A Trindade em 1 Samuel

No primeiro livro de Samuel, existem citações à Trindade? Se lermos com profundidade, podemos constatar o Deus Trino em suas histórias? Isso que pretendemos descobrir! Claro que já sei a resposta, mas com todo prazer quero compartilhar essa pesquisa e estudo específico e focado na revelação da Trindade em mais este livro da Bíblia. Eu pretendia pesquisar ambos os livros como um, mas talvez fique um estudo extenso demais e então, decidi ver ambos os volumes separados mesmo. O livro de 1 Samuel narra a história de Samuel, um profeta e juiz de Israel, e a ascensão do primeiro rei de Israel, Saul. Venha comigo em mais esta imersão edificante em busca de vestígios da Trindade também na história de Samuel, profeta, juiz e sacerdote do SENHOR. 

Deus concedeu Samuel a Ana que o entregou ao Senhor aos cuidados de Eli.
Imagem: Yandex

A Trindade no Primeiro Livro de Samuel

Começamos nossa descoberta sempre com a prova mais básica, porém profunda e inquietante para qualquer seita ou herege. O termo plural "Elohim" sempre traduzido para "Deus" em toda a Escritura. Exceto pelos nomes que apontam para Deus em seu todo, todas essas outras ocorrências são "Deuses" literalmente. E isso acontece por todo o primeiro livro de Samuel também. Não posso deixar aquele desafio para os leitores unicistas que passarem por aqui. As Escrituras indicam um Deus Trino existente em três pessoas ou nos induz ao politeísmo de forma oculta nesse termo? Enquanto você pensa, o sumo sacerdote Eli, continua ecoando sua benção sobre Ana apontando para a Trindade, Deus de Israel. Como sempre esclareço, não colocarei aqui todas as menções porque carregam a mesma revelação por todo o livro.

"Então, lhe respondeu Eli: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste." 1Sm 1.17.

Eu amo os versículos harmoniosos! São poesia e instrução aos meus olhos! E neste caso, de fato temos uma linda poesia dita por Ana, depois que o SENHOR tirou seu opróbrio e lhe concedeu que tivesse um filho! Aqui, como em outros textos, há uma riqueza de títulos e termos apontando para o nosso Deus Trino. Temos o tetragrama sagrado "YHWH" em "SENHOR" que também é usado em todo o livro do começo ao fim e significa também "JEOVÁ" e "o Existente". Por isso, encontrar "JEOVÁ" em outras traduções é comum. Ana diz que não há "santo" como o SENHOR. A expressão "qadosh" é equivalente a "hagios" no Novo Testamento, que também diz respeito a algo extremamente santo e separado para Deus. Ela é usada para o Espírito Santo e para Jesus Cristo em determinados textos. Alguém se isolando mentalmente do restante das Escrituras, pode tentar justificar que Jesus Cristo era santo porque era um servo de Deus fiel e separado para o servir, mas numa análise geral sobre a natureza de Cristo, esse argumento pode ser verdade, porém usado no contexto errado.  

Logo após essa citação da santidade do SENHOR, ela diz ser "Deus (Elohim)", a Rocha e que não há nenhuma outra como ele! Se ligou? Cristo também nos é revelado como a Rocha! Logo, temos aqui a "homogeneidade" de Deus diante de nossos olhos! Se Deus (Elohim) é a única Rocha e Cristo também é, não temos duas Rochas, temos a Trindade que é a única Rocha! E ela finaliza esse trecho, dizendo que o SENHOR é o Deus da sabedoria. Esse atributo também nos remete tanto ao Filho, quanto ao Espírito de Sabedoria! Essa singularidade dos atributos de Deus conectando as pessoas na divindade que é a essência da Trindade! Não há disputa e nem hierarquia! Todos compartilham dos mesmos atributos e poderes, sendo um só Deus. Diga que é uma analogia pobre e medíocre, mas é como as séries japonesas com aqueles grupos de cinco heróis que ao final de cada batalha, se uniam num enorme robô tecnológico e operavam juntos para um só propósito! Deus é incomparavelmente mais incrível e misterioso claro, mas este exemplo, lança uma fagulha de luz para entendermos sobre a Trindade.

Ainda temos em "o SENHOR é o Deus da sabedoria" aquele termo singular "'El" indicando que Ana está aqui falando de Deus em seu todo. Ou seja, Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) é o Deus da sabedoria! Ela usou tanto "Elohim" (plural) para falar de Deus como a única Rocha, como também "'El" (singular) para falar do SENHOR, especificamente como o Deus da sabedoria! As revelações de Deus são sensacionais! Nunca se esqueça de sair do contexto isolado e dar uma olhada na visão panorâmica para compreender tais citações em meio ao todo nas Escrituras. "'El" embora ocorra com menos frequência que "Elohim", está sempre sendo citada assim aqui e ali. Mas sempre se referindo a Trindade como sendo citada no todo e não na essência interna.   

"Não há santo como o SENHOR; porque não há outro além de ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus. Não multipliqueis palavras de orgulho, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o SENHOR é o Deus da sabedoria e pesa todos os feitos na balança." 1Sm 2.2–3.

"Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus." Atos 4:30

"Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa." Lucas 6:47-49

"A rainha do sul se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão." Mateus 12:42

"E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor, e para criar invenções, para trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre, e em lapidar de pedras para engastar, e em entalhar madeira, e para trabalhar em toda a obra esmerada." Êxodo 35:31-33

E aqui temos também, aquele detalhe sutil nas falas de Deus, onde ele sempre conversa alternando entre a primeira pessoa e a terceira pessoa. Aqui não me refiro a posição de quem quer que seja dentro da Trindade, mas sim sobre alguém especificamente estar falando sozinho como Deus e fazer menção a Deus em terceira pessoa. Confuso, mas ao ler as palavras do próprio Deus repreendendo Eli pelos pecados de seus filhos, temos ele usando um profeta e usando "me" pronome pessoal em primeira pessoa. Mas alguns versículos abaixo ele fala sobre o "aperto da morada de Deus" como se falasse de si. Não poderia dizer "o aperto da minha morada"? Há sempre essa alternância nas falas das pessoas em Deus. Isso em toda a Escritura! 

"Veio um homem de Deus a Eli e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando os israelitas ainda no Egito, na casa de Faraó?" 1Sm 2.27.

"Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais velho nenhum em tua casa. E verás o aperto da morada de Deus, a um tempo com o bem que fará a Israel; e jamais haverá velho em tua casa." 1Sm 2.31–32.

Agora temos um título também revelador em Deus, que é "SENHOR dos Exércitos" que conecta também as pessoas da Trindade e já comentamos sobre ele em outros livros. Mas posso citar quem criou todos os exércitos de Deus, quem se denomina "Príncipe dos Exércitos do SENHOR" entre outras conexões. Além desse título poderoso, temos ainda "Deus" se referindo a arca da Aliança, onde "Elohim" no plural é novamente citado. Tudo isso no contexto triste da tomada da mesma pelos filisteus, na ocasião dos terríveis filhos de Eli. 

"Mandou, pois, o povo trazer de Siló a arca do SENHOR dos Exércitos, entronizado entre os querubins; os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, estavam ali com a arca da Aliança de Deus." 1Sm 4.4.

Neste livro, o Espírito Santo aparece como no livro dos juízes tanto na vida de Samuel, que era o último deles, como também na vida dos reis que foram escolhidos por Deus. A começar por Saul que o mesmo se apossaria dele e o faria profetizar e o transformaria em outro homem. Desde o Antigo Testamento, vemos a obra do Santo Espírito trabalhando no coração dos homens, ainda que ocasionalmente pelos relatos claros. Mas algo que me chama a atenção é que neste primeiro livro de Samuel, ele tanto é chamado de "Espírito do SENHOR" como também de "Espírito de Deus". Os dois títulos estão intimamente conectados com a divindade e a Trindade. Nessa ocorrência, temos o Espírito procedendo do SENHOR (YHWH)! Sendo assim, ele também é SENHOR e Existente desde sempre! 

"O Espírito do SENHOR se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro homem." 1Sm 10.6.

A pessoa bendita do Espírito Santo também estava atuando nos dias de Samuel, que também era o último juiz em Israel e fez a transição para o primeiro rei que foi Saul. Na escolha de Saul, temos um sinal poderoso de que Deus era como ele, quando o Espírito Santo se apossa dele junto a um grupo de profetas e ele começa a profetizar no meio deles! Aqui está a pluralidade e a singularidade de Deus também no próprio nome do Espírito Santo! Em seu nome, temos que ele procede de "Deus" ou "Elohim", termo hebraico plural. E também, suas ações entregam que ele é uma pessoa e não uma força qualquer. Não há com dizer que uma descarga elétrica se agarrou ou se apossou de alguém. Somente o ser pessoal toma atitudes e fala como faz o Espírito de Deus. Porque ainda há os hereges superficiais que insistem em negar sua personalidade divina. Temos várias manifestações do Espírito ao longo deste livro, sendo sempre chamado de "Espírito de Deus (Elohim)". E tenho uma pergunta referente a esse título, ele é o Espírito que pertence a deuses (Elohim) ou ao Deus Trino? Já que não temos "'El" sendo usado aqui. Vai raciocinando. 

"Chegando eles a Gibeá, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; o Espírito de Deus se apossou de Saul, e ele profetizou no meio deles." 1Sm 10.10.

"E o Espírito de Deus se apossou de Saul, quando ouviu estas palavras, e acendeu-se sobremodo a sua ira." 1Sm 11.6.

"Então, enviou Saul mensageiros para trazerem Davi, os quais viram um grupo de profetas profetizando, onde estava Samuel, que lhes presidia; e o Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul, e também eles profetizaram." 1Sm 19.20.

"Então, foi para a casa dos profetas, em Ramá; e o mesmo Espírito de Deus veio sobre ele, que, caminhando, profetizava até chegar à casa dos profetas, em Ramá." 1Sm 19.23.

Após a decadência de Saul por sua desobediência, Samuel é convocado para levantar outro rei em Israel e ele parte discretamente para Belém, onde habitava Jessé e seus filhos com ele. Ali, após Deus revelar quem era o novo escolhido, Samuel unge Davi com óleo e o "Espírito do SENHOR se apossou" dele. Como pode alguém negar essa verdade se temos o tempo todas as pessoas de Deus falando e agindo em consonância e harmonia para execução de seus planos? Perceba que no versículo 12, é o SENHOR (JEOVÁ) quem revela a ele quem deveria ser ungido. E depois disso, o Espírito do SENHOR entra em ação o capacitando para ser rei. 

"Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá." 1Sm 16.13.

"Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, pois este é ele." 1Sm 16.12.

Uma das cenas mais tristes, chocantes e de advertência para qualquer servo de Deus é a derrocada de Saul que, resistindo ao Espírito de Deus e à vontade do SENHOR, seguiu seu próprio caminho até o ponto em que o Espírito do SENHOR se retirou dele! Pobre alma! O Espírito que o santificou, capacitou e fez ter experiências tais como dos profetas e o diferenciou do restante do povo, agora o deixou! E o mais assustador é que "espírito maligno o atormentava". Este mesmo espírito maligno foi permitido por Deus! Aqui cabe um esclarecimento essencial sobre o que venho explicando com respeito as variações de uso dos termos hebraicos. Em ambas as citações em "Espírito"  e "espírito" temos o hebraico "ruwach".  Mas como saber quando a aplicação correta é com maiúscula ou minúscula? Para isso é necessário ter noção do conhecimento geral das Escrituras, do contexto imediato onde está inserido qualquer das ocorrências e por fim, saber que o Espírito de Deus não é um mero espírito humano e muito menos maligno. Se Saul antes desse ocorrido, havia recebido o Espírito Santo que se apossou dele e se desviou gradualmente da Palavra do SENHOR, obviamente que histórias anteriores, como a de Sansão, nos ensina que o Espírito se retira dos desobedientes. 

Logo, se o Espírito Santo o deixou e apareceu outro espírito claramente "maligno", não pode ser o mesmo ser! Fica ainda a lição de que todas as vezes que alguém permite por quaisquer razões pecaminosas e fúteis que o Espírito Santo deixe sua vida, um espírito maligno pode vir sobre sua vida para causar sofrimento e estragos! Essas verdades só ganham ainda mais peso nos ensinos de Cristo e do apóstolo Paulo no Novo Testamento.

"Tendo-se retirado de Saul o Espírito do SENHOR, da parte deste um espírito maligno o atormentava." 1Sm 16.14.

"Quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e, não o achando, diz: Tornarei para minha casa, de onde saí. E, chegando, acha-a varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro." Lucas 11:24-26

"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." Gálatas 5:22

Considerações e Conclusão

Fica evidente que o Deus Trino está presente em todo esse primeiro livrod e Samuel. Temos sempre as evidências incutidas nos termos originais que são inegáveis e ainda as demais que se conectam e nos fazem compreender claramente que Deus não é um ser singular, solitário e que conversa sozinho feito maluco usando verbos no plural ou se referindo a si mesmo, ora na primeira pessoa, ora na terceira. Embora a nossa mente se esforce um pouco para entender como isso de um Deus existente em três pessoas, ou três pessoas em uma só divindade. Isso está patente aos olhos dos leitores mais assíduos das Escrituras e qualquer herege que ler toda a Bíblia ao menos uma vez sem relutar no coração, se deparará com essa verdade imbatível. Não foi fruto de um concílio romano, nem invenção dos apóstolos ou minha opinião, é BÍBLIA! Qualquer leitor formado basicamente no curso de leitura de Gênesis a Apocalipse, já perceberá a Trindade Divina nas páginas sagradas. É quem Deus é e quem se revelou aos seus servos, como aconteceu com Samuel. Já se inscreveu abaixo para ter acesso a cada artigo quando eu publicar no Verdade Urgente? Está esperando o que? Estou muito empolgado com esta série de estudos! E ajude aquele seu amigo ou familiar perdido no unicismo! Deus abeçoe sua vida grandemente! 


 
Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem