A Trindade no Livro de Números

Será que temos citações a Deus em sua essência trina no livro de Números? É um livro bem complexo até para se ler e sendo bem sincero, humanamente cansativo, mas tem sua importância e relevância no papel histórico do plano de Deus, bem como em suas revelações preciosas. O nome do livro de Números deriva do grego "Arithmoi", que significa "números". Este título se refere aos dois censos realizados entre os israelitas no deserto, um no início da peregrinação (Números 1-4) e outro no final (Números 26). Este livro, como todos examinados até aqui, trazem ao menos citações e revelações básicas sobre Deus em sua essência tripla e como sempre, deve ser lido em meio aos demais livros para uma maior e melhor compreensão sobre a Trindade que é nosso assunto em questão. Venha comigo para mais essa imersão bíblica reveladora e inegável de quem Deus realmente é nas Escrituras e no livro de Números.

O "Anjo do SENHOR" também aparece para Balaão no livro de Números.
Imagem: Yandex



A Trindade em Números

O livro de Números já começa com o nome pessoal de Deus "SENHOR, YHWH, JEOVÁ, o Existente". Esse nome sagrado ocorre por toda história escrita neste livro e em muitas delas acompanhado do plural "Elohim" que já comentei sobre Trindade escondida em "Deus" nesse termo hebraico. Nem colocarei todas as ocorrências desse nome aqui, porque todas possuem o mesmo significado e nível de revelação da essência de Deus. 

"No segundo ano após a saída dos filhos de Israel do Egito, no primeiro dia do segundo mês, falou o SENHOR a Moisés, no deserto do Sinai, na tenda da congregação, dizendo:" Nm 1.1.

Como nos demais livros estudados e pesquisados até aqui, uma revelação básica sobre a Trindade não muda e prossegue contendo a mesma verdade debaixo de nossas traduções singulares contendo "Deus". Por trás de cada menção a "Deus", existe um termo hebraico plural "Elohim" que revela haver um Deus Trino e não solitário. Novamente, não citarei e comentar todas as ocorrências aqui, por trazerem todas a mesma verdade e seriam muitos versículos. Como sempre recomendo, é melhor instalar o aplicativo Bíblia Strong em seu celular e conferir pessoalmente cada ocorrência em seu original. Mas não há como fugir de duas conclusões certas: a) Deus é três ou b) A Bíblia motiva o politeísmo. Fica a critério dos leitores tirar suas conclusões com base nessa verdade contida nas Escrituras. 

"Por seu pai, ou por sua mãe, ou por seu irmão, ou por sua irmã, por eles se não contaminará, quando morrerem; porquanto o nazireado do seu Deus está sobre a sua cabeça." Nm 6.7.

Claro que como no Gênesis, Êxodo e Levítico, em Números não acontece diferente no tocante as muitas falas de Deus se referindo a si na terceira pessoa. Explicando em detalhes para os mais leigos, sempre que Deus diz ou ordena algo que deva ser feito perante ele, não faz isso usando as expressões "eu, mim", etc. No texto em questão ele fala sobre o povo tocar trombetas nas batalhas, perante ele, é usada a expressão "... perante o SENHOR, vosso Deus" ao invés de "... perante mim, o SENHOR Deus". Como nas demais ocorrências, temos alguém da Trindade falando sem deixar de fazer menção que não está só e sempre cita "Deus" (Elohim) em seus diálogos. De bônus, temos aqui ainda o nome pessoal de Deus "SENHOR", "o Existente" ou "JEOVÁ". Isso é mais um fato em todo livro quando Deus fala! Não citarei todas por somente uma ser suficiente para corroborar essa revelação. 

"Quando, na vossa terra, sairdes a pelejar contra os opressores que vos apertam, também tocareis as trombetas a rebate, e perante o SENHOR, vosso Deus, haverá lembrança de vós, e sereis salvos de vossos inimigos." Nm 10.9.

Lembra daquela exceção que sempre remete a uma das pessoas de Deus falando? Temos no livro de Números também e acredite, essa é mais rara de se encontrar e tem que ser com muito esmero para se deparar com uma dessas. Consegui encontrar uma menção do termo singular "'El" no episódio onde Deus castiga Miriam com lepra por murmurar contra Moisés por sua escolha de uma nova esposa cuxita. Em todo esse diálogo, "SENHOR", nome pessoal de Deus, é usado com frequência e a única vez que "Deus" é mencionado, é no pedido de Moisés que curasse sua irmã. Provavelmente, aqui pode ser o Deus Pai falando com Moisés. Confesso ser complexo rastrear tais ocorrências, mas percebi que elas sempre se encontram próximas a "SENHOR"

"Moisés clamou ao SENHOR, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures." Nm 12.13.

Sempre nos deparamos com expressões que necessitam de uma leitura mais ampla e de que façamos as necessárias conexões para entender outros mistérios. E aqui não me refiro a achismos e heresias montadas por mentes bagunçadas, mas sim sobre textos que fazem fortes conexões entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento e esclarecem muito mais as verdades pouco compreendidas se lidas isoladas. O mais fascinante aqui neste texto é que temos novamente a ocorrência singular "'El" em "Deus" nos conectando a títulos dados a Jesus Cristo no Novo Testamento! São eles "Autor e Conservador de toda a vida". Como bem sabemos que a Trindade compartilha a autoria da criação e manutenção da vida, temos novamente Deus em harmonia aqui nessa oração! Ela nos revela que possivelmente seja Cristo mencionado aqui e isso fica revelado em textos posteriores. 

"Mas eles se prostraram sobre o seu rosto e disseram: Ó Deus, Autor e Conservador de toda a vida, acaso, por pecar um só homem, indignar-te-ás contra toda esta congregação?" Nm 16.22.

"Porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele." Cl 1:16

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." João 1:1-3

Temos agora um enorme texto onde o misterioso "Anjo SENHOR" novamente aparece para se opor a Balaão em seu caminho para um encontro com Balaque. Sabemos que ele era o típico profeta corrupto que se vendeu para amaldiçoar o povo de Israel e no final foi morto juntamente com os povos pagãos daquela terra. Mas existem revelações incríveis nesse episódio. A começar pela ocorrência "Deus" usando "Elohim" no plural, fazendo menção da ira de Deus contra Balaão. Depois, o Anjo do SENHOR aparece para a mula algumas vezes e ela, tentando salvar o imprudente profeta, se desvia por diversas vezes, até que o "SENHOR" concede que ela fale com ele o repreendendo por sua loucura. Temos, então, o Anjo do SENHOR falando novamente aqui como o próprio Deus! E ainda dá ordens sobre o que Balaão deveria fazer e falar. De novo, não cabe aqui um achismo forçoso de que seja um anjo qualquer de Deus. E repito que teria coragem de usar o termo "Representante de Deus" ao invés de "Anjo do SENHOR".  Mas é digno de nota as constantes e essenciais aparições desse ser em todos os livros até aqui. 

"Então, Balaão levantou-se pela manhã, albardou a sua jumenta e partiu com os príncipes de Moabe.  Acendeu-se a ira de Deus, porque ele se foi; e o Anjo do SENHOR pôs-se-lhe no caminho por adversário. Ora, Balaão ia caminhando, montado na sua jumenta, e dois de seus servos, com ele. Viu, pois, a jumenta o Anjo do SENHOR parado no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que se desviou a jumenta do caminho, indo pelo campo; então, Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho. Mas o Anjo do SENHOR pôs-se numa vereda entre as vinhas, havendo muro de um e outro lado. Vendo, pois, a jumenta, o Anjo do SENHOR, coseu-se contra o muro e comprimiu contra este o pé de Balaão; por isso, tornou a espancá-la. Então, o Anjo do SENHOR passou mais adiante e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita, nem para a esquerda. Vendo a jumenta o Anjo do SENHOR, deixou-se cair debaixo de Balaão; acendeu-se a ira de Balaão, e espancou a jumenta com a vara. Então, o SENHOR fez falar a jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste já três vezes? Respondeu Balaão à jumenta: Porque zombaste de mim; tivera eu uma espada na mão e, agora, te mataria. Replicou a jumenta a Balaão: Porventura, não sou a tua jumenta, em que toda a tua vida, cavalgaste até hoje? Acaso, tem sido o meu costume fazer assim contigo? Ele respondeu: Não. Então, o SENHOR abriu os olhos a Balaão, ele viu o Anjo do SENHOR, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça e prostrou-se com o rosto em terra. Então, o Anjo do SENHOR lhe disse: Por que já três vezes espancaste a jumenta? Eis que eu saí como teu adversário, porque o teu caminho é perverso diante de mim; a jumenta me viu e já três vezes se desviou de diante de mim; na verdade, eu, agora, te haveria matado e a ela deixaria com vida. Então, Balaão disse ao Anjo do SENHOR: Pequei, porque não soube que estavas neste caminho para te opores a mim; agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei. Tornou o Anjo do SENHOR a Balaão: Vai-te com estes homens; mas somente aquilo que eu te disser, isso falarás. Assim, Balaão se foi com os príncipes de Balaque. Tendo Balaque ouvido que Balaão havia chegado, saiu-lhe ao encontro até à cidade de Moabe, que está nos confins do Arnom e na fronteira extrema. Perguntou Balaque a Balaão: Porventura, não enviei mensageiros a chamar-te? Por que não vieste a mim? Não posso eu, na verdade, honrar-te? Respondeu Balaão a Balaque: Eis-me perante ti; acaso, poderei eu, agora, falar alguma coisa? A palavra que Deus puser na minha boca, essa falarei." Nm 22.21–38.

Encontrei mais ocorrências usando o termo hebraico singular de "'El" no capítulo 23 de Números, onde frequentemente é usado "Deus" no singular. Existe alternância entre as citações com algumas usando "Elohim". Lembra da regra teológica? Se claramente estiver num contexto se referindo ao único Deus verdadeiro, então é realmente sobre ele. Logo, tanto "'El" no singular, quanto "Elohim" no plural, estão falando da Trindade de Deus! Essa alternância foca, ora numa pessoa e ora no Deus em seu todo. Citei mais que uma referência para ficar claro nesse livro também, que tais indicações estão presentes em Números. 

"Como posso amaldiçoar a quem Deus não amaldiçoou? Como posso denunciar a quem o SENHOR não denunciou?" Nm 23.8.

"Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?" Nm 23.19.

"Deus os tirou do Egito; as forças deles são como as do boi selvagem." Nm 23.22.


E aqui estamos nós, mais uma vez vendo o Espírito de Deus em ação no Antigo Testamento e exclusivamente no livro de Números. É como eu disse em artigos anteriores, Deus nunca nos deixa confusos, salvo se esse for mesmo o propósito. Mas no caso das manifestações de suas pessoas benditas, temos claras evidências que todas elas existem e co-existem! Aqui temos o Espírito de Deus, num ato pessoal, descendo sobre Balaão para o usar em profecia. Ele não atuava ainda da mesma forma que no Novo Testamento, mas apenas capacitava provisoriamente os profetas e líderes em muitas ocasiões. Note o detalhe para o acompanhamento do título dele como sendo o Espírito vindo de "Deus". O Espírito de "Elohim", no hebraico plural, apontando para a Trindade! 

"Levantando Balaão os olhos e vendo Israel acampado segundo as suas tribos, veio sobre ele o Espírito de Deus." Nm 24.2.

Em outra ocorrência singular de "'El" para "Deus", temos o acompanhamento de "Todo-Poderoso" que nos remete também a Jesus Cristo no Novo Testamento, que se apresenta como tal, com mostramos aqui anteriormente em outras ocorrências. Em outra fala de Balão, aparece também "Altíssimo" também ligada ao singular "'El". Claro que tal título exprime, na verdade, a essência do Deus Trino em todo seu poder. Porém, quando temos "Deus" no singular, temos que provavelmente está indicando uma das pessoas de Deus em específico. Sendo a dispensação de Deus, o Pai, pode ser que seja uma referência a sua pessoa bendita. Com mais e mais estudos a cada livro e carta, veremos as conexões e revelações impactantes que cada título tem conectando o Pai, o Filho e o Espírito Santo. 

"Proferiu a sua palavra e disse: Palavra de Balaão, filho de Beor, palavra do homem de olhos abertos; palavra daquele que ouve os ditos de Deus, o que tem a visão do Todo-Poderoso e prostra-se, porém de olhos abertos:" Nm 24.3–4.

"Então, proferiu a sua palavra e disse: Palavra de Balaão, filho de Beor, palavra do homem de olhos abertos, palavra daquele que ouve os ditos de Deus e sabe a ciência do Altíssimo; daquele que tem a visão do Todo-Poderoso e prostra-se, porém de olhos abertos:" Nm 24.15–16.

Considerações e Conclusão

Por mais confuso que pareça até mesmo lidar com as nuances nos textos bíblicos que tocam na Trindade Divina, o mistério se resume nisso: Deus é um por todos e todos por um. Parece engraçado por ter semelhança com a frase dos três mosqueteiros, mas é nesse sentido mesmo essa verdade! São três pessoas compartilhando da mesma unidade divina e há muita estranheza para nós, sim, mas quem disse que Deus obrigatória ou necessariamente precisa ser conhecido completamente? Só precisamos saber quem ele é em todo alcance que nos permite conhecê-lo e muito mais seu plano amoroso de salvação que desenvolveu ao longo da história para nos reatar à comunhão com ele e termos o privilégio de viver eternamente em sua presença santa! Mas é prazeroso demais descobrir e redescobrir todas as revelações sobre a Trindade em cada livro das Escrituras Sagradas. E aqui estamos novamente, com a pessoa do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Note que o Cristo sempre aparece mais misteriosamente como o tal "Anjo de Deus" ou "Anjo do SENHOR" o que ainda acho forçado terem usado tal opção na tradução. Mas por suas características, palavras e autoridade, entendemos ser nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nessa teofania. Talvez de fato ele se manifestou numa teofania angelical, mas isso ficaria mais estranho que traduzir "Representante de Deus". Te convido a se inscrever deixando seu e-mail para receber novos artigos publicados no Verdade Urgente e a compartilhar com quem possa se interessar em aprender sobre a Trindade e não se esqueça do seu herege favorito! 😁


Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem