contradição?





Relato de Marcos e Lucas

Vamos ver as passagens usadas pelos críticos que sugerem contradição em citar apenas um endemoninhado:

"E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos. E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo;" Marcos 5:1-2

"E navegaram para a terra dos gadarenos, que está defronte da Galileia. E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros." Lucas 8:26-27

Segundo Marcos e Lucas, um endemoninhado foi ao encontro de Jesus Cristo e não dois. Quem estaria falando a verdade afinal? Isso descaracteriza a Bíblia como sendo verdadeira em seus relatos? Vamos ver a resposta para essa pergunta?


Quantos Endemoninhados?

Na verdade eram dois! Sim, e a verdade é que Marcos e Lucas focaram mais naquele que teve algo mais além da libertação. Lendo o restante de seus relatos, percebemos que eles enfatizaram bem a grande obra que Jesus fez na vida daquele homem. Enquanto Mateus apenas registrou os fatos resumidamente sem se deter em detalhes; já que sua preocupação principal era mostrar em seus relatos o Cristo Rei dos Judeus e aquele Messias das profecias; por isso não se detia muito nos relatos envolvendo os gentios.

Ele, além de ter sido liberto, foi um emissário naquela cidade e nas demais que não receberam Jesus em suas terras. O próprio Senhor mandou que o mesmo fosse e pregasse para seus familiares o que Ele tinha feito por ele.

"E aquele homem, de quem haviam saído os demônios, rogou-lhe que o deixasse estar com ele; mas Jesus o despediu, dizendo: Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito."
Lucas 8:38-39

Se alguém se lembrou do relato dos 10 leprosos que dentre eles, apenas um estrangeiro voltou para agradecer, já sabe que essa conclusão é bem óbvia. Eram realmente dois endemoninhados e Marcos e Lucas apenas destacaram o que esteve em eminência na ocasião.

Obs: Lucas praticamente se baseia no relato de Marcos para escrever o seu Evangelho e portanto não esteve presente nos relatos que descreveu; mas tomou as informações com aqueles que estiveram com Jesus Cristo desde o princípio de seu ministério.

Claro que pelo estado espiritual e social que vivia Gadara, não era de se admirar que se encontrassem muitos outros endemoninhados por lá.

Alguma dúvida sobre essa resposta? Sinta-se a vontade em comentar.


Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

15 Comentários

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

  1. Foi bem explicativo Deus lhe abençoe grandiosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro Jonathas Vieira! Muito obrigado por prestigiar nosso trabalho em prol da defesa do Evangelho e ore por essa obra! Deus te abençoe!

      Excluir
  2. Respostas
    1. A paz do Senhor meu querido irmão! Deus abençoe por sua visita e comentário motivador! Obrigado mesmo!

      Excluir
    2. olá gostaria de perguntar,lucas narra o que vil ou que ouvil do gadareno?

      Excluir
    3. Boa noite meu caro amigo Alexsandro Candido! Primeiramente, obrigado por ler e participar com sua pergunta! A narrativa de Lucas é praticamente um resumo do relato de Marcos (Lc 8.26-39), visto que Lucas não conheceu Jesus Cristo pessoalmente e sim os apóstolos; mas diligentemente buscou detalhes apurados acerca do que ia escrever para transmitir a mensagem do Messias para os gregos. Confira em suas próprias palavras no início de seu evangelho e também em Atos dos Apóstolos:

      "Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram,
      Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra, pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio; para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado." Lucas 1:1-4

      "Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus." Atos 1:1-3

      Espero ter ajudado. Deus abençoe sua vida!

      Excluir
  3. Foi, um endemoninhado que Jesus Cristo curou em gardarenos então foi uma aparente contradição do autor bíblico não é erro da bíblia mas sim o autor da bíblia que escreveu o texto de maneira errada Leia Marcos 5:2 Lucas 8:26-39,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu continuo preservando a INERRÂNCIA e completa REVELAÇÃO DIVINA quanto as Escrituras meu nobre. Infelizmente estamos vivendo dias conturbados que as pessoas vivem procurando "chifre na cabeça de cavalo" e sem nem uma leitura básica, conhecimento teológico e revelação auxiliar do Espírito Santo, querem colocar contradição onde não há e erro onde não existe. É simples. ERAM DOIS. E Mateus focou no que estava em destaque e era mais conhecido. E João? Não escreveu nada sobre isso e estava com eles correto? Vão dizer que João se omitiu? Ou que não conhecia essa história?

      Excluir
  4. Meu nome éisael da forma que Lucas não andou com Jesus marcos também não me desculpe irmão mais ainda pra mi não está bem explicada as narrativa si era dois teria porque os outros fala do mesmo a contecento que era um

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples meu irmão. Aprenda o que são narrativas complementares nas Escrituras e até mesmo em julgamentos com várias testemunhas no caso de um crime por exemplo. Se usa chamar várias testemunhas porque cada uma irá expor seu testemunho sobre determinado ocorrido. O advogado e juiz não estavam na cena do crime e nem por isso deixam de advogar e julgar ouvindo testemunhas e envolvidos. As Escrituras não são a fonte de confusão, mas nosso nível de entendimento e conhecimento sim. Abraço! Paz!

      Excluir
  5. Olá era noite ou dia quando Jesus se encontra com o endemoniado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não me lembro no momento e não me debrucei sobre esse detalhe, mas ainda que haja algo aparentemente contradizente como "era noite" e "amanhecia", todos são descrições diferentes de uma mesma verdade.

      Excluir
  6. Sua resposta foi a melhor que encontrei. Deus abençoe sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu querido, agradeço suas palavras de ânimo! Forte abraço!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem