A Trindade em 1 Reis

Temos citações ao Deus Trino no primeiro livro dos reis? Encontraríamos evidências teológicas suficientes para crer na Trindade? Trataremos separadamente ambos os livros dos reis de Israel. O livro de I Reis fornece um relato da morte de Davi, do reinado de seu filho Salomão e do declínio e da divisão do reino de Israel depois que Salomão e seu filho Roboão governaram mal. Em meio a essa degradação da dinastia e do povo de Israel, exporemos a pessoa de Deus em sua essência trina, a qual é o objetivo de mais este artigo abençoado. Vem comigo e seja impactado por essa verdade maravilhosa a respeito do nosso Deus! 

O Profeta Elias em contato com Deus (Elohim) no Monte Sinai.
Imagem: Yandex



A Trindade no Primeiro Livro de Reis

Logo no primeiro capítulo do livro, temos Bate-Seba ao lado do leito de Davi em seus dias finais, lembrando-o da promessa que fez de que Salomão seria rei sobre Israel após a sua morte e cita como Davi fez essa promessa jurando pelo SENHOR, Deus dele. Temos, de cara, “YHWH” (JEOVÁ, o Existente) e “Deus” (Elohim). A primeira palavra no plural para “Deus” que se repete ao longo de todo o livro. E como sempre, com algumas exceções no singular, ela sempre representa a pluralidade do Deus singular. Ficou confusa a frase? Somente para homens! Prosseguiremos tendo em mente que as demais citações a “Deus” (Elohim), fazem menção à Trindade. E ao citar o SENHOR aqui, ela faz essa conexão essencial de que ele é o “Deus” (Elohim) de Davi! 

“Respondeu-lhe ela: Senhor meu, juraste à tua serva pelo SENHOR, teu Deus, dizendo: Salomão, teu filho, reinará depois de mim e ele se assentará no meu trono.” 1Rs 1.17.

Temos outra ocorrência rara que também acontece aqui no primeiro livro de Reis, a qual é a expressão que Salomão usa “SENHOR Deus”. O termo “yeh-ho-vee'” que também pode ser traduzido por “SENHOR JEOVÁ” é bem específico e aponta para a pessoa do Pai. Aqui não temos “Elohim” ou “'El”, mas uma completamente diferente. Ela ocorre ao longo das Escrituras, mas de uma menos constante. 

“E a Abiatar, o sacerdote, disse o rei: Vai para Anatote, para teus campos, porque és homem digno de morte; porém não te matarei hoje, porquanto levaste a arca do SENHOR Deus diante de Davi, meu pai, e porque te afligiste com todas as aflições de meu pai.” 1Rs 2.26.

Temos também um registro do “SENHOR” (YWHW, o Existente, JEOVÁ) aparecendo a Salomão e “Deus” (Elohim) falando com ele para pedir o que quisesse. Temos aqui, uma das pessoas da Trindade se manifestando a ele e em seguida, o Deus Trino. O termo hebraico “Elohim” acontece em todo o livro de Reis também e por isso mesmo não trarei todas as referências para este artigo como venho fazendo até aqui.   

“Em Gibeão, apareceu o SENHOR a Salomão, de noite, em sonhos. Disse-lhe Deus: Pede-me o que queres que eu te dê.” 1Rs 3.5.

É bom sempre esclarecer que não existe nenhuma complicação ou contradição em nossa crença trinitariana baseada nas Escrituras e não em um concílio imaginário onde determinaram essa doutrina como alguns dispersos da internet tentam sustentar. Podemos simplesmente expor tal verdade somente lendo as Escrituras com, no máximo, um dicionário de hebraico instalado no celular! Note como Salomão ora a Deus e creio ser a oração de todos os cristãos que conhecem o Deus Trino. Ele, citando novamente o “SENHOR” (YWHW, o Existente, JEOVÁ), declara a verdade universal de que ele é o “Deus de Israel” (Elohim) e não há “Deus” (Elohim) como ele! Claramente, Salomão está orando, tendo em mente que o Deus Trino é de fato único, pois não há outro semelhante a ele! 

“e disse: Ó SENHOR, Deus de Israel, não há Deus como tu, em cima nos céus nem embaixo na terra, como tu que guardas a aliança e a misericórdia a teus servos que de todo o coração andam diante de ti;"  1Rs 8.23.

Em 1 Reis encontramos aquele diálogo revelador de Deus onde podemos perceber a Trindade nos bastidores do assunto. O contexto era do profeta usado por Deus para falar com um rei corrupto e enquanto voltava do seu caminho, desobedeceu a Deus e foi comer com outro profeta mais velho e recebeu uma sentença do “SENHOR” (YWHW, o Existente, JEOVÁ), de que não seria sepultado no sepulcro de seus pais. Note que aqui o SENHOR fala de si na terceira pessoa. Se Deus fosse único, em uma pessoa apenas, diria: “Porquanto foste rebelde à minha palavra e não guardaste o que eu, o SENHOR, teu Deus, te mandei…”. Mas ele tanto fala do “SENHOR”, quanto de “Deus” na terceira pessoa! Quem está falando através do profeta velho? Tente responder. E de bônus, temos “Elohim” em “Deus” novamente. Eis a resposta, o Deus Trino era o Deus falando ali! Na ocasião em que Elias fugiu para o monte de Deus, também temos o SENHOR falando com ele dessa forma na terceira pessoa e nada justifica isso, senão que Algum deles falava sempre se conectando à unidade divina! Como mais tarde acontecia o tempo todo com Cristo, que sempre falava de sua relação íntima com o Pai e o Espírito Santo!   

“Estando eles à mesa, veio a palavra do SENHOR ao profeta que o tinha feito voltar; e clamou ao homem de Deus, que viera de Judá, dizendo: Assim diz o SENHOR: Porquanto foste rebelde à palavra do SENHOR e não guardaste o mandamento que o SENHOR, teu Deus, te mandara, antes, voltaste, e comeste pão, e bebeste água no lugar de que te dissera: Não comerás pão, nem beberás água, o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais.” 1Rs 13.20–22.


“Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida. Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o SENHOR. Eis que passava o SENHOR; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto;" 1Rs 19.10–11.

O Espírito de Deus também é mencionado por Eliseu quando demonstra preocupação de que Elias fosse tomado por ele de repente. Ele seguia Elias insistentemente e questionado por seu mentor, ele deu essa resposta. Como sempre, o Espírito é citado com “YWHW” (SENHOR, JEOVÁ, o Existente). Indicando sua divindade, eternidade e senhorio. Sem contar sua autonomia em poder, como pessoa para transportar seus servos para outros lugares, como fez com Felipe no Novo Testamento. É como se Eliseu soubesse desse poder do Espírito Santo já naqueles dias! O Espírito também é citado na boca de Quenaana, um falso profeta que deu uma bofetada em Micaías e achava que tinha autoridade de Deus para profetizar ainda, quando, na verdade, era usado por espíritos enganadores! 

“Poderá ser que, apartando-me eu de ti, o Espírito do SENHOR te leve não sei para onde, e, vindo eu a dar as novas a Acabe, e não te achando ele, me matará; eu, contudo, teu servo, temo ao SENHOR desde a minha mocidade.” 1Rs 18.12.

“E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.” At 8.38

“Então, Zedequias, filho de Quenaana, chegou, deu uma bofetada em Micaías e disse: Por onde saiu de mim o Espírito do SENHOR para falar a ti?” 1Rs 22.24.

Considerações e Conclusão

Tenha sempre em mente que estamos trabalhando nessas pesquisas se limitando a citar o mínimo de referências necessário para qualquer bom entendedor das Escrituras se satisfazer. Se fossemos listar todos os textos com a palavra “Deus” (Elohim), por exemplo, a leitura ficaria extensa demais! São incontáveis! E todas elas na forma plural do hebraico! Mas em cada livro pesquisado, nos deparamos com o suficiente para comprovar que teologicamente, a Trindade não é somente plausível, como também é consonante com as verdades reveladas nas Escrituras. No livro de 1 Reis, não encontramos o Anjo do SENHOR, mas mesmo quando não encontramos um ou outro personagem de Deus explícito num momento da história em qualquer dos livros, temos nas falas de Deus a clareza da Trindade se comunicando com seus servos. O termos também fazem uma linda conexão entre os membros de Deus, se assim, ousadamente posso chamar. Enfim, louvado seja Deus (Elohim), por todo conhecimento que nos tem revelado através do seu Espírito Santo e pela graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que nos salva em seu amor. Aproveite para se inscrever aqui no Verdade Urgente e compartilhar com aqueles amigos hereges teimosos que você conhece. Não perca nossa caminhada pelos demais livros da Bíblia em busca da Trindade!  
Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem