A Trindade no Livro Levítico

Será que podemos encontrar algum vestígio da Trindade no livro de Levítico? Este é o terceiro livro analisado aqui no Verdade Urgente e cogito rastrear todas as evidências teológicas sobre as três pessoas de Deus. Até aqui, pudemos constatar que em Gênesis, Êxodo e João, existem referências claras até demais da aparição, citação, operação e fala de Deus (Elohim) em diversos textos. Infelizmente, ainda existem pessoas com mau hábito de não ler e comentar sobre o que não leram de forma absurdamente surreal e superficial sobre o tema. E quanto a isso, não há muito o que se fazer. Mas a verdade é revelada a todos que com coração humilde e real desejo de aprender, subjuguem sua vontade e confiança a Deus e o Espírito Santo possa abrir suas mentes e lhes mostrar de fato a realidade implícita e explícita nas Escrituras. Minha missão é expor essas verdades e não convencer ninguém que já esteja convencido de que heresias são verdades e seus achismos estão corretos. Tendo dito isto para introduzir essa nova busca, vamos a alguns detalhes extras sobre Levítico. Levítico (do grego Λευιτικόν, "Leuitikon", do original hebraico "torat kohanim") é o terceiro livro da Bíblia hebraica (em hebraico: וַיִּקְרָא, "Vaicrá" - "Chamado por Deus") e do Antigo Testamento cristão. O termo em português é derivado do latim "Leviticus".  Este livro tem profundas revelações sobre a Trindade se lido com o livro de Hebreus. 

Em Levítico temos muitos símbolos e ritos que apontam para a Pessoa de Cristo e seu ministério.
Imagem: Yandex



A Trindade em Levítico

Como acontece nos livros do Gênesis e Êxodo, não listarei todas as menções a Deus no plural "Elohim", porque são a maioria assim. De cara já temos uma esmagadora evidência do Deus Trino em cada uma dessas menções do próprio Deus e de outros o citam. E já apresentei o desafio aos hereges de plantão. Se "Elohim" está no plural, temos um Deus no plural, ou a Bíblia está ensinando no original sobre politeísmo? Enquanto eles pensam, reforçarei a verdade da Trindade com outros textos disponíveis em Levítico. Preciso destacar aquele modo de linguagem de Deus apontando sempre para si na terceira pessoa, como neste texto em que instrui o povo sobre as ofertas de manjares que não deveriam ser oferecidas sem sal. Espero que os hereges de plantão não leiam este artigo e saiam gritando aos quatro ventos que não há evidências teológicas suficientes da Trindade no livro Levítico. Acredite, eles são capazes disso. 

"Toda oferta dos teus manjares temperarás com sal; à tua oferta de manjares não deixarás faltar o sal da aliança do teu Deus; em todas as tuas ofertas aplicarás sal." Lv 2.13.

Outra ocorrência muito frequente em Levítico é o tetragrama "YHWH" traduzido por SENHOR ou JEOVÁ e em diversos textos, temos o nome pessoal de Deus acompanhado de "Elohim" na mesma frase. "Eu sou o SENHOR, vosso Deus" ocorre 20 vezes no livro de Levítico! Em todas as citações, Deus se apresenta de forma pessoal e plural! É aquela harmonia linda onde ninguém fica para trás ou é maior do que o outro! Sempre quando Deus fala, fala por todos! Seja lá quem esteja falando! Já vimos esse nome de Deus em Gênesis algumas vezes e no Êxodo com mais frequência, após Deus se apresentar a Moisés no monte. Agora em Levítico, temos repetidamente esse nome por todo o livro de Levítico. Também não deixarei aqui todas as ocorrências porque são muitas e trazem o mesmo significado apontando para o nosso Deus Trino. Para quem não se lembra, "SENHOR" significa "o Existente" e é o nome próprio de Deus (Elohim). Apenas peguei a primeira ocorrência onde o SENHOR chama Moisés e o instrui sobre as ofertas de animais e como o povo deveria proceder com estas. 

"Chamou o SENHOR a Moisés e, da tenda da congregação, lhe disse: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum de vós trouxer oferta ao SENHOR, trareis a vossa oferta de gado, de rebanho ou de gado miúdo." Lv 1.1–2.

"Eu sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra." Lv 11.44.

Não devemos nos esquecer de que tudo em Levítico, aponta para Cristo em todos os seus símbolos. O livro de Levítico, muitas vezes visto como um conjunto de regras e rituais complexos, esconde em seu interior uma rica teia de símbolos que apontam para Cristo. Desvendar essa conexão profunda nos leva a uma jornada reveladora, onde a antiga lei encontra seu cumprimento perfeito em Jesus. Por isso, é necessário que após uma leitura completa do livro de Levítico, o leitor também leia o livro de Hebreus e outras epístolas de Paulo que trazem detalhes riquíssimos sobre Cristo neste livro e ainda menções ao Pai e o Espírito Santo. Mas quando chegar a estes livros e cartas, farei as devidas conexões com Levítico, completando o ciclo de revelações sobre a Trindade que não estão patentes aos olhos no Antigo Testamento. Só deixarei as conexões mais evidentes para lançar luz às revelações em Levítico, mas temos muito que comentar ainda sobre elas mais adiante. 

1. O Sumo Sacerdote Perfeito:

Aarão, o sumo sacerdote do Antigo Testamento, prefigurava Cristo, o Sumo Sacerdote eterno.
Ambos intercediam por seus povos, oferecendo sacrifícios a Deus.
A santidade de Cristo, porém, o torna o único capaz de oferecer um sacrifício perfeito, de uma vez por todas, pelos pecados da humanidade.

"Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque." Hebreus 5:10

"Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade, ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem." Hebreus 8:1,2

2. O Cordeiro de Deus:

Os sacrifícios de animais em Levítico apontavam para Cristo, o "Cordeiro de Deus" que tira o pecado do mundo. O sangue derramado dos animais era um símbolo do sangue de Cristo, que seria derramado na cruz para nossa redenção. A morte sacrificial de Cristo nos purifica de todo pecado e nos concede a vida eterna.

"No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos; e, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus. E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus." João 1:35-37

"Estes são os que não estão contaminados com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro." Apocalipse 14:4

3. O Altar e o Sacrifício:

O altar em Levítico representava a presença de Deus e o lugar onde os sacrifícios eram oferecidos.
Cristo, o "altar vivo", permite nossa aproximação de Deus através de sua morte sacrificial. Em Cristo, nosso sacrifício de louvor e adoração é aceito por Deus.

"Porque os corpos dos animais, cujo sangue é, pelo pecado, trazido pelo sumo sacerdote para o santuário, são queimados fora do arraial. E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta." Hebreus 13:11,12

"Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome." Hebreus 13:15

"Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças." Apocalipse 5:12

4. O Pão da Vida:

O pão da proposição, presente no tabernáculo, simbolizava a provisão de Deus para seu povo.
Cristo, o "pão da vida", nos alimenta espiritualmente e nos dá a vida eterna. Através da fé em Cristo, nunca mais passaremos fome espiritual.

"Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo." João 6:48-51

5. A Luz do Mundo:

O candelabro no tabernáculo representava a luz de Deus que guiava seu povo. Cristo, a "luz do mundo", ilumina nosso caminho e nos guia para a verdade. Em Cristo, não andamos mais em trevas, mas na luz da vida eterna.

"Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." João 8:12

Ao desvendarmos os símbolos em Levítico, descobrimos a rica e profunda conexão entre Cristo e o Antigo Testamento. Jesus é o cumprimento perfeito de todas as profecias e símbolos, e sua morte sacrificial nos garante a salvação e a vida eterna. Embora não exista menções diretas a Cristo no livro Levítico, tudo aqui aponta para ele em sua essência divina e ministério dantes profetizado! Convinha fazer tais observações para os mais leigos no assunto. Mesmo o autor de Hebreus, lamenta como muitos cristãos estavam se perdendo na compreensão desse tema relacionado às leis e simbolismos, de modo que teve que novamente explanar sobre o assunto para eles. 

"Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal." Hebreus 5:11-14

Considerações e Conclusão

Como eu disse, não vejo necessidade de listar aqui todas as ocorrências de "SENHOR" "Deus" que estão pelo livro todo. Afinal, tendo esclarecido isso usando do dicionário Strong como ferramenta de análise dos termos originais, resta apenas o leitor conferir pessoalmente o que expus aqui e confirmar que de fato é assim. Todas essas citações estão usando uma conexão clara e fortíssima do nome pessoal de Deus e sua pluralidade. Sim, é bem complexo esse tema para captar e digerir e até fazer menção, já que nossa compreensão humana e limitada ao físico tem poucas experiências espirituais com Deus e menos ainda com sua Pessoa profundamente misteriosa. Mas é isso mesmo que faz o livro de Levítico, nos revela que esse Deus é o único, porém sendo em mais pessoas e seu nome é SENHOR, o Existente (JEOVÁ). Além de deixar claro que ele é santo e exige santidade dos que se propõem a servi-lo e obedecê-lo. O Pai é Santo, o Filho é Santo e o Espírito, Santo! É necessário sempre estudar um livro considerando suas conexões com os demais para não incorrermos num entendimento limitado sobre qualquer assunto. Por isso, sabemos que Cristo foi apontado em Levítico porque existem revelações posteriores no Novo Testamento sobre isso. Siga a dica: sempre estude qualquer texto, capítulo ou livro, considerando toda a Escritura. Se ainda não for um inscrito, recomendo que acompanhe novas publicações e havendo oportunidade, ajude outras pessoas compartilhando este artigo também. Deus (Elohim) abençoe sua vida grandemente! 
Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem