O que Jesus fez depois de seu batismo?

Preparado para descobrir mais uma verdade sobre os fatos bíblicos mostrados até aqui? Com sucesso no Senhor e na infalibilidade das Escrituras, temos respondido a todas as investidas contra elas por parte dos críticos de plantão.

Deus não se deixa zombar por ninguém e se a Bíblia é realmente sua Palavra aqui na terra e em nossas mãos, não pode ser mentira, porque Deus é a Verdade! E conhecendo Deus como o conhecemos hoje, nos tornamos tanto pregadores como defensores de sua causa na terra.

E neste artigos desmontaremos mais um "contradição" sobre o que Jesus teria feito depois de seu batismo nas águas. Se teria ido ao casamento em Caná da Galileia ou teria sido levado pelo diabo ao deserto para ser tentado por ele. Segundo eles Marcos e João entram em conflito em seus relatos acerca dos eventos ocorridos.

Ilustração da transformação de água em vinho
O que realmente Jesus fez depois de ser batizado nas águas e com o Espírito Santo? Contradição? Imagem: Grupo Ruah


Deserto ou Casamento?

Mostraremos primeiramente os textos usados para forjar o tal conflito em o Novo Testamento e só depois mostraremos a resposta para o assunto em confusão. Alguns textos estão em Marcos e outros estão em João.

"E logo o Espírito o impeliu para o deserto. E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam." Marcos 1:12-13

 Marcos relata que Jesus depois de ser batizado, foi levado ao deserto pelo Espírito Santo para ser tentado pelo diabo.

"No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos;"
João 1:35

"No dia seguinte quis Jesus ir à Galileia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me."
João 1:43

"E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galileia; e estava ali a mãe de Jesus." João 2:1

Segundo eles, João declara que Jesus após seu batismo não teria ido para o deserto, mas sim para as bodas em Caná da Galileia. João não dá relato algum da tentação no deserto; contradição?



Harmonia dos Evangelhos

Só esse título daria um artigo especial sobre como analisar os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Porque os críticos não usaram os relatos dos demais evangelhos? Todos eles falam da tentação no deserto, exceto João. Confira nos evangelhos de Mateus e Lucas:

"E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; e quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome."
Lucas 4:1-2

Note que Lucas detalhadamente descreve que Jesus após seu batismo "volta do Jordão" e é levado pelo Espírito Santo ao deserto. E Mateus o que relatou sobre esse evento?

"E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele."
Mateus 4:16

"Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo." Mateus 4:1

Mateus também relata a tentação no deserto depois do batismo no Jordão. E em todos eles existem relatos do batismo, da tentação e depois da chamada dos discípulos. João não relata sobre o exato momento do batismo de Jesus e nem narra a tentação do deserto; mas destaca o primeiro milagre que Jesus realizou em Caná da Galileia, transformando a água em vinho. Repare alguns detalhes:

"E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus."
João 1:32-34



Reparou ou não? O evangelista João escreve que João Batista dava testemunho de que Jesus era o Filho de Deus e fala da ocasião do batismo quando viu o Espírito descer sobre ele como pomba. Após dar seu testemunho, Jesus aparece no Jordão a segunda vez após a tentação no deserto e só então seus discípulos começam a segui-lo.

"E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus." João 1:37

Na ordem cronológica correta dos fatos; Jesus prossegue convocando discípulos e então manifesta seu poder pela primeira vez nas bodas de Caná da Galileia como narra João:

"E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas." João 2:2

"Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galileia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele."
João 2:11

Vou no dito popular "passar a régua" nessa confusão: Jesus vai até o Rio Jordão e é batizado por João Batista > Jesus é levado para ser tentado no deserto pelo Espírito > Jesus após os 40 dias e noites volta ao Jordão onde João dá testemunho da ocasião do batismo > Jesus chama seus discípulos > Realiza seu primeiro milagre nas bodas em Caná da Galileia. Mais alguma dúvida sobre o que ele fez depois do batismo?

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

37 Comentários

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

  1. Olá Ricardo. Gostei da sua explanação. Mas temos outro problema aí: João não era para estar preso depois de Jesus ter volta do do deserto? Como ele apresentou Simão Pedro e André a Jesus durante a suposta segunda passagem no Jordão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, muito obrigado por ler e comentar o artigo Vinicius! Obviamente por estar vivo apresentou os discípulos a Jesus que estava pronto para começar seu ministério de pregação e milagres; mas vamos de testemunho das Escrituras:

      Segundo a Bíblia em Ordem Cronológica, João morto depois da TERCEIRA VIAGEM de Jesus de volta a Galileia e antes de sua ida a Cafarnaum; entre Fevereiro de 27 d.C e Abril de 28 d.C (Datas aproximadas segundo a cronologia de Klassen).

      Sua morte está citada nas seguintes passagens:

      Mateus 14.1-12
      Marcos 6.14-26
      Lucas 9.7-9

      O foco esta nas três viagens que Jesus fez a Galileia. Elas podem confundir os leitores por não estarem cronologicamente organizadas. Mas resumindo; João Batista foi morto depois que Jesus já estava com seus discípulos pregando e operando milagres e maravilhas. Deus abençoe sua vida!

      Excluir
  2. Quando eu estava lendo os quatros relatos sobre o evangelho eu tbm me deparei com esta dúvida e orando e estudado consegui compreender a sequencia dos fatos. Aí vim para net e este já é o segundo site que acho com a mesma conclusão que cheguei. Fiquem na Paz de Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu querido irmão Luiz! Deus não é Deus de confusão! Ela reside apenas na mente dos que buscamo menos a verdade ou com um preconceito já formado em sua mente! Obrigado pelo comentário! Deus te abençoe!

      Excluir
  3. Que benção cara, estava agora mesmo estudando sobre isso. Estava tentando entender essa questão das ordens cronológicas, me ajudou muito. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada meu querido irmão Gabriel! Deus abençoe sua vida em toda verdade e busque sempre a Verdade nas Escrituras como esta fazendo! Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  4. Estou estudando e estou com uma duvida.

    Depois que Jesus volta do deserto, passam 2 dias ate Jesus ir no 3 dia para Caná da Galiléia? (cf.João 1.29;1.35;4.43)

    E qual o terceiro momento que Jesus vai pra Galileia dps de partir para Carnafaum? Pois os discipulos de Joao segue Jesus depois que ele os chama no mar da galileia? (MT 3.18-22; JO 1.35-42)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Leeh Misaki! Muito obrigado por ler e comentar aqui no Verdade Urgente! Eu já respondi essa questão aqui nos comentários Leeh; mas vou repassar pra você ok?

      Segundo a Bíblia em Ordem Cronológica, João foi morto depois da TERCEIRA VIAGEM de Jesus de volta a Galileia e antes de sua ida a Cafarnaum; entre Fevereiro de 27 d.C e Abril de 28 d.C (Datas aproximadas segundo a cronologia de Klassen).

      Sua morte está citada nas seguintes passagens:

      Mateus 14.1-12
      Marcos 6.14-26
      Lucas 9.7-9

      O foco esta nas três viagens que Jesus fez a Galileia. Elas podem confundir os leitores por não estarem cronologicamente organizadas. Mas resumindo; João Batista foi morto depois que Jesus já estava com seus discípulos pregando e operando milagres e maravilhas. Deus abençoe sua vida!

      Excluir
    2. Caso queira mais detalhes, posso publicar um artigo sobre Jesus e sua estadia e passagens pela Galiléia. Mas de imediato, recomendo que pesquise um mapa biografico da vida e ministério de Jesus que encontrará todos os seus passos organizadamente e em detalhes! Espero ter ajudado Leeh. Abraço e Deus abençoe sua vida! Se quiser, pode ler este artigo muito bom também explicando todo ministério de Jesus na Galiléia: http://www.itf.org.br/a-caminhada-de-jesus-na-galileia-2.html

      Excluir
    3. Muito obrigado por responder.
      Irei olhar o link.

      E se puder poderia me indicar onde encontro esse mapa biográfico ?
      Desde já agradeço.

      E se me permite, deixo aqui meu blog, onde escrevo estudos bíblicos :D
      http://b-cristo.blogspot.com.br/

      Excluir
    4. A paz do Senhor Leeh Misaki! É um prazer responder aos meus leitores e eu quem agradeço sua visita aqui mais uma vez e dei uma olhada em seu trabalho e achei muito bem organizado! Parabéns e continue espalhando a semente da Palavra aos corações e que Deus seja contigo nesse seu trabalho! Quanto ao mapa, recomendo que dê uma olhada nessa imagem bem organizada:

      https://www.flickr.com/photos/aronmacedo/4481574698/sizes/o/

      Espero ter ajudado mais uma vez e que Deus te abençoe mais e mais!

      Excluir
  5. Respostas
    1. A paz meu querido Euclimar! Obrigado por ler nosso artigo e prestigiar o blog com seu comentário! Deus te abençoe!

      Excluir
  6. A mae de jesus estava com ele no dia do seu batismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a); obrigado por ler o artigo e comentar! Segundo a narrativa dos evangelhos, ela não estava com Jesus... Segundo João, por exemplo; ela só aparece no terceiro dia depois da manifestação pública de Jesus (Ocasião do seu batismo):

      E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galileia; e estava ali a mãe de Jesus. João 2:1-1

      Espero ter ajudado...

      Excluir
  7. Então esse: três dias depois..., de João 2:1, é depois que Ele volta do deserto e aparece novamente no Jordão e chama alguns discípulos. Aí três depois de sua aparição no Jordão acontece a festa de casamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro Denice Santiago! Primeiramente, muito obrigado por ler e comentar! Sim, exatamente isso que comentou! Deus abençoe!

      Excluir
  8. Bom dia, gostaria de entender,como jesus foi conduzido ao deserto após
    O seu batismo,ele foi andando,sendo guiado pelo o espírito santo?ou foi transportado pelo o espírito santo,e ali ficou 40 dias e depois teve fome,e foi tentado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido, eu aprendi que quando a Escritura transmite silêncio, nós devemos reverberar o mesmo, pois é justamente nas questões mais profundas, misteriosas e não reveladas que nos perdemos e entramos em discussões tolas e sem frutos. Mas a curiosidade é parte de nós e eu creio que foi pelo Espírito Santo como aconteceu com Felipe que foi transportado assim. Abraço!

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. A paz!
    Belissimo poste meu irmão
    A minha única duvida é por que foi usado a expressão " No dia segunte"?
    No dia seguinte de quê, se não ao batismo?
    Não se poderia ter usado as expresões " em outro dia", " nos dias seguintes"?
    É claro que não saberemos ao certo o que hove visto que a biblia foi traduzida em muitos idiomas e pode ter ocorrido alguma informação equivocada ou fora do contexto como essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz meu querido! Esclareci ao máximo do que a Escritura me fornece meu irmão, mas realmente existem traduções, termos e detalhes assim que podem mudar um pouco o texto na íntegra, mas isso não implica em adulteração de doutrinas e relatos históricos. Deus abençoe! Abraço!

      Excluir
  11. Ricardo, parabens pela explicação. Que Deus continue usando vc todos os dias.
    Paz....
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu querido irmão! Agradeço o carinho e apoio! Abraço!

      Excluir
  12. A Paz! Só gostaria de saber
    " No dia seguinte" após o quê João viu Jesus em Jo 1.29!

    A Bíblia cronológica põe Jo 1.28 > batismo de Jesus> tentação de Jesus> Jo 1.29.

    Att.
    Bruno

    Não tô conseguindo harmonizar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi Bruno? Não é esta a sequência que resumi ao final do artigo?

      Excluir
    2. Acho que a dúvida dele é a mesma que eu tinha. Esse "No dia seguinte" está se referindo ao dia depois do batismo ou o próximo dia após os dias de Jesus no deserto?

      Excluir
    3. Mas eu entendi a cronologia. Obrigado!

      Excluir
    4. De nada meu nobre, Deus abençoe!

      Excluir
  13. Olá Ricardo, estou "quebrando a cabeça" aqui pra tentar entender a ordem cronológica. Talvez possa me ajudar. Marcos e Mateus afirmam que João estava preso quando Jesus retornou do deserto. Porém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu resumi tudo ao final do artigo meu irmão. Que parte não entendeu ainda?

      Excluir
  14. Comecei a escrever e enviei sem querer. Continuando:

    Porém João afirma em 3:22 que João ainda batizava e pregava, após Jesus ter voltado e ter reunido os apóstolos. Pode me esclarecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu nobre! Me perdoe pela demora em responder, porque o sistema aqui no Blogger esta necessitando de alguns ajustes para que eu possa acompanhar todos os comentários. Mas sobre o questionamento que levantou, é preciso considerar que no evangelho de João não houve a narrativa do momento que Jesus foi tentado no deserto. Sendo assim, os dias que João ainda batizava estão dentro da cronologia correta dos demais evangelhos. Eles se completam nesse sentido.

      Enquanto João narra fatos ocorridos que nos demais podem não ser encontrados; os demais também possuem relatos específicos que podem não ser encontrados no de João. Mas não são contradições e sim narrativas de observadores diferentes e isso também tem a ver com o foco de cada evangelho.

      Mas recomendo que pesquise sobre "Evangelhos Sinópticos" e entenderá as cenas paralelas e as específicas em cada evangelho. Forte abraço e Deus lhe abençoe!

      Excluir
  15. Só pra lembrar : Em João os discípulos vão atrás Dele...Nos outros Evangelhos Jesus os chama. Detalhe : Jesus só iniciou seu Ministério depois que João Batista foi preso. Nunca houve conflito entre o Ministério de João Batista e o Ministério de Cristo. Jesus só começou seu ministério depois de chamar seus discípulos as margens do mar da Galileia. E Ele só foi pra Jerusalém quando estava perto da sua morte. Ou seja o evangelho de João é um Livro Apócrifo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe discordar caro "desconhecido" mas faltou você observar que os discípulos que seguem Jesus foram os discípulos que seguiam a João e eram parte dos doze. Depois na sequência, Ele convocou outros que estavam pescando, outro foi chamado pelo irmão para conferir que Ele era o Cristo; outro chamado cobrando impostos e assim por diante.

      Realmente nunca houve conflito nos ministérios de João Batista e de Cristo; mas João sempre deixou claro que Cristo era maior que Ele e por isso encaminhou seus discípulos a seguir o Mestre.

      Sobre o que disse de ser o livro de João apócrifo; baseado nas suas conclusões sobre o que já expliquei aqui; não vejo motivos suficientes para concordar com essa afirmação. Recomendo que pesquise mais sobre "Evangelhos Sinópticos" e entenderá como são narrativas de ângulos e tempos diferentes possuindo informações paralelas e ao mesmo tempo peculiares em todos eles. Não são contradições, são complementações.

      Abraço meu querido e Deus abençoe!

      Excluir
  16. Muito obrigado querido irmão pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada meu nobre! Estou aqui para isso! Que bom que pude ajudar de alguma forma! Deus abençoe sua vida!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem