A Trindade em 2 Samuel

No segundo livro de Samuel, o profeta, é possível comprovarmos teologicamente que a essência da Trindade está nas páginas deste livro? É o que resolvi pesquisar e trazer os resultados até você, querido leitor do Verdade Urgente. Por alguns dias, eu não escrevi artigos porque estava trabalhando muito na obra de Deus. Mas sempre postarei coisas interessantes que ajudam pessoas a despertar de qualquer lavagem cerebral ou hipnose global. Como sempre, Deus não nos deixa de todo perdidos em verdades fundamentais que achou por bem nos revelar e só precisamos ter coragem e metodologia para pesquisar sobre elas. Agora você entenderá como nos demais artigos que sim, o Deus Trino e Único também está presente no segundo livro de Samuel. Vem comigo só para confirmar novamente. O livro de II Samuel narra a unção e o governo de Davi como rei de Israel. Davi é lembrando como o maior rei da história de Israel. Graças à fidelidade de Davi, Deus estabeleceu um reino forte e próspero para ele. O livro também relata as falhas de Davi, incluindo sua traição com Bate-Seba e o assassinato de seu marido Urias. Apesar de seus erros, Davi foi um rei piedoso e obediente, e Deus o abençoou grandemente. Este seria o panorama histórico em 2 Samuel.  

Davi foi usado pelo próprio Espírito do SENHOR para profetizar através de sua boca!
Imagem: Yandex



A Trindade no Segundo Livro de Samuel

No primeiro livro escrito por Samuel, temos diversas ocorrências por vários versículos ao longo da história como em todos os livros anteriores como demonstrado. E no seu segundo livro não deveria e nem poderia ser diferente, pois a revelação de Deus é progressiva e continua ao longo de toda a Escritura como veremos. A primeira ocorrência que temos é justamente o tetragrama citado por Samuel no momento de luto de Davi e do povo pela morte de Saul. Não sendo necessário citar todas as ocorrências “YWHW”, apenas relembrarei ser o nome pessoal de Deus, significando o Existente”, transliterado para nós como JEOVÁ.  

“Prantearam, choraram e jejuaram até à tarde por Saul, e por Jônatas, seu filho, e pelo povo do SENHOR, e pela casa de Israel, porque tinham caído à espada.” 2 Sm 1.12

Já encontramos a primeira ocorrência de “Elohim” em “Deus” na fala de Joabe concernente à Abner e seus homens. Estes também estavam com Saul quando perseguia Davi em todo o tempo em que viveu. Mas o foco recai sobre a pluralidade de Deus na unidade, contida neste termo hebraico, milenar, original e revelado por Deus ao seu servo. Inegavelmente, a Trindade está oculta em todas as expressões recorrentes ao longo do livro em cada “Deus” escondendo “Elohim” no original. Novamente, convido os unicistas de plantão a explicarem se a Bíblia está veladamente nos motivando a adorar a deuses ou se de fato é melhor admitir a Trindade na Unidade Divina? O que é mais coerente e menos confuso? “Elohim” continuará lá independente do que responda. 

“Respondeu Joabe: Tão certo como vive Deus, se não tivesses falado, só amanhã cedo o povo cessaria de perseguir cada um a seu irmão.” 2Sm 2.27.

Cumprindo-se os planos de Deus de Davi se tornar rei sobre Israel, Samuel descreve que ele ia crescendo em poder cada vez mais, justamente porque o “SENHOR” (YWHW) “Deus” (Elohim) dos Exércitos era com ele. Novamente, temos uma citação explícita onde o nome pessoal de Deus é citado, juntamente com o termo plural indicando a Trindade atuando na vida de Davi! Notou que o Deus dos Exércitos é o “SENHOR Deus” (YWHW Elohim)? Toda e qualquer dúvida a partir de tais conexões é meramente resistência e orgulho carnal de homens que não querem abandonar suas crenças enraizadas por anos em seu coração. Essas conexões reveladoras também estão em toda parte neste livro. 

“Ia Davi crescendo em poder cada vez mais, porque o SENHOR, Deus dos Exércitos, era com ele.”  2Sm 5.10.

Outra expressão que ocorre por diversas vezes no segundo livro de Samuel é “SENHOR Deus” (YWHW Elohim). Novamente a tradução “o Existente” ou “Eterno” como muito citam os judeus, está intimamente ligada ao plural “Elohim”. Aqui, Davi fazia uma oração na Casa de Deus e sabia bem com quem estava falando baseado nesse termo usado para “Deus”. Afinal, Davi recebeu muitas revelações descritas nos seus salmos sobre as pessoas de Deus e não tem como alegar que ele não sabia o que estava falando ou que Samuel tenha escrito precipitadamente. Eu consideraria qualquer desculpa nesse nível de falta gravíssima e diria que tal pessoa está no fundo do poço. 

“Então, entrou o rei Davi na Casa do SENHOR, ficou perante ele e disse: Quem sou eu, SENHOR Deus, e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui?” 2Sm 7.18.

Ainda neste precioso livro de Samuel, temos de forma autoexplicativa o que tenho tentado demonstrar desde o início dos estudos sobre a Trindade. Embora professemos nossa fé nas Escrituras de que Deus seja composto de três pessoas compartilhando os mesmo atributos e natureza divina. Também entendemos que não existe outro Deus como ele! Perceba que nas palavras de Davi, ele expressa justamente essa verdade profunda diante do próprio Deus em oração! Ele usa a junção trinitariana “SENHOR Deus” (YWHW Elohim) e diz não haver “Deus” (Elohim) como ele. Ou seja, Davi concorda conosco, que realmente não existe outro Deus Trino e singular como o nosso Deus (Elohim).  

“Portanto, grandíssimo és, ó SENHOR Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus além de ti, segundo tudo o que nós mesmos temos ouvido.”  2Sm 7.22.

Agora temos um jogo interessante de palavras onde na mesma frase de Davi, temos “Elohim” na primeira ocorrência de “Deus” e “Yasha” na segunda. Diferente não é mesmo? Mas o que fica mais interessante ainda é que no hebraico se escreve “yaw-shah'” que traz o sentido de salvação, libertação, etc. O mesmo termo é usado para “salvas” no final da frase. E daí? Esse termo tem íntima conexão com o nome de Jesus Cristo no hebraicoSeu nome, de origem hebraica (Yeshua), significa “Salvador”. Logo, teríamos aqui uma inferência ao Deus que salva, apontando para o Cristo no cântico de Davi? Dessa vez não ouso bater o martelo, mas a luz que emana desse texto é bem forte! 

“...o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte e o meu refúgio. Ó Deus, da violência tu me salvas.” 2Sm 22.3.

Mais uma revelação prazerosa e cativante nas palavras de Davi. Dessa vez, ele deixa claro que o “SENHOR” (JEOVÁ, YHWH, o Existente) é “Deus” ('El), e que “Deus” (Elohim) é rochedo. Ah, como amo esse jogo de palavras nos originais! Davi, além se referir a uma das pessoas de Deus, selou os elogios de adoração destacando o Deus Trino na forma plural. E tudo isso na mesma frase! Não esqueça que “'El” é a forma singular de Deus, quando se referindo a uma das pessoas da Trindade ou mesmo a Deus em unidade. Lembrando que “rocha” e “rochedo” também nos remetem às figuras de Cristo no Novo Testamento também.  

Pois quem é Deus, senão o SENHOR? E quem é rochedo, senão o nosso Deus? 2Sm 22.32.

Deus exaltou Jesus, fazendo dele a pedra angular da Igreja. Isso significa que Jesus é o fundamento e o suporte da fé cristã. Quando encontramos a palavra “Rocha” no Antigo Testamento, logo nos vem à mente a pessoa de Jesus Cristo, por ser a pedra que os edificadores rejeitaram. Davi, novamente em adoração, usa diversos termos divinos numa só frase, são eles:
  1. “SENHOR” = “YWHW” (JEOVÁ, o Existente)
  2. “Rocha” = “Tsoor” (Rocha, rocha de Deus)
  3. “Deus” = “Elohim” (plural intensivo, significado singular)
Ele cita a “Rocha” por duas vezes e enfatiza que “Deus” (Elohim), é a “Rocha” que o salva. Outra conexão profunda com o Cristo, Salvador. 

Vive o SENHOR, e bendita seja a minha Rocha! Exaltado seja o meu Deus, a Rocha da minha salvação!” 2Sm 22.47.

Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Aquele que domina com justiça sobre os homens, que domina no temor de Deus,” 2Sm 23.3.

Nos últimos dias de vida de Davi, temos revelações claríssimas sobre a Trindade, quando ele diz que “o Espírito do SENHOR fala por seu intermédio”. Ele não somente revela que o Espírito Santo é um ser pessoal falando por meio dele, como também faz uma conexão íntima, o chamando de “Espírito do SENHOR” (Ruach YWHW). Deixando claro que o Espírito é também parte do Eterno ou Existente em “YWHW” (JEOVÁ). Essa é a única menção ao Espírito Santo no segundo livro de Samuel e expõe seu atributo pessoal e divino. 

O Espírito do SENHOR fala por meu intermédio, e a sua palavra está na minha língua.” 2Sm 23.2.

Enfim, temos também aquela famigerada menção ao “Anjo Teofânico” exercendo juízo sobre a nação de Israel após o pecado no coração de Davi em levantar um censo para conhecer a força do seu reino. Deus não se agradou disso e entrou em cena o Anjo do SENHOR para causar destruição sobre Jerusalém, porém o SENHOR interviu e logo Davi se arrependeu e reconheceu seu pecado, intercedendo pelo povo. Deixando claro que aqui não bato o martelo sobre ser ou não uma manifestação do Filho, ou Cristo, porque temos poucos detalhes sobre este ser. Porém, temos as mesmas palavras no original, que foram usadas nas demais aparições. Infelizmente, como já tenho comentado, “Anjo” em determinados contextos claros, foi uma escolha ruim para traduzir “mal’ak” assim. 

“Estendendo, pois, o Anjo do SENHOR a mão sobre Jerusalém, para a destruir, arrependeu-se o SENHOR do mal e disse ao Anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, retira a mão. O Anjo estava junto à eira de Araúna, o jebuseu. Vendo Davi ao Anjo que feria o povo, falou ao SENHOR e disse: Eu é que pequei, eu é que procedi perversamente; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim e contra a casa de meu pai. 2Sm 24.16–17.

Considerações e Conclusões

Concluímos mais este estudo sentindo falta dos diálogos reveladores das pessoas de Deus na primeira e terceira pessoa. Ainda sem essas ocorrências no segundo livro de Samuel, temos estes versículos que, somados aos demais livros, nos fazem compreender que a Trindade Divina está também presente nele. Não existe contradição em tudo que temos apresentado até aqui, mas sim limitação da compreensão sobre quem Deus sempre foi. Seja por parte dos judeus que quiseram interpretar equivocadamente “Elohim” entre outros detalhes, e mais ainda por parte dos hereges que seguiram por este caminho ou outros ainda piores em suas aventuras pessoais que não encontram apoio na Palavra de Deus. Não é sobre que igreja ou teólogo está com a razão, é sobre o que a Palavra de Deus realmente nos ensina sobre determinados assuntos. Ignorando os malabarismos, estresse ou resistência de quem quer que seja e muito menos apedrejamentos por suposta blasfêmia, como fizeram com nosso Senhor Jesus Cristo. A verdade continuará sendo o que ela é e nesse caso: Deus é Trino! 

Agradeço sua fidelidade em ler nossos artigos até aqui e espero que esteja servindo de edificação e enriquecimento de seus conhecimentos sobre o tema. E que aqueles que um dia foram ludibriados no caminho por enganadores, possam receber de Deus a luz sobre sua pessoa bendita e única e se voltem ao verdadeiro Deus (Elohim) da Palavra. Ao Deus Pai, e ao Deus Filho, e ao Espírito de Deus, sejam dadas honra, glória e poder para todo sempre em adoração única e sincera! Deus abençoe sua vida e não deixe de se inscrever, recebendo sempre um alerta em seu e-mail quando eu publicar novos artigos. 





Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem