A Trindade no Livro do Êxodo

A Trindade é um tema muito confuso para quem não leu as Escrituras por completo. Quem lê ao menos uma vez a Bíblia toda já pode perceber que essa verdade vai tomando sua forma plena e inquestionável pelas páginas do Antigo e Novo Testamento. Na medida que a história se desenrola, mais evidente ficam as três pessoas de Deus em suas citações e manifestações. Após anos de cristianismo trinitarista com estudos e mais estudos, todos baseados em textos bíblicos fortes, e conversas e artigos escritos sobre o tema, não tenho dúvida alguma de que Deus é três. No livro do Gênesis já encontramos fortes evidências de um Deus Trino e agora apresento meus estudos focados no livro do Êxodo que também contém evidências de mesmo nível. Somados, já nos servem de evidência teológica contra qualquer achismo e heresias que busquem negar essa verdade sobre Deus. Resolvi fazer esse estudo temático e profundo para enriquecimento do conhecimento de todos que se interessem sobre o tema e espero abençoar vidas com mais este artigo buscando a Trindade de Deus no livro do Êxodo. Obviamente que o mesmo Deus (Elohim) no plural que se manifestou no livro de Gênesis, também estará em todo restante das Escrituras, mas é sempre bom mostrar para os mais céticos e heréticos. 

O Espírito de Deus capacitou Bezalel e Aoliabe para fabricar tudo no Tabernáculo.
Imagem: Yandex



A Trindade no Êxodo 

No livro do Êxodo temos apenas uma continuidade histórica do livro do Gênesis, sendo assim, como Deus é revelado, prossegue a mesma neste livro. Então, nem citarei todas as ocorrências contendo Deus em sua forma trina “Elohim”. Todas as ocorrências em sua maioria tratam do Deus Trino no plural, salvo as exceções contendo “'el” em referência a uma das pessoas de Deus. Logo no início do livro, temos Moisés relatando como as parteiras hebreias temeram a Deus (Elohim), escondendo os filhos das mães israelitas, desobedecendo à ordem do Faraó de matar todos os meninos. Inegavelmente, ele está fazendo menção ao Deus Trino aqui. 
  

"As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito; antes, deixaram viver os meninos." Êx 1.17.

Citarei um texto que corrobora a harmonia e fatos que estão em toda história no livro do Gênesis. Nele, Deus (Eloim) se apresenta a Moisés pessoalmente na sarça ardente e fala sobre quem ele era, citando Abraão, Isaque e Jacó. E adivinha? Ele diz ser o Deus (Elohim) de todos eles e agora se manifestava a Moisés! Nas cinco ocorrências, consta "Elohim" no plural para "Deus". Sempre sobra para os hereges escolher se aceita que Deus é três pessoas, ou admitem que em toda a Escritura está oculta a doutrina do politeísmo nesse termo plural. O que será? 

"Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus." Êx 3.6.

Outro texto intrigante para os negadores da fé na Trindade no livro do Êxodo, está no capítulo 3 e versículo 12, onde Deus (Elohim) revela que o povo sairia do Egito e após libertos por ele, eles adorariam a Deus no monte da qual ele falava com Moisés. Tudo normal, até você ler o texto e perceber que o próprio Deus (Elohim) se referiu a si na terceira pessoa! Quando ele poderia dizer: "… servireis a mim neste monte." Não há como alegar erro literário ou de impressão, quando sabemos da revelação das três pessoas de Deus! Certamente, uma das pessoas com a fala naquele momento, revelou a Moisés que ele e o povo serviria ao Deus Trino (três pessoas) no monte! Para os leigos e incautos isso pode soar sem sentido, mas para quem aprendeu um básico suficiente de português, entenderá é uma evidência do Deus Trino.

"Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte." Êx 3.12.

Aqui se encontra um dos textos áureos no Antigo Testamento que corrobora a Trindade de uma forma claríssima! Quando questionado por Moisés sobre como apresentaria Deus ao ser questionado pelos israelitas, Deus responde apenas que ele é o "EU SOU O QUE SOU". Algo como "Aquele que sempre existe e está presente na história humana". Remete ao Deus Eterno e imutável. Mas o melhor vem quando no Novo Testamento, o Senhor Jesus Cristo outorga para si esse título! E quando ele faz isso, os judeus na hora pegam em pedras para o apedrejar por cometer blasfêmia e se fazer igual a Deus! O "EU SOU" que Cristo disse em referência a si, é "eimi" no grego e é o equivalente a "hayah" no Antigo Testamento. O mesmo Deus que disse "EU SOU" se apresentando a Moisés, é o mesmo encarnado em Jesus Cristo, revelando aos judeus que é o "EU SOU" antes mesmo que Abraão existisse! 

"Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros." Êx 3.14.

"Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou." 
João 8:57-59

Outro flagrante importante que temos no livro do Êxodo é quando o SENHOR (Jeová) usa a designação "Deus Todo-Poderoso" falando de suas aparições a Abraão, Isaque e Jacó. Em uma dessas citações em Gênesis, é usado o singular "''el" e aqui, encontramos "Elohim" no plural! Indicando que o Deus Trino é Todo-Poderoso! Claro que isso se confirma nas próprias palavras de Jesus Cristo no livro do Apocalipse dizendo ter todo poder em si também. Como sempre reforço, não é uma disputa ou hierarquia, mas sim harmonia também no poder compartilhado por eles na divindade. 

"Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, O SENHOR, não lhes fui conhecido." Êx 6.3.

"Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso." Apocalipse 1:8

Alguns detalhes podem se perder diante dos olhos de leitores desatentos, e existem verdades que se cruzam e complementam no mesmo capítulo ou mais distantes. Temos aqui a aparição do mesmo Anjo de Deus revelação em Gênesis que traz em si qualidades e conexão com Deus (Elohim). Aqui temos o Anjo de Deus que estava na coluna de fogo e fumaça, que servia de escuridão completa para os egípcios de um lado e do outro de iluminação para Israel. Esse Anjo, ficou entre Israel e os egípcios a noite toda. E no amanhecer temos uma revelação profunda de que aquele Anjo era o SENHOR (JEOVÁ)! Inegavelmente, o Anjo de Deus aqui é o mesmo SENHOR (JEOVÁ)! Ou há algum herege que se aventure e dizer que era apenas um anjo qualquer das miríades de Deus? 

"Então, o Anjo de Deus, que ia adiante do exército de Israel, se retirou e passou para trás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles, e ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; a nuvem era escuridade para aqueles e para este esclarecia a noite; de maneira que, em toda a noite, este e aqueles não puderam aproximar-se." Êx 14.19–20.

"Na vigília da manhã, o SENHOR, na coluna de fogo e de nuvem, viu o acampamento dos egípcios e alvorotou o acampamento dos egípcios; emperrou-lhes as rodas dos carros e fê-los andar dificultosamente. Então, disseram os egípcios: Fujamos da presença de Israel, porque o SENHOR peleja por eles contra os egípcios." Êx 14.24–25.

Outra vez, temos Deus (Elohim), enviando seu Anjo adiante do povo que os guardaria e levaria para a terra prometida. Deus diz que o povo deveria se guardar diante dele, ouvir sua voz e não se rebelar porque não perdoaria a transgressão deles. Reforça ainda que seu nome estaria nesse Anjo! E aqui, novamente, não tem nada a ver com qualquer anjo dos exércitos de Deus. Visto que quando o povo pecou ao pé do monte, Deus pretendia não mais ir no meio do povo e Moisés intercedeu por eles, rogando que o SENHOR não enviasse um anjo, pois queria a própria presença de Deus com eles. Essa oração acontece somente no capítulo 33 e se fosse um anjo qualquer, Moisés teria se manifestado contra esse modo de Deus estar com eles. Certamente é o Representante aqui de novo! É como resolvi chamar mais corretamente essa pessoa da Trindade, já que Filho tem relação com sua encarnação e Cristo com sua missão messiânica e Verbo é uma ideia usada por João no contexto que os gregos entenderiam sua divindade. Sua verdadeira identidade é uma incógnita no Antigo Testamento. 


"Eis que eu envio um Anjo adiante de ti, para que te guarde pelo caminho e te leve ao lugar que tenho preparado. Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não te rebeles contra ele, porque não perdoará a vossa transgressão; pois nele está o meu nome. Mas, se diligentemente lhe ouvires a voz e fizeres tudo o que eu disser, então, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários. Porque o meu Anjo irá adiante de ti e te levará aos amorreus, aos heteus, aos ferezeus, aos cananeus, aos heveus e aos jebuseus; e eu os destruirei." Êx 23.20–23.

Enfim, o Espírito de Deus é citado pelo próprio Deus (Elohim) na capacitação dos artistas e artesãos que trabalhariam em toda obra de construção e fabricação do tabernáculo, utensílios e vestes dos sacerdotes conforme os planos de Deus entregues a Moisés. Aqui conhecemos que o Espírito de Deus pode capacitar homens comuns com habilidade, inteligência e conhecimento em diversas áreas artísticas! Sempre que leio esse texto, particularmente me sinto dentre os abençoados que Deus agraciou por seu Espírito Santo para servir ao Reino, pois tenho habilidades artísticas que hoje uso para benefício das coisas santas de Deus. Percebeu como temos novamente a citação a Deus na terceira pessoa? Ressaltando que Deus aqui é "Elohim", indicando que o Espírito vem do Deus Trino como revelado gritantemente no Evangelho segundo João. Não nem espaço aqui para dizer que o Espírito de Deus é só uma força capacitadora de Deus, pois mais adiante é afirmado que o próprio Espírito o encheu e capacitou. Sentiu a harmonia na Trindade novamente? 

"Eis que chamei pelo nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício, para elaborar desenhos e trabalhar em ouro, em prata, em bronze, para lapidação de pedras de engaste, para entalho de madeira, para toda sorte de lavores." Êx 31.2–5.

"Disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o SENHOR chamou pelo nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o Espírito de Deus o encheu de habilidade, inteligência e conhecimento em todo artifício, e para elaborar desenhos e trabalhar em ouro, em prata, em bronze, e para lapidação de pedras de engaste, e para entalho de madeira, e para toda sorte de lavores." Êx 35.30–33.

Temos várias citações e aparições do Representante de Deus também no livro do Êxodo. Chamado de Anjo do SENHOR ou Anjo de Deus, eu me atrevo a usar a tradução "Representante" que se distancia mais dos anjos e reflete melhor a Pessoa que mais tarde encarnaria como Filho de Deus. Sendo quem tem poder de Deus, autoridade de Deus, nome de Deus nele e fala com Deus, não tem como associar a quaisquer dos anjos que conhecemos nas Escrituras. Pois mesmo os mais honrados e poderosos dentre eles não possuem tais características. Temos mais um texto de Deus (Elohim) enviando seu Representante adiante do povo. 

"Vai, pois, agora, e conduze o povo para onde te disse; eis que o meu Anjo irá adiante de ti; porém, no dia da minha visitação, vingarei, neles, o seu pecado." Êx 32.34.

 

"Enviarei o Anjo adiante de ti; lançarei fora os cananeus, os amorreus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus."  Êx 33.2.

Na ocasião da entrega dos mandamentos de Deus ao seu povo, ele novamente fala na terceira pessoa, indicando sempre não ser o único quando cita Deus não se referindo a si como consta no texto abaixo. Numa linguagem convencional e unicista, Deus deveria dizer: "Eu sou um Deus zeloso." ao passo que ele diz: "Deus zeloso é ele". E não, aqui não é Moisés falando sobre Deus. É o próprio Deus se referindo a Deus! E não é politeísmo, é Trindade! No geral, ele fala sobre o combate à idolatria e como o SENHOR é Zeloso, sim, um Deus zeloso! Novamente, o Deus ('El) verdadeiro se coloca contra falsos deuses ('el). A Bíblia está repleta desses diálogos em terceira pessoa por parte do próprio Deus, seja qual pessoa esteja falando. São muitos diálogos assim, onde a invés de usar expressões como "eu, mim" e outras, sempre há uma referência na terceira pessoa. Mais um desafio aos hereges. Existe aqui um erro crasso no texto bíblico desde os originais, ou de fato temos a Trindade subentendida em tais textos? Note que é sempre um indivíduo falando sobre Deus (Elohim).

"Mas derribareis os seus altares, quebrareis as suas colunas e cortareis os seus postes-ídolos (porque não adorarás outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; sim, Deus zeloso é ele);" Êx 34.13–14.

E não esqueça que listei aqui somente 15 textos, não considerando colocar cada ocorrência de "Deus" sendo no plural "Elohim"  e nem todas as falas de Deus falando de si na terceira pessoa. É sempre bom lançar luz ao assunto até cegar os olhos dos mais hereges, que em alguns casos, mesmo lhes mostrando claramente o suficiente, ainda tendem a tentar reduzir as citações em foco e escapar pela tangente. Não faça isso. 

Considerações e Conclusão

Embora sejam mais ocultas e misteriosas as aparições que remetam a Trindade. Temos, sim, no livro do Êxodo, Deus (Elohim) ocorrendo diversas vezes, além das citações ao Anjo ou Representante de Deus e do Espírito Santo, capacitando os artesãos e artistas para as obras que Deus ordenara a Moisés que se fizesse. Reforçando sempre que os hereges unicistas sempre gostam de apelar para o Antigo Testamento, como se tivessem amparo para seus achismos nestes livros, quando, na verdade, é o contrário! Mas por sua incapacidade real de aprender e doutrinação profunda numa "teologia" adulterada, se apoiam na quantidade limitada de evidências que pensam ter aqui e fogem de estudar o todo sobre o assunto. Por isso mesmo estou nessa missão de pesquisa profunda em cada livro na Bíblia para refutar de vez tais achismos e estratégias do inferno de tentar deturpar a realidade de quem é Deus. Espero que tenha gostado deste estudo e que acompanhe os demais junto comigo. Já se inscreveu aqui no Verdade Urgente? Basta deixar seu e-mail na caixa de preenchimento e receberá cada novidade publicada aqui! Havendo oportunidade, compartilhe com aquele seu herege favorito ou alguém que esteja interessado em aprender mais sobre o tema. Deus abençoe sua vida! 


Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem