Quantos endemoninhados foram encontrados em Gadara

Existem certas perguntas dos críticos contra a Bíblia que realmente são surpreendentes! Dessa vez eles querem saber quantos homens foram possuídos por demônio na Bíblia? Realmente o numero foi de muitos; mas entendo que eles querem formar mais uma contradição nos Evangelhos.

Eles cuidam que os evangelistas Marcos, Lucas e Mateus estão em contradição em citarem um e dois homens endemoninhados em Gadara. Foram um ou dois endemoninhados que Jesus encontrou nessa cidade?

Ilustração de Cristo expulsando os demônios de um homem
Jesus libertou um dos endemoninhados de Gadara e os demônios se apossaram dos porcos. Imagem: O Oratório São Luiz


Analisaremos mais estas passagens e mostrar a verdade contida na Palavra de Deus. Se a Bíblia realmente contém contradições, estamos no engano e a verdade aparecerá, mas senão será provado sempre o contrário.

Relato de Mateus

Vamos mostrar as passagens primeiro; começando por Mateus que narra que dois endemoninhados apareceram no caminho deles e não apenas um.

"E, tendo chegado ao outro lado, à província dos gergesenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho." Mateus 8:28

Mateus relata a mesma cena que nos outros evangelhos, mas ele cita dois endemoninhados ao invés de um só. Já Marcos e Lucas citam  apenas um endemoninhado. Contradição?





Relato de Marcos e Lucas

Vamos ver as passagens usadas pelos críticos que sugerem contradição em citar apenas um endemoninhado:

"E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos. E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo;" Marcos 5:1-2

"E navegaram para a terra dos gadarenos, que está defronte da Galileia. E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros." Lucas 8:26-27

Segundo Marcos e Lucas, um endemoninhado foi ao encontro de Jesus Cristo e não dois. Quem estaria falando a verdade afinal? Isso descaracteriza a Bíblia como sendo verdadeira em seus relatos? Vamos ver a resposta para essa pergunta?


Quantos Endemoninhados?

Na verdade eram dois! Sim, e a verdade é que Marcos e Lucas focaram mais naquele que teve algo mais além da libertação. Lendo o restante de seus relatos, percebemos que eles enfatizaram bem a grande obra que Jesus fez na vida daquele homem. Enquanto Mateus apenas registrou os fatos resumidamente sem se deter em detalhes; já que sua preocupação principal era mostrar em seus relatos o Cristo Rei dos Judeus e aquele Messias das profecias; por isso não se detia muito nos relatos envolvendo os gentios.

Ele, além de ter sido liberto, foi um emissário naquela cidade e nas demais que não receberam Jesus em suas terras. O próprio Senhor mandou que o mesmo fosse e pregasse para seus familiares o que Ele tinha feito por ele.

"E aquele homem, de quem haviam saído os demônios, rogou-lhe que o deixasse estar com ele; mas Jesus o despediu, dizendo: Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito."
Lucas 8:38-39

Se alguém se lembrou do relato dos 10 leprosos que dentre eles, apenas um estrangeiro voltou para agradecer, já sabe que essa conclusão é bem óbvia. Eram realmente dois endemoninhados e Marcos e Lucas apenas destacaram o que esteve em eminência na ocasião.

Obs: Lucas praticamente se baseia no relato de Marcos para escrever o seu Evangelho e portanto não esteve presente nos relatos que descreveu; mas tomou as informações com aqueles que estiveram com Jesus Cristo desde o princípio de seu ministério.

Claro que pelo estado espiritual e social que vivia Gadara, não era de se admirar que se encontrassem muitos outros endemoninhados por lá.

Alguma dúvida sobre essa resposta? Sinta-se a vontade em comentar.