Heráclides do Ponto - Rotação da Terra

Este é mais um artigo da série sobre os "grandes filósofos" que ajudaram a estabelecer as bases desse modelo de mundo e universo em contrário ao que nos revela as Santas Escrituras. Até aqui, tudo que temos são pessoas que ousadamente contrariando o senso comum desde Gênesis até os povos pelo mundo de então, imaginaram coisas que NUNCA haviam sido pensadas. Essas ideias ganharam força, num tempo onde poucos eram os defensores do lado oposto e hoje temos um emaranhado de filosofia e efeitos visuais artísticos que iludem as pessoas como se fosse uma realidade como no caso das agências espaciais. O intuito desses artigos é justamente mostrar o quão arenoso é esse suposto terreno científico deles e despertar mais pessoas para a verdade do real universo. Então, antes de prosseguir conhecendo Heráclides do Ponto, recomendo algumas leituras: 


Infelizmente desde Heráclides do Ponto, tudo que temos são achismos e artes ilustrativas ou animadas. Imagem: Geoconceição



Heráclides do Ponto (390 a.C. - 310 a.C.) foi um filósofo e astrônomo grego, (século IV a.C.), discípulo de Platão. Um punning em seu nome, apelidado de Heraclides "Pompicus", sugere que ele pode ter sido um homem bastante vaidoso e pomposo e alvo de muito ridículo. Foi o primeiro a afirmar o movimento de rotação da Terra. Heráclides idealizou um sistema em que os planetas Mercúrio e Vênus girariam ao redor do Sol, e este em torno da Terra, e defendia a ideia de que a Terra, localizada no centro do universo. Como os pitagóricos Hicetas e Ecphantus, Heráclides propôs que o aparente movimento diário das estrelas fosse criado pela rotação da Terra em seu eixo uma vez por dia de leste para oeste. Essa visão contradisse o modelo aristotélico aceito do universo, que dizia que a Terra estava fixa e que as estrelas e planetas em suas respectivas esferas também poderiam ser corrigidos. Simplicius diz que Heráclides propôs que os movimentos irregulares dos planetas possam ser explicados se a Terra se mover enquanto o Sol permanece parado. Ele também é saudado como o criador da teoria heliocêntrica, embora isso seja duvidado por alguns. Contradição ou impressão minha? Prossigamos ignorando por agora... 

Este é mais um dos personagens que não deixou tantos rastros na história e nem muitas evidências com relação aos seus estudos voltados ao universo heliocêntrico e nos causa incômodo a tamanha lacuna nesses sentidos. Pesquisei muito como sempre procuro fazer e NADA... Nenhuma informação além dessas que citarei aqui sobre Heráclides do Ponto. Mas ainda assim, analisaremos as supostas "provas" desse filósofo e toda sua contribuição dentro do modelo que evoluiu até o atual cheio de falhas e dúvidas desde suas bases. Embora alguns historiadores tenham proposto que Heraclides ensinou que Vênus e Mercúrio giram em torno do Sol, uma investigação detalhada das fontes mostrou que "em nenhum lugar da literatura antiga mencionando Heraclides de Pontus há uma clara referência para seu apoio a qualquer tipo de posição planetária heliocêntrica".

Claro que não poderia deixar de citar que Heráclides também parece ter tido interesse no oculto. Em particular, ele se concentrou em explicar transes, visões e profecias em termos de retribuição dos deuses, e reencarnação. Complicado para os globolóides críticos dos cristãos que se utilizam das Escrituras para complementar pontos do universo que a ciência não explica satisfatoriamente e com verdade. E também os personagens cristãos que tentam desqualificar por seus posicionamentos de fé. Lastimável isso... Heraclides Ponticus refere-se com muita admiração que Pitágoras se lembraria de ter sido Pirro e antes de Euphorbus e antes de algum outro mortal (Reencarnação). Trecho de um discurso  do personagem 'Heráclides' em Protrepticus (Hutchinson e Johnson, 2015) onde ele diviniza o homem e ignora a deidade; mesmo o próprio Deus:

"Então nada divino ou feliz pertence aos humanos além de apenas uma coisa que vale a pena levar a sério, tanta percepção e inteligência como é em nós, pois, do que é nosso, isso sozinho parece ser imortal, e só isso divino. E por ser capaz de compartilhar tal capacidade, nosso modo de vida, embora por natureza miserável e difícil, ainda é tão graciosamente gerenciado que, em comparação com os outros animais, um ser humano parece ser um deus." (p. 43)

Vimos que Pitágoras foi um dos que sugeriu o movimento da terra e não do universo; mas Heráclides foi o personagem que enfatizou isso e a partir de então isso foi aceito como um verdade; mas infelizmente para os defensores do modelo heliocêntrico sem provas finais e convincentes. A pergunta que me passa pela cabeça, é como ele deduziu que Mercúrio e Vênus orbitavam ao redor do Sol? Ele observou isso? Deduziu? Resposta que não teremos pelo visto... Nota-se a bagunça que causaram tais filósofos desde que tentaram mudar todo conceito básico crido até então! Heráclides em suas imaginações acreditava que a Terra realmente era uma esfera como seus antecessores; mas fixa no centro do universo (geocentrismo) e magicamente se movia em rotação com giro completo de 24 horas! Movimento que também supôs Pitágoras de sua cabeça. 

Considerações e Conclusão

Não há muito a se falar sobre quem não conhecemos nem por registros históricos... Mas podemos sim, lá no fundo da razão manter aquele ponto de interrogação quanto a existência real desse personagem; mas com toda educação e misericórdia sempre, e focando em suas "descobertas", vemos o desastre e bagunça que se tornou o universo na mente desses camaradas. De certa forma, realmente o modelo de universo heliocêntrico veio de um grande caos, mas mental. Uma avalanche de achismos, ideias, chutes e pouca matemática contraditória ou no mínimo inversa, se aplicando aos astros no céu e nunca a esfericidade e movimentos da terra. Tudo estava basicamente claro e compreendido por todos os povos até então, mas quando esses "homens brilhantes" entraram em cena com toda sua sapiência e foi uma baderna filosófica e científica que só desenrolou várias explicações controversas a princípio e durante séculos foi adornada e incrementada com as mais diversas hipóteses e por fim, culminando em uma tonelada de recursos artísticos para enfeitar esse modelo falho e controverso. 

Heráclides do Ponto simplesmente atestou sem provas que a terra fazia um movimento de rotação dentro de 24 horas numa volta completa contrariando que o universo que faz esse movimento. Delirou que Mercúrio e Vênus orbitavam em torno do Sol que por sua vez orbitava em torno da Terra que por sua vez ficava fixa no centro do universo (finito ou infinito?). Quais métodos científicos Heráclides utilizou para seus achismos? Quais ferramentas tecnológicas? Infelizmente você e eu NUNCA saberemos... 

Comente sua opinião, compartilhe e muito obrigado por acompanhar nosso trabalho aqui no blog Verdade Urgente e se você esta chegando agora, não deixe de conhecer também nosso trabalho no YouTube: Verdade Urgente. Deus abençoe e não se esqueça de se inscrever aqui no blog e em nosso canal para receber as atualizações! Abraço! 😉

Fontes: 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terra Plana - Salmos 19.1 - O Firmamento de Deus (Domo)

Respostas contra 12 argumentos dos ateus

Verdade Oculta - Você conhece quem é o "irmão" Rubens?