Isaías 40.22 - Fala sobre Terra ser Esférica?

Ao longo de anos de aprendizado, desde a escola e mesmo na teologia; eu  tinha absoluta certeza de que a terra era um globo, esférica e que tanto cientificamente e teologicamente, segundo a verdade de Deus isso era o correto! Mas não! Esta tudo errado meu irmão e amigo! Até onde? O quanto? Ainda não sei, mas continuo a descobrir juntamente com muitos que a terra nunca foi um globo! Nem cientificamente falando e nem teologicamente falando! Porque priorizar tanto este assunto por aqui no Verdade Urgente? Porque é assunto do momento e há uma grande revelação nesse assunto, oculta a muito tempo pela falsa ciência e seus adeptos. E infelizmente a própria teologia esta eivada de mentiras inocentemente e alguém precisa ser chamado de "herege" como Martinho Lutero e mostrar isso teologicamente e cientificamente! E quer saber? Estou alistado na causa!

Livro do Profeta Isaías
Livro do Profeta Isaías 
Especificamente falando conforme o tema deste artigo, vou focar no texto de Isaías 40.22 que tem sido usado para interpretar que a terra é um globo ou esférica a muitos anos dentro de muitos campos teológicos denominacionais. Será mesmo que Isaías revelava uma criação dentro do conceito de terra sendo plana desde o início? Eu pensava que sim; mas vamos analisar este texto em toda sua essência e provar que isto não é assim e que nossa teologia tem sido forçada a apoiar a ciência como se essa fosse a detentora da verdade final. Antes de começar a análise, é preciso porém que você como cristão (obviamente), acredite no que a própria Escritura contem sobre si mesma: A inspirada, inerrante e completa Palavra de Deus revelada ao mundo. Se sim, prossigamos...


Análise de Isaías 40.22 - Diversas Traduções

É Deus quem se senta acima do globo da Terra, cujos habitantes para ele fazem figura de minúsculos gafanhotos. É ele quem estende os céus como uma cortina, como se fizesse com ela a sua tenda.
Isaías 40:19 (O Livro)

Ele esta assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos. Ele estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar. (João Ferreira de Almeida Edição Contemporânea)

Ele se assenta no seu trono, acima da cúpula da terra, cujos habitantes são pequenos como gafanhotos. Ele estende os céus como um forro, e os arma como uma tenda para neles habitar.
Isaías 40:22 (Nova Versão Internacional)

Ele se assenta no seu trono, acima da cúpula da terra, cujos habitantes são para ele como gafanhotos. Ele é o que estende os céus como uma cortina, e os desenrola como tenda para nela morar.
Isaías 40:22 (King James Atualizada)

Textus Receptus
Textus Receptus usado por João Ferreira de Almeida para tradução em português
É ele o que está sentado sobre a redondeza da terra, cujos habitantes são como gafanhotos; é ele o que estende os céus como uma cortina, e os desenrola como uma tenda para neles habitar;
Isaías 40:22 (Sociedade Bíblica Britânica)

Aquele que domina acima do disco terrestre, cujos habitantes vê como se fossem gafanhotos, aquele que estende os céus como um véu de gaze, e como tenda os desdobra para aí se abrigar,
Isaías 40:22 (Versão Católica)

Elie he o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para elle como gafanhotos: elle he o que estende os ceos como cortina, e os espraia como tenda, para habitar nelles. Isaías 40:22 ( Almeida Antiga 1848)

E ele o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e o desenrola como tenda para nela habitar. Isaías 40:22 (Tradução Hebraica)

E ele o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e o desenrola como tenda para nela habitar. Isaías 40:22 (Almeida Revisada Imprensa Bíblica)

E ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, e seus moradores são como gafanhotos; ele é aquele que estica os céus como cortina, e os estende como uma tenda para neles habitar. Isaías 40:22 (Bíblia Alfalit - Direto das Línguas Originais Hebraico e Grego)

Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;

Isaías 40:22 (Almeida Revista Corrigida Fiel)

Obs: As diversas traduções inglesas usam o termo "círculo da terra" em suas traduções; excetuando-se uma delas que usa "arco da terra".

Definições e Etimologia das Palavras nas Traduções

Vamos começar por uma análise de quantidade de traduções e  ver o que temos nas que escolhemos para apresentar aqui: 3 (Terra Esférica); 10 (Terra Circular Plana) e 2 (Neutras). Considerando que algumas palavras podem indicar especificamente globo ou esfera e outras uma terra circular onde Deus esta acima na cúpula ou firmamento; ainda temos os termos que podem indicar tanto um como outro. Mas vamos buscar o significado dos termos traduzidos?

Esclarecendo que as definições são da ferramenta da Google e que focamos nas definições que mais se encaixaram no assunto. Logo abaixo se encontram as definições e a etimologia de cada palavra conforme o nosso português.

1. Globo: Qualquer coisa de forma esférica ou redonda; a Terra; representação esférica da Terra, de um corpo celestial ou do sistema planetário; esfera ou semiesfera de porcelana, vidro ou cristal, us. para tornar difusa a luz de uma lâmpada, de uma vela etc.

Origem
⊙ ETIM lat. globus,ī 'bola, esfera, globo'

Diferença das formas geométricas
Diferença das formas geométricas


2. Círculo: Superfície plana limitada por uma circunferência; circunferência ('linha curva').

Origem
⊙ ETIM lat. circŭlus,i 'roda, anel, área plana limitada pela circunferência etc.'

3. Cúpula: Parte interior e côncava de uma abóbada hemisférica ou esferoide; parte exterior e convexa desse tipo de abóbada; domo, zimbório; qualquer abóbada ou arremate superior com essa forma.

Origem
⊙ ETIM it. cupola 'abóbada que cobre um edifício'

4. Redondeza: Qualidade de redondo, esférico, circular ou cilíndrico; redondez; o globo terrestre; qualquer região da esfera terrestre; a superfície ou circunferência de algo; o espaço redondo.

Origem
⊙ ETIM redondo + -eza

5. Disco: qualquer objeto redondo e chato.

Origem
⊙ ETIM lat. discus,i adp. do gr. dískos,ou 'peso, prato, objeto de lançamento em exercícios de força', der. do v. gr. dikō 'atirar, lançar'
6. Arco: objeto ou figura arqueada (p.ex., um arco de cabelo, guirlanda de flores etc.); trecho de uma curva limitado por dois pontos; segmento de uma curva; em uma circunferência, arco que subtende um ângulo central que lhe define a medida; medida linear de um segmento de curva; forma arquitetônica ornamental, constituída por pilares ou colunas e pela estrutura curva (arco) ou semicurva que se encontra em sua parte superior externa ou interna; Elemento quase sempre estrutural quase sempre curvo, ger. constituído de tijolos ou pedras, montado conforme o processo de construção de abóbadas, us. para cobrir um vão; a forma recurva de uma abóbada.

Origem
⊙ ETIM lat. arcus ou arquus,us 'peça longa e curva us. como arma para atirar setas, qualquer objeto em forma de arco etc.'

Conclusão sobre Isaías 40.22

Se tão somente nos limitássemos nos estudos e análises até aqui, já concluiríamos que a passagem em estudo realmente indica que a terra é plana; mas para uma conclusão mais definitiva; focaremos na versão mais indicada como fiél aos textos originais (Textus Receptus) usados por João Ferreira de Almeida para criar a primeira tradução das Escrituras em português: Almeida Corrigida e Revisada Fiel. Sendo recomendado estritamente pela Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil. Dúvidas? Clique aqui

Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;
Isaías 40:22 (Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

Modelo da Terra Plana
Modelo da parte superior de com seria a terra circular plana com um domo ou meia esfera. 
E segundo esta e outras traduções que concordam; munidas da definição do termo; a terra é redonda e circular como um disco! Mas aos mais teimosos podemos apelar ainda para uma pergunta. Se a terra fosse realmente uma esfera, onde estaria Deus assentado sobre ela? Já que sobre indica sempre no alto ou em cima de algo. Numa terra esférica é impossível se definir onde fica a parte de cima! Mas numa terra circular plana de forma geral e com uma cúpula sim! Porque todo círculo é plano e tem sua face! Seu lado para cima! Entendeu? Caso não tenha entendido, recomendamos que leia um artigo explicativo do site Original e Exclusivo clicando aqui para entender as diferenças entre um círculo e uma esfera.

O texto de Isaías 40:22 no original em hebraico traz:

הישׁב על־חוג הארץ וישׁביה כחגבים הנוטה כדק שׁמים וימתחם כאהל
 לשׁבת׃

A palavra em destaque, חוּג, possui vários significados, mas nenhum deles é de “globo”. Concluímos que mesmo no hebraico original, não encontramos base para uma terra esférica. Os textos originais concordam com nossas traduções mais fiéis.

Se você quiser comentar sua opinião, complementar o artigo ou contestar, sinta-se a vontade!










Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

46 Comentários

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

  1. Respostas
    1. Exatamente Fil Santos! Não acrescento nada as suas palavras sábias! Abraço!

      Excluir
  2. Fenomenos como convergencia de visada (ponto), latitude / longitude, solsticios, estacoes, equinocios, correcao de 15 graus / hora num giroscopio otico e ate mesmo a velocidade da luz nao sao explicadas na teoria TP. Lembrando que os Sumerios, povo inventor da roda, da matematica, da musica, da astronomia, atestavam ha mais de 6.000 anos a Terra como geoide.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem certeza disso sobre os povos do passado amigo? Estudou direitinho? Primeiro notei que não desmentiu ou refutou o artigo que é o tem central; mas vou deixar passar essa por agora... E sobre cada ponto que citou, creio que ainda não me debrucei sobre todos mas já vi explicação dentro de todas as possibilidades sim. Então basta pesquisar um pouco mais e encontrará alguém explicando. E caso não encontre ainda, com certeza logo logo estarei abordando cada um que ainda não analisei.

      Mas posso garantir sem medo de errar, que só a física da água DESTRÓI essa filosofia grega. Na verdade ela surgiu no berço da filosofia grega com Pitágoras imaginando a terra se movendo.

      Excluir
    2. complicadissimo falar sobre os sumérios ou tempos ainda mais remotos,se formos ser bem criteriosos sobre a bíblia e tudo o que ela quer dizer,tanto hostoricamente,sobre um deus um povo,um homem,adao,a criaçao e o próprio deus que vem falando que é deus desse tal povo.
      com tudo isso nos deparamos com muitas perguntas e muito a se himaginar,os anjos caídos por exemplo,que cairam de um lugar,que lugar é esse,os proprios sumérios de antes do diluvio,pouco se pode divzer deles,os anunnaki,podem se declararem deuses e podem ser os principais inimigos do verdadeiro de DEUS E SEREM USURPADORES DA CRIAÇÃOE TEREM MISTURADOS OS CONHECIMENTOS,ISSO A BIBLIA CITA,EXISTEM MUITAS PALAVRAS NAS SAGRADAS ESCRITURAS QUE SÓ PODEMOS ENTENDER DESSE PONTO DE VISTA,DIFICIL DE CHEGAR NUMA CONCLUSAO SE FORMOS ESTUDAR A TERRA E SEU CRIADOR,MAS POSSO DIZER COM CERTEZA,DESSE CONHECIMENTO DE 1700 ANOS PRA CÁ,DE ONDE SE ORIGINOU E A PROPORÇÃO QUE TOMOU,NOS DIAS DE HOJE,2023 É UM TANTO DUVIDOSA E ESTRANHA ,HOJE AS PESSOAS EM GERAL,PRINCIPALMENTE OS QUE SE ACHAM MUITO MAIS ESPERTO QUE A MAIORIA,OU INTELIGENTE,QUEREM QUE ACREDITEMOS NO QUE ELES DETERMINAM,POR ISSO,NAO ACREDITO NO QUE SE QUEREM DETERMINAR SÓ POR PALAVRAS,MAS POR LÓGICA SIMPLES E FACIL DE PERCEBER,O RESTO PARECE MENTIRAS PATENTEADAS COMO VERDADES,KKKKKKKK,SOBRE A TERRA SER UM GLOBO,ACREDITO SE O MUSK ME LEVAR LÁ EM CIMA E PROVAR PARA MIM

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigado meu querido e Deus abençoe grandemente! Abraço!

      Excluir
  4. DE UNS TEMPOS PARA TEM SURGIDO VARIAS TEORIAS SOBRE VÁRIOS TEMAS, DE GENTE QUE NÃO NADA PARA FAZER, ENTÃO FICA INVENTANDO MENTIRAS
    PARA DESAFAZER DA VERDADE, O SISTEMA SOLAR É COMPOSTO DE PLANETAS QUE GIRAM AO REDOR DO SOL, POR EXEMPLO MARTE O PLANETA VERMELHO, ELE É REDONDO, SE A TERRA É PLANA, PORQUE MARTE NÃO É, COMO PODEMOS VER QUE ESSA CONVERSA É PARA ENGANAR TROUXA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo visto te enganaram direitinho como fizeram comigo Luiz Antônio. Explanou corretamente o sistema solar heliocêntrico onde planetas supostamente rodeiam o sol. Mas pode provar isso cabalmente além dos desenhos e animações que te enfiaram na cabeça desde a escola? E sobre planetas serem esféricos e a terra obrigatoriamente ter que ser também, quem te empurrou essa lógica vazia? Isso não tem nem razão de existir se você não tem como provar essa esfera filosófica.

      Aqui não tem desocupado, enganador e nem trouxa não. Acho que deveria estar nas lives do MULA isso sim. Ali tem bastante gente com essas qualidades. Abraço!

      Excluir
    2. LUIZINHO,AMIGO,VOCÊ FOI LÁ NO ESPAÇO E VIU TUDO ISSO QUE ESTÁ AFIRMANDO QUE É VERDADE,DESSE JEITO QUE VOCÊ DIZ QUE É?EU SÓ VI NOS LIVROS DA ESCOLA ,É COMO QUALQUER UM CHEGAR EM VOCE,DIZER O QUE BEM QUIZER E VOCE SIMPLESMENTE TER QUE ACREDITAR,SIMSERAMENTE,É MUITO MAIS FACIL ACREDITAR EM TODA A BIBLIA POR FÉ DO QUE NO QUE OS CIENTISTAS ESPACIAIS E OS DONOS DESSE MUNDO DETERMINAM,PURA LÓGICA E PENSAMENTO

      Excluir
  5. meu Deus...estamos no seculo quinto da era cristã...
    pensei estar no 21...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não errou não; na verdade só não assimilou o tema por não entender muito bem a onda que varre a terra nesses dias com essa verdade, Continue pesquisando, pois nem todo passado fica enterrado e significa algo obsoleto e esquecido. Caso contrário toda história de Cristo estaria no esquecimento.

      Excluir
    2. Não vi quatro cantos na terra plana como diz em apocalipse .. tá vendo como a bíblia se contradiz

      Excluir
    3. Edu, a Bíblia se contradiz dizendo que a terra tem quatro cantos?? Você não está insinuando que a Bíblia alega que a terra tenha quatro cantos literalmente está?

      1 Crônicas 9:24 - Os porteiros estavam aos quatro ventos: ao oriente, ao ocidente, ao norte e ao sul.

      Assim como quatro ventos se refere a direções e localização, como norte, sul, leste e oeste; "quatro cantos" não expressa literalmente que a terra seja quadrada amigo!

      Excluir
  6. os nove planetas ?
    a lua?
    o sol?
    É tudo chato....?
    a sombra da terra na lua ?
    os navios para quem esta na beira da praia primeiro aparece o
    mastro depois o navio que vem subindo de água acima...
    os aviões nao cansam de rodear a terra todos os dias...
    estação espacial...veem isso todos os dias.
    tenho 60 anos, e 43 anos de crente em Jesus, não vejo problema nisso.
    ..."A verdadeira ciência, aproxima o homem de Deus"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Nove planetas são estrelas diferenciadas errantes como eram chamadas na Grécia antiga
      2. A lua é um LUMINAR que tem luz própria e orbita acima de nossas cabeças, e foi criada por Deus e não saiu de um impacto da terra
      3. O sol é também um LUMINAR criado por Deus que orbita acima de nossas cabeças
      4. Não existe comprovadamente sombra da terra na lua, já que não há provas concretas de que a terra seja esférica. Ocorre sim um fenômeno que interfere na luz da luz de alguma forma que ainda esta em estudos.
      5. Os navios estão longe do alcance de nossos olhos e quando vão aparecendo, ficam cada vez mais visíveis. Pesquise sobre os efeitos atmosféricos nos mares e as ilusões que eles causam nas imagens.
      6. O aviões rodeiam o CÍRCULO da terra e não uma ESFERA.
      7. A estação espacial é uma combinação de maquete, CGI, técnicas cinematográficas e no muito um pequeno avião passando pra que as pessoas vejam.
      8. Na verdade, pode não interferir na salvação esse tema meu irmão querido, mas tem causado conflito e afrontas por parte de cientistas ateus que dizem que a Bíblia se contradiz concernente a existência de tudo.

      Sim, e a terra plana tem de fato aberto os olhos mesmo de ateus! Deus o abençoe!

      Excluir
    2. O navio em uma terra esférica bola, deveria desaparecer com a bunda levantada ou pelo menos a ultima coisa visível, e não é isso que acontece, e é importante sim pois da o sentido de importância para a terra e para a humanidade, e essa importância impossibilita que sejamos enganados pelos demônios que se dizem aliens (apesar que não precisei acreditar na terra domo para saber biblicamente que aliens são demonios)

      Excluir
    3. Existem muitas contradições no que alegam os globolóides e no que observamos de fato meu amigo. Eles enxergam curvatura apenas a frente deles e nunca à direita ou a esquerda. Somente quando estão atrás de vidros curvos em aviões! kkkkkkkkk E sobre alienígenas, para mim são apenas trotes humanos, já que usam de discos voadores reais feitos por eles mesmos e anjos e demônios são seres espirituais; mas não descarto que possam se manifestar em alguma forma tosca de alienígena para enganar os mais crédulos.

      Afinal eu tenho um material que explana muito bem isso e como os médiuns espíritas se "comunicam" a muito tempo por psicografia com supostos alienígenas. O esquema do grande engano para camuflar o arrebatamento esta armado! Rapto alienígena! Mas quem esta ligado na verdade, sabe que é acobertamento por doutrina de demônios!

      Excluir
    4. TAMBÉM NAO VEJO PROBLEMA ONDE RALMENTE NAO TEM,MAS NESSA CIENCIA QUE NOS APRESENTAM HÁ MAIS DE 1700 ANOS TEM ALGO ERRADO

      Excluir
    5. asd, eu concordo plena e completamente com seu comentário! Fomos feito de trouxas!

      Excluir
  7. TBM NÃO ENCONTRAMOS BASE P/AFIRMAR QUE A TERRA É PLANA.SE FOSSE PLANA OS RIOS NÂO TERIAM CORRENTEZA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa com certeza não foi uma afirmação válida amigo. Basta imaginar que rios procuram seu NÍVEL, mas temos transformações nas águas do mundo de diversas formas que incluem congelamento e descongelamento que afetam o volume das águas de tempos em tempos periodicamente; temos a questão das fontes submersas e águas abaixo de nós que fluem justamente por essas nascentes e correm novamente para seu NÍVEL e assim por diante. Toda água em estado de repouso, mantem seu NÍVEL.

      Excluir
  8. Globo? No caso do hebraico, o globo quer dizer que a Terra é um globo ou que Ele se senta no globo terrestre, o domo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo que "Ele se assenta sobre o CÍRCULO da terra", ou seja, por sobre toda a face do plano circular da terra, e porque não sobre o DOMO, já que a habitação de Deus é justamente além do FIRMAMENTO?

      Excluir
  9. SIM, TERRA PLANA E IMÓVEL. ABOMINACOES.NET

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Muito obrigado meu caro Jorge! Agradeço seu comentário!

      Excluir
  11. Você sabia que na Grécia antiga, não existia a palavra azul? Sim, isso mesmo. Em a Odisséia as ovelhas, o mar/oceano, e o céu eram descritos como cor de vinho/vermelho escuro. E não só na cultura grega, na Índia, na china e até em países africanos não existia a palavra azul.
    Em diversas tribos africanas, como da Namíbia, não há palavra para verde e azul.
    Utiliza -se a palavra "buru" para azul e verde, mas para verde-claro "dambu" e para verde-escuro "zuzu".
    Quem garante que palavra em hebraico é "esférico" ou " círculo".
    Sem contar outro ponto de vista que é justamente as alterações das escritura para adaptações, como a palavra "Lucifer", que nem se quer existe em textos bíblicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta saber que existem cópias fieis dos manuscritos mais antiquíssimos que foram encontrados de Isaías que atestam o texto que temos atualmente em nossas mãos meu caro.

      Excluir
  12. Se a terra é plana, pq nunca encontramos o fim dessa planície, ou seja, imaginando esse círculo como um grande queijo, onde está as bordas com verdadeiros precipícios cercados para que ninguém lá caia?
    Pq andamos de carro por anos e nunca chegamos ao final dessa planície?
    Do Oiapoque ao xui e nada de fim dessa planície!
    Eu tenho a resposta sabendo que a terra é esférica, e gostaria de sua explicação em defesa da terra circular, imaginando que vc a vê sempre deitada e nunca um círculo vertical.( Um queijo pode está deitado sobre a mesa ou em pé).
    Imagine por um instante essa cena e depois pense na terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro! Gostei no nome de perfil hein.

      1. Os limites jamais poderão ser alcançados por pessoas; já que tende a ser mais e mais frio, escuro e com ventos fortíssimos, onde muitas pessoas já morreram tentando explorar. Basta pesquisar a história. Mesmo hoje para pisarmos em solo Antártico é uma dor de cabeça terrível por conta da galera que repartiu entre muitas nações as orlas da mesma.

      2. Andamos de carro a vida toda em rotas no máximos intercontinentais e isso não tem nada a ver com os limites da terra amigo. Do que esta falando? Acha que é possível encontrar os limites da terra de modo geral trafegando de carro nos estados do Brasil? O muito que vai encontrar são limites nas praias, penhascos e desfiladeiros onde encontramos os mares e oceanos.

      3. Eu confesso que pensei no queijo, pensei na terra, pensei no queijo e pensei na terra de novo e deu foi fome! Não tem nada ver sua comparação amigo... E o que levantou não prova em nada que a terra seja uma esfera! Sinto muito mas o tema em questão é a revelação em Isaías que cristãos usam de modo errôneo dizendo ser de um globo que Isaías esta falando como sendo a terra deles e não tem nada a ver!

      Excluir
  13. Respostas
    1. Amigo, sinto muito mas nem todos os comentários nessa plataforma me geram notificação e alguns nem consigo responder diretamente a partir de certo nível aqui nos comentários. Coisa do Blogger mesmo. Sinto muito. Qual foi sua pergunta mesmo?

      Excluir
  14. Respostas
    1. Já respondi amigo. Sou muito ocupado e por isso demoro as vezes para responder, peço desculpas.

      Excluir
  15. https://youtu.be/igxbW9B3nzs
    Dê uma olhada nessa câmera que está ao vivo em um satélite da naza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você realmente acredita nesses recursos que já desmantelei aqui como mentirosos? Aliás, já tiraram do ar por medo de investigarmos minuciosamente e encontrar falhas de edição com em todo material deles? kkkkkkkkkkkkk

      Excluir

  16. Porque esses caras não pegam um carro depois um barco e vao reto se cairem num abismo a terra e plana mais se chegarem no mesmo lugar é redonda?
    Cada coisa esses caras estão envergonhado o mundo misericórdia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa argumentação me faz perceber que você mal dissecou as mais de 200 provas de que a terra não é uma esfera... E porque vocês ainda não pegaram um carro e foram até os limites do continente onde habitam para ver o que acontece. Cairão no mar, porque por isso mesmo se chamam limites territoriais!

      No caso dos aviões, estamos solicitando a anos que partam em direção direta a Antártida e não sobrevoar as margens. Direto ao ponto sem parar. Sabe o que vai acontecer? Vão ficar sem orientação magnética pela influência do polo norte que acaba e perdendo a visibilidade se chocarão com altas montanhas que existem lá e fim... Nem que quisessem poderiam chegar nos extremos da vida real amigo. Sem condições...

      Na verdade se conhecesse o mundo que acredita sentiria vergonha desde quem imaginou tamanha besteira até as cagadas das agências espaciais mentindo por recursos cinematográficos e teatrais!

      Excluir
  17. Sobre a terra ser pmana, isso é um factoide.
    Simplesmente, podemos crer que a terra é redonda\esférica, no estudo de erastotoles.
    Outra coisa, existem países, onde o dia dura 6 meses ea noite tbm, isso por causa da inclinação da terra. Sou cristão, mas nao sou cego. Traduções e escritas antigas podem ter diversas interpretações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, baseados nos estudos de quem? "Erastotoles"?? Meu Deus André... Duas varas e um chute imaginário de um sol distante e uma terra esférica a mais de centenas de anos atrás e você acha que isso é suficiente?

      Você começa dizendo que Eratóstenes pode por varetas provar que a terra é plana e esférica??? E depois diz que a duração das noites e dias provam o globo baseado numa alegação sem fundamento de que é por conta da inclinação do "EIXO IMAGINÁRIO DA TERRA"??? Tem certeza irmãozinho que esse eixo existe? Já viu esse tal EIXO IMAGINÁRIO? Já viu a terra inclinada no espaço??

      Traduções e escritas antigas tem seu foco, intenção e histórias especificas; nós que fazemos as interpretações zoadas que fazemos. E você é cristão? E não é cego correto? Então você é um cristão ateu ou o que? Porque um cristão que diz que o texto bíblico não possui verdades específicas e pode ser zoado por interpretações, você aparenta ser um cristão meio sem fundamentos teológicos e muito menos científicos.

      Expressa fé na pseudociência e ceticismo no que as Escrituras realmente dizem?? Isso é o resultado dessa pseudociência na mente de muitos cristãos!

      Excluir
    2. Ele nunca saiu da casa dele, não sabe que existe uma Finlândia ou uma Noruega que passam 6 meses de Sol e 6 meses sem sol, que prova sim que a terra tem lugares onde se gira próximo do próprio Eixo, mas os terraplanistas são cegos pelo conspiracionismo!

      Excluir
    3. Underground, eu diria que você não estudou o suficiente o modelo plano e por isso deixou esse comentário. Mas se tiver realmente interesse todas as explicação alcançadas mesmo "sem sair de casa" estão aqui no blog para quem tem coragem de ler:

      https://www.verdadeurgente.com.br/2018/01/terra-plana-40-perguntas-basicas-ou.html

      Excluir
  18. Em 1492 Cristóvão Colombo REFUTOU COMPLETAMENTE a sua tese e se não fosse o próprio, você não estaria hoje aqui no Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah não refutou não! Ele simplesmente desfez uma crença mitológica e boba de que se fosse até o limite da visão, eles cairiam num precipício dessa terra plana tosca que muitos criam sem base nenhuma, senão pela pura crença. Hoje entendemos que existem limites assustadores onde todas as águas do mundo não atravessam e muito menos estão contidas numa bola como ainda insistem alguns em acreditar.

      E o que tem a ver eu estar aqui n Brasil com a descoberta de Colombo??? Pelo visto não entende ainda como acontecem navegações numa terra com ÁGUAS NIVELADAS né?

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem