Jesus disse, “Derrubai este templo, e em três dias o levantarei”?

Voltamos com mais respostas as supostas contradições e erros dos nossos amigos críticos inimigos de Deus e de sua Palavra que sempre em seus sentimentos de incredulidade e rejeição, buscam falhas nas Sagradas Escrituras como se as mesmas fossem inspiradas pela mente humana; mas até aqui conferimos que não foi bem assim e o entendedor mais comum em sua sã compreensão pode perceber isso.

Dessa vez eles alegam que exista uma contradição no que relata João e Marcos em seus evangelhos sobre o que Jesus disse a respeito do templo. Na verdade eles querem saber se Jesus disse que derrubaria ou não o templo conforme relata João em seu evangelho.

Você lê a Bíblia? O que acha desse assunto? Jesus realmente disse isso ou não? Vamos conferir mais essa verdade, respondendo pela verdade de Deus.

Maquete do templo de Salomão
Jesus estava realmente falando que poderia levantar o templo de Herodes novamente ou de seu corpo? Imagem: Princípio


Jesus disse ou não disse que derrubaria o templo?

Existem algumas controvérsias forjadas por esses críticos que na verdade nem merecem nossa atenção pela insignificância e pobreza que possuem em si; mas como a fé de muitas pessoas está em jogo e até mesmo o destino de suas almas por aquilo que optem crer ou não, responderemos essa "contradição" sem sentido.

"Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei." João 2.19

Em João esta registrado essas palavras de Jesus acerca do templo como se lê. E Marcos, realmente registra uma contradição em seu evangelho? Vejamos o texto usado por eles:

"E, levantando-se alguns, testificaram falsamente contra ele, dizendo: Nós ouvimos-lhe dizer: Eu derrubarei este templo, construído por mãos de homens, e em três dias edificarei outro, não feito por mãos de homens." Marcos 14:57-58

Marcos relata que as testemunhas testificaram contra Jesus falsamente. Mas porque se Jesus realmente disse isso não é mesmo? ERRADO!!! Vamos tirar a ramela de seus olhos.




Jesus e o templo de seu corpo

Eu ainda não artigo que estou escrevendo este artigo para responder uma pergunta dessas... Só de lermos ambos os textos vemos que não tem nada a ver com erro ou contradição e só presumo que se esses críticos estivessem ali na audiência eles mesmos estariam do lado das falsas testemunhas por serem surdos e não terem prestado atenção ao que Jesus disse, ou simplesmente por o odiarem mesmo.

Por mais esta vez taparemos a boca do adversário mostrando a verdade nas Escrituras e sua veracidade. Vejamos o que Jesus realmente falou lendo da forma correta e mais simples que existe:

"Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo. Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito."
João 2:19-22

Preciso comentar? Pelo nível da ignorância e insensatez de muitos corações, creio que sim. Jesus estava se referindo do seu próprio corpo predizendo que ele seria morto e preste bem atenção que ele sugeriu que os seus inimigos derrubassem o templo e não ele quem derrubaria. Ele disse que ainda que eles destruíssem seu corpo na morte (como foi) ele o levantaria novamente em três dias (com também aconteceu).

Quer entender um pouco mais sobre o simbolismo do corpo como templo? Analise mais as Escrituras e veja o que Paulo esclareceu:

"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" 1 Coríntios 3:16



O falso testemunho


Vamos analisar o que as falsas testemunhas disseram em comparação ao que Jesus realmente disse:

"Porque muitos testificavam falsamente contra ele, mas os testemunhos não eram coerentes. E, levantando-se alguns, testificaram falsamente contra ele, dizendo: Nós ouvimos-lhe dizer: Eu derrubarei este templo, construído por mãos de homens, e em três dias edificarei outro, não feito por mãos de homens. E nem assim o seu testemunho era coerente." Marcos 14:56-59

Preciso comentar? Infelizmente compreendendo o fator revelação à escolhidos e ocultação aos inimigos e inocentes vou esclarecer um pouco mais. As falsas testemunhas queriam de toda forma ferrar com Jesus; nem que tivessem que mentir e aumentar para isso, como fizeram.

Jesus não disse "Eu derrubarei este templo", mas sim "Derrubai este templo". E ele não falava do templo de Deus edificado por Herodes, mas sim de seu corpo. Note que o próprio Marcos deixa claro que o testemunho deles era incoerente, impreciso, fraco!

Respondendo objetivamente e com foco, Jesus disse sim “Derrubai este templo, e em três dias o levantarei”. E não existe essa contradição que esses críticos pobres querem criar, apenas mentiras dos judeus semelhante as deles mesmo que respondemos aqui sempre.

Esses críticos...

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

14 Comentários

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

  1. Entre as palavras dos sacerdotes e as palavras do SALVADOR, eu fico com as palavras do SALVADOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu irmão Diego! Que a paz esteja contigo! Obrigado por ler o artigo e comentar! Realmente é preferível as palavras do Mestre que testificou: Eu sou o Caminho, A VERDADE e a Vida"...

      Excluir
  2. JESUS VEIO AO MUNDO EM ESPIRITO OU CARNE? POR FAVOR FAÇAM UM COMENTÁRIO INTELIGENTE. ATÉ LÁ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu querido! Jesus Cristo veio em carne através do nascimento milagroso de uma virgem passando todos os processos de nascimento, crescimento, desenvolvimento e morte. Aprendeu, trabalhou possivelmente com seu pai, comeu, bebeu, dormiu, se cansou, chorou, se alegrou, etc. E mesmo depois de ressuscitado deu muitas provas de seu corpo físico como quando mandou que Tomé o tocasse bem nas feridas. Ele se alimentou diante deles também.

      Excluir
  3. Agora essa passagem me faz sentido. Obrigado irmão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada meu querido. Deus abençoe sua vida! Fico feliz em poder ajudar, abraço!

      Excluir
  4. O Senhor é Fiel e vela pela sua palavra para a cumprir. . .Deus seja louvado hoje amanhã e eternamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém e amém! E todos os anjos no céu digam conosco: AMÉM! Abraço meu querido!

      Excluir
  5. Terra santificado seja o teu nome senhor

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem