Terra Circular Plana: Uma Crença Desde a Antiguidade

É triste ver empregadas domésticas sem conhecimento prático em mecânica; tentando se intrometer em assuntos de mecânica... Eu sempre uso esses tipos de comparações para mostrar para as pessoas que cada um entende daquilo que esta inteirado. Como pode um ateu dominar as Escrituras e ser um bom teólogo se nem ao menos crê em Deus? Alguém poderia dizer que ele pode simplesmente estudar a Bíblia sem se comprometer a crer em Deus (o que acho bem difícil); mas ainda assim, teria que estudar sobre seu conteúdo para poder debater e tentar refutar o cristianismo ou qualquer religião baseadas nas Escrituras. Mas confesse comigo que seria no mínimo engraçado um ateu usando uma Bíblia contra um teólogo por exemplo. Assim são aqueles que querem zombar, refutar ou desmentir o assunto da Terra Circular Plana sem conhecer sobre o mesmo! É triste conversar com as pessoas que mal pesquisaram sobre o assunto e cheias da razão, de suas teorias aprendidas e orgulho; ostentam uma resistência cega a verdade e ignoram completamente toda informação que lhes são apresentadas.

Visão cosmológica dos povos da antiguidade sobre a Terra
Muitos povos desde a antiguidade criam numa Terra Circular Plana; mas a NASA não... Imagem: Terra Planista

Antes de qualquer coisa; recomendo que não seja ignorante usando de seus preconceitos; mas leia todos os artigos que puder e veja tantos quantos vídeos conseguir e só então comece e pensar algo sobre o assunto! Dizer por exemplo que a Terra Circular Plana é uma teoria; é não conhecer os fatos científicos! Dizer que a Bíblia não revela que a Terra é Circular plana é heresia e falta de bom senso! E afirmar que a Terra Circular Plana é um assunto que surgiu agora é pura especulação e falta de pesquisa séria! Então, minha séria recomendação é que essas pessoas deixem de preguiça e procrastinação e pesquisem mais! Leiam mais as Escrituras e atentem mais para a realidade que as cercam! Não apenas aceitem algo, porque alguém de certo status e aparente conhecimento diz que assim o é! Pergunte! Duvide! Questione! Discuta se preciso, mas procure pela verdade! Este artigo foi escrito com o propósito de responder se a Terra Circular Plana realmente é um assunto novo, como uma febre passageira.

A Terra Circular Plana e as Escrituras

Como já mostrado em diversos textos analisados neste blog; os hebreus acreditavam que a Terra era plana... Não! Eles não acreditavam! Eles sabiam que a Terra era plana! Não caberiam todas as referências bíblicas aqui comprovando de forma direta ou indireta que o sistema exposto nas Escrituras denunciam que a Terra era plana! Desde o relato da criação até o Apocalipse existem várias passagens bíblicas mostrando a organização real da criação; sol e lua e estrelas no firmamento; movimento do sol e não da Terra; águas sobre o firmamento; limites das águas da Terra (borda); informações claras de posicionamento como: céu, terra e debaixo da Terra; a solidez do firmamento impenetrável; entre outras... Não exporemos todos os textos bíblicos aqui porque não caberiam e o artigo ficaria muito cansativo; mas estamos publicando em artigos separados, cada texto e referências aqui no Verdade Urgente para quem quiser conferir.

Descrição da Terra segundo a maçonaria e os hebreus (Bíblia)
Para os mais desinformados sobre o assunto; mesmo atualmente e subliminarmente existem pessoas que sabem qual é o formato da Terra realmente. Imagem:  Terra é Circular Plana

Apesar de muitos teólogos alegarem que isso era crença dos hebreus e de outros povos; não é bem assim quando analisamos em pormenores as Escrituras Sagradas. Em diversos textos; direta ou indiretamente, vemos o próprio Deus (novamente), direta ou indiretamente falando sobre o movimento do sol por exemplo e não da Terra! Seria Deus um tolo que não sabe o que criou? Mais vale as teorias de homens ímpios do que a Palavra do Dono de tudo isso? Sério? Lastimável ver teólogos usando as Escrituras hereticamente neste assunto... Mas será que somente os Hebreus acreditavam nisso? A resposta é não! E esta verdade da Terra Circular Plana vem de muito longe no tempo.

Outros Povos que Acreditavam na Terra Circular Plana

Vale começar esta etapa esclarecendo que ressaltaremos a linha geral da crença desses povos desde a antiguidade e seus mitos e crenças pagãs e exageradas a respeito da estrutura e formato da Terra não desmerecem nossa atenção para o lado mais sério do assunto... Seria como a argumentação ateísta de que o relato do dilúvio seria uma mentira, porque a Epopeia de Gilgamesh também relata o fato com teor mitológico e pagão. Eles alegam que os autores hebreus haveriam copiado as informações desses relatos mitológicos por exemplo. Então, desmerecer o assunto da Terra Circular Plana por conta das variações das crenças seria desonestidade. Realmente, quem afirma que o assunto é "modinha" do século 21 está desinformado e não sabe o que fala...  Veja alguns povos que acreditavam na Terra Circular Plana como os nórdicos, que em sua mitologia, se acreditava que a terra era formada por um enorme disco liso. Temos ainda os Maias, Incas e Navajos que de certa forma e com suas crenças; acreditavam numa Terra Circular Plana.

Em 1.600 a.C., não somente a Mesopotâmia, como o Egito, acreditavam numa Terra Circular Plana e circular, como um disco, cercada por um oceano cósmico. Os egípcios, no tempo de Moisés (3.500 anos atrás), acreditavam até mesmo que a Terra tinha sido chocada por um enorme ovo, que tinha asas e voava. Percebe-se que haviam sim muita mitologia e exageros por parte desses povos; mas a crença na forma da Terra era semelhante a dos hebreus: Plana. Outras civilizações, incluindo europeias, ou mesmo a chinesa, imaginavam uma Terra Circular plana. Por volta do século 100 d.C.: A China acredita em uma Terra Circular plana. Nesta época, já quase nenhum grego questionava a esfericidade da Terra. Os chineses só passaram a discutir a hipótese de a Terra ser redonda no início do século XVII. Somente após a entrada da cultura europeia de astrônomos com os jesuítas a teoria foi modificada. Muitos acreditavam que, se os navios se afastassem muito da costa, cairiam da borda da Terra ao atingir o horizonte. Hoje sabemos que não; mas continue atentando a crença no formato da Terra...

Os mesopotâmios também criam numa Terra Plana.
A crença semelhante acerca do formato da Terra nos deixa claro que a Bíblia esta certa! Imagem: Net Nature

Por volta de 800 a.C.: O poeta Homero descreve a Terra como um disco plano. O mapa-múndi babilônico segue na ideia da Terra cercada por um oceano cósmico. Na mesma época, a teoria da Terra Circular plana e circular era citada em escritos bíblicos. O mesmo período ainda tem israelitas seguidores desta cosmologia. Na Índia antiga, acreditava-se na Terra como um disco com quatro continentes ao redor de uma montanha. Por volta de 600 a.C.: Filósofos gregos começam a apontar a possibilidade de a Terra ser esférica. Isto mesmo, gregos da Grécia antiga, mais de 2 mil anos atrás. Há uma disputa de quem teria sido o primeiro. Mas sabe-se que os famosos Pitágoras e Aristóteles já começam a apontar uma Terra circular por causa de observações e cálculos feitos à época. A proposição passou a ser a mais comum, embora alguns filósofos da época ainda falassem em uma Terra Circular plana.

 Por volta de 200 d.C.: A visão esférica é sustentada pelos primeiros cristãos. Em 500 d.C.: O monge Cosmas Indicopleustes, no Egito, escreve um livro chamado Topografia Cristiana em que diz que a Terra não só é plana, como retangular. No mesmo período, o início da Idade Média na Europa deixou a produção intelectual em segundo plano – ainda assim, muitas teses citavam Terra esférica. A partir de 800 d.C., nenhum cosmógrafo ou filósofo famoso na Europa questionou a esfericidade. Como já alertado; apesar de algumas discrepâncias; uma visão de uma Terra Circular Plana era comum a alguns povos e pessoas da antiguidade. No ano de 1.900 d.C.: O mito de que a Terra é Circular plana ressurge entre algumas pessoas ainda não dominadas, entre elas o escritor norte-americano Washington Irving, que escreveu um livro sobre Cristóvão Colombo. Em 1972: A primeira imagem completa da Terra tirada do espaço, feita pelos astronautas norte-americanos a “caminho da Lua”, “mostra” formato esférico, como os cálculos e teóricos mostravam. Isso pareceu dar um basta e concluir o assunto; porém...

Com todo requinte e apelo artístico o heliocentrismo se espalhou...
O heliocentrismo invadiu a mente de muitos desde as escolas com suas imagens fortes, porém falsas. Imagem: MS Atual

Atualmente, a crença na Terra Circular plana é costumeiramente citada por vários grupos de indivíduos e vem crescendo entre cientistas verdadeiros de todo o mundo. Logo depois, a “ciência” com suas inúmeras teorias, colocaram a terra como uma bola girando super rápido (NASA e astrônomos modernos afirmam que vivemos em uma esfera oblata com 64.000 km circunferência no Equador), capaz de segurar a água, as pessoas, tudo mais (mas deixa escapar gases, não “derruba” pássaros e vários outros “mistérios”) com as Teorias da Evolução, Gravidade e Relatividade como principais “respostas” para a pergunta “Quem somos”. Mas até o momento em que este artigo foi escrito; em pleno século XXI (2017); aconteceu um alvoroço sobre o "antigo" tema da Terra Circular Plana, mas o impacto esta sendo maior e as provas esmagadoras contra as teorias do heliocentrismo. A tecnologia é usada em favor das pesquisas e a internet numa velocidade incrível alcança diversas pessoas pelo mundo divulgando esta verdade!

O Futuro da Terra Circular Plana...

É continuar sendo plana e estacionária como sempre foi! Calma, não precisa ignorar se você for um globalista... Até aqui este assunto tem convencido pessoas por todo mundo. Pessoas das mais simples as mais gabaritas estão aderindo a verdade e tem propagado as provas de que a Terra é Circular plana e apesar da resistência e o assunto pouco explorado até aqui se comparado com toda a estrutura de teorias e estudos do heliocentrismo; estou impressionado como as pessoas; mais pela simples e direta observação pela exposição dos fatos tem crido na Terra Circular Plana! Já vi diversos blogs (como este); páginas em redes sociais; canais de vídeo e até entrevistas na TV sobre o assunto! As evidências que mostram que a Terra é Circular plana são inegáveis e as mentiras e gambiarras da NASA para nos enganar são reveladas a cada instante e muitas vidas crendo em Deus! Eu ouso responder qual será o futuro da Terra Circular Plana... Prevalecerá e converterá vidas através da pregação da Palavra! Se esta produzindo frutos bons; atentemos para isso também!

Concepção mitológica da Terra na antiguidade pelos gregos e hindus
O Gregos foram um dos primeiros povos a pensar que a Terra fosse uma esfera. Imagem: 

Este artigo foi escrito em resposta a um teólogo e biólogo que numa conversa comigo; inocentemente citou a Terra Circular Plana como um assunto leviano e que surgiu recentemente na internet. É triste ver pessoas aparentemente grandes e sábias menosprezando assuntos tão relevantes por simplesmente acreditarem cegamente em seus conhecimentos... Ouse ao menos considerar a possibilidade! Este assunto foi primeiramente revelado pelo próprio Deus a Moisés! Não é novo! Não é mito! Não é brincadeira de pessoas mal intencionadas! Atente antes para o assunto sem preconceito e depois de um bom tempo de pesquisas, tire suas conclusões! Essas pessoas precipitadas em seu julgamento, deveriam usar da sabedoria de Salomão que sabia que o sol se movia SOBRE a Terra e no mínimo, atentar para o sábio conselho de Gamaliel:

"Mas um fariseu chamado Gamaliel, mestre da lei, respeitado por todo o povo, levantou-se no Sinédrio e pediu que os homens fossem retirados por um momento. Então lhes disse: 'Israelitas, considerem cuidadosamente o que pretendem fazer a esses homens. Há algum tempo, apareceu Teudas, reivindicando ser alguém, e cerca de quatrocentos homens se juntaram a ele. Ele foi morto, todos os seus seguidores se dispersaram e acabaram em nada. Depois dele, nos dias do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que liderou um grupo em rebelião. Ele também foi morto, e todos os seus seguidores foram dispersos. Portanto, neste caso eu os aconselho: deixem esses homens em paz e soltem-nos. Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará; se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus'." Atos 5:34-39

Esse conselho pode ser bem proveitoso em determinadas situações... Ainda mais mediante tantas evidencias científicas e teológicas! Você sabe mais alguma informação sobre a antiguidade do assunto Terra Circular Plana? Deixe nos comentários para complementar este artigo. Compartilhe com outras pessoas estas informações e nos ajude a levar a verdade de Deus completa as pessoas.


Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

16 Comentários

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

  1. Caro Ricardo, estou começando a escrever um livro sobre a terra plana de uma maneira imparcial (seria possível?) e gostei muito do seu blog...claro que sei que a terra é plana, mas no meu livro vou expor argumentos pró e contra...posso usar as imagens do seu blog no meu livro? claro que citarei explicitamente o seu blog e seu nome, inclusive recomendarei que meus leitores visitem seu blog, que considero de excelente qualidade e essencial para qualquer um que queira se informar a respeito de tão importante assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. R.C. Silva, tudo bem amigo? Obrigado por ler e comentar aqui no Verdade Urgente. Fico feliz que é mais um em prol da verdade e autorizo com mais uma condição abusiva... Que assim que terminar seu trabalho, me envie um exemplar para que eu possa conhecer; explorar e fazer um post aqui sobre o mesmo para a galera conhecer, pode ser? Se topar, esta liberado meu amigo! Forte abraço e boa sorte em suas pesquisas e obrigado pelos elogios! Deus te abençoe!

      Excluir
  2. PAZ .. meu irmão , então muito top este artigo, eu já havia ouvido falar mais não tinha feito nenhuma pesquisa tal ... mais então quando possivel manda algum .. trecho na biblia que fala alguma coisa sobre ... agora fiquei curioso :) , mais tudo na medida do possivel ok ... valeu .
    tamo acompanhado o ( verdade Urgente ) , Deus abençoe ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu mano William! Esta na mão meu querido:

      https://www.verdadeurgente.com.br/2018/01/terra-plana-hermeneutica-biblica.html

      Muito obrigado pelo carinho e por prestigiar esse humilde legado de um servo de Deus em aprendizado! Deus o abençoe!

      Excluir
  3. Por favor, se puder, disponibilize todas as passagens que fazem referência direta ou indiretamente a uma terra plana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.verdadeurgente.com.br/2018/01/terra-plana-hermeneutica-biblica.html

      Estão a maior parte delas neste artigo meu querido! Abraço!

      Excluir
  4. É muito bom ler artigos sérios e verdadeiros complementando a fé no Altíssimo e elucidativos.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada minha querida irmã Circe! Deus abençoe sua vida e obrigado pela força!

      Excluir
  5. É muito bom ler artigos sérios e verdadeiros complementando a fé no Altíssimo e elucidativos.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. É muito bom ler artigos sérios e verdadeiros complementando a fé no Altíssimo e elucidativos.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Excelente post, a verdade da terra plana só tende a crescer, a hegemonia da ideia da terra plana nas culturas antigas, comprova, a terra é plana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente meu caro! O que veio primeiro e os primeiros povos sabiam não pode ser descartado como uma imaginária evolução de conhecimento e percepção; já que ainda existem pessoas que percebem a terra como sendo plana e os corpos celestes se movendo.

      Excluir
  8. O conhecimento da Terra Plana retira as travas da doutrinação. O modo de pensar e ver o mundo, nunca mais será o mesmo. Por isso ela é tão combatida e ridicularizada pelo sistema, porque ela faz você se perguntar: "O que mais eles estão escondendo?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente meu querido irmão! Uma vez em contato com o tema de uma forma sistemática, a pessoa é levada contra a arrogância e resistência a enxergar a verdade e passando por esse processo ela vai em busca de mais! Quisera eu que todos pudessem chegar a mais linda verdade! No Deus que nos criou para si e sacrificou seu Filho para que tivéssemos mais uma chance de poder o encontrar pela fé nesse mundo tão lindo que criou para nós desfrutarmos! Abraço e Deus te abençoe!

      Excluir
  9. Meu irmão a paz do Senhor Jesus

    Estudo excelente, vc tem razão a prova disso é que satanás tentou fazer Jesus pecar até as riquezas do mundo ofereceu, Jesus era como Adão ele tinha o livre arbítrio poderia pecar se quisesse, só que ele escolheu nos salvar como era seu propósito.

    Jesus sentia fome,sede,dor prova que ele era homen como nos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor Jesus Cristo meu nobre! De fato, ele se fez homem e na forma de homem, se fez ainda servo para nos salvar e deixar o exemplo! Viveu como homem, sofreu como homem e morreu como homem, mas ressuscitou também como homem para ser o representante mais fiel da humanidade perante o SENHOR! Abraço e Deus abençoe por comentar!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem